Reprodução, corpo e sexualidades diálogos curriculares com estudantes do ensino médio integrado

Conteúdo do artigo principal

Cristiana Rosa Valença
Maicon Jeferson da Costa Azevedo

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar possibilidades curriculares oferecidas por uma instituição ao mesmo tempo em que examinamos as demandas dos estudantes a respeito do tema. Trata se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, na qual trabalhamos com questões abertas e fechadas, e cujos dados foram tabulados e analisados por meio de estatísticas simples com uso de tabelas e gráficos. Os resultados revelam a importância da criação de atividades que ultrapassem os limites das disciplinas. Os estudantes defendem uma maior integração entre áreas como um fator fundamental para o aprendizado. A integração Biologia-Sociologia foi considerada ideal pela maioria. As vivências são outro ponto de destaque na visão dos estudantes. Pensar de forma articulada as abordagens sobre a temática é incontornável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Valença, C. R., & Azevedo, M. J. da C. (2022). Reprodução, corpo e sexualidades: diálogos curriculares com estudantes do ensino médio integrado. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(2), 1147–1169. https://doi.org/10.46667/renbio.v15i2.868
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Cristiana Rosa Valença, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Doutora em Educação em Ciências e Saúde - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Professor EBTT - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca  CEFET-RJ. Rio de Janeiro, RJ - Brasil. 

Maicon Jeferson da Costa Azevedo, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca 

Doutor em Educação - Universidade Federal Fluminense (UFF) - Niterói, RJ - Brasil. Professor/Pesquisador - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) - Rio de Janeiro, RJ - Brasil.  

Referências

ANDRADE, Marcela Pereira; SILVA, Maria. Adelane; SIQUEIRAS, Danielle D’Ávila; MENDONÇA, Glícia; ABREU, Leidy Daiane. Promoção da saúde sexual e reprodutiva de puérperas adolescentes: abordagem educativa baseada nos círculos de cultura de Paulo Freire. SANARE-Revista de Políticas Públicas, v. 11, n. 1, 2012.

AZEVEDO, Maicon; BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento; SELLES, Sandra Escovedo. Ameaças à profissão docente no Brasil: desafios ao ensino de Ciências e Biologia em debate. Fronteiras & Debates, v. 7, n. 2, p. 43-57, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18468/fronteiras.2020v7n2.p43-57

AZEVEDO, Maicon. Avaliação no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2018. Anais... Belém, PA, 2018. Tema: O que a vida tem a ensinar ao ensino de biologia? v. 1. p. 5626-5635 .

AZEVEDO, Maicon. Articulando diálogos entre o currículo e a educação profissional e tecnológica no CEFET/RJ: tecendo uma proposta. Curitiba: Ed. Prismas, 2014. p.164-185. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/347535624_Articulando_dialogos_entre_o_Curriculo_e_a_Educacao_profissional_e_Tecnologica_no_CEFETRJ_tecendo_uma_proposta

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Ed. Revista e Ampliada, 2011.

BAUMFELD, Tiago Soares et al. Autonomia do cuidado: interlocução afetivo-sexual com adolescentes no PET-Saúde. Revista brasileira de educação médica, v. 36, p. 71-80, 2012.

BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

BRASIL. Planos Nacionais de Direitos Humanos (PNDH, PDNH II e PNDH III). Decreto Nº 7.037. Brasília, DF, 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico HIV-AIDS. Bol Epidemiol.; v. 1, n. 1, p. 1-60, dez., 2012.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacional do Ensino Profissional e Tecnológico, CNE, Resolução nº 5/2011, DOU. Brasília, DF, 2012.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Revista Trabalho Necessário, v. 3, n. 3, 2005.

COELHO, Leandro Jorge; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Diversidade sexual e ensino de ciências: buscando sentidos. Ciência & Educação (Bauru), v. 21, p. 893-910, 2015.

COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro; OSWALD, Maria Luiza Magalhães Bastos; POCAHY, Fernando Altair. Gênero, sexualidade e juventude (s): problematizações sobre heteronormatividade e cotidiano escolar. Civitas-Revista de Ciências Sociais, v. 18, n. 1, p. 124-137, 2018.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. Educação & Sociedade, v. 28, p. 1129-1152, 2007.

GOODSON, Ivor. O Currículo em mudança. Estudos na construção social do currículo. Porto: Porto Editora, 2001.

GOODSON, Ivor Currículo: teoria e história. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

HORTON, Myles; FREIRE, Paulo. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte, MG, Autêntica, 2017.

LEÃO, Geraldo; DAYRELL, Juarez Tarcísio; REIS, Juliana Batista dos. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Educação & Sociedade, v. 32, p. 1067-1084, 2011. Disponível em: http:// www.scielo.br/scielo.php?script=sciarttext&pid=S0101-73302011000400010 . Acesso em:15 nov. 2021.

LOPES, Alice Casimiro. Discursos curriculares na disciplina escolar química. Ciência & Educação (Bauru), v. 11, p. 263-278, 2005.

LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

MARIUZZO, Terezinha. Formação de professores em orientação sexual: a sexualidade que está sendo ensinada nas nossas escolas. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências. Bauru, SP. 2003.

MACEDO, Senei da Rocha Henrique; MIRANDA, Francisco Arnoldo Nunes; PESSOA JÚNIOR, João Mário; NÓBREGA, Vannucia Karla de Medeiros. Adolescência e sexualidade: scripts sexuais a partir das representações sociais. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 66, p. 103-109, 2013.

MINAYO, Maria Cecília; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

SANTANA, Margarida Carvalho; WALDHELM, Mônica de Cássia Vieira. Abordagem da sexualidade humana em livro didático de ciências-desvelando os bastidores de uma proposta. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 2, n. 2, 2009. DOI: https://doi.org/10.22409/resa2009.v2i2.a21040

SANTOMÉ, Jurjo Torres Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas,1998.

SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da politecnia. Trabalho, educação e saúde, v. 1, p. 131-152, 2003.

VALENÇA, Cristiana Rosa; CARVALHO, Keila Lúcio Gênero, sexualidade e protagonismo juvenil: relato de uma experiência no CEFET-RJ. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 20, p. e10516, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10516. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10516 . Acesso em: out. 2022.

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)