Practical classes in the teaching of Biology an analysis on the BDTD
Main Article Content
Abstract
Practical classes in Biology Teaching are fundamental to ensure the learning of the contents. Thus, this work aimed to analyze the theses and dissertations that use practical classes in biology teaching as an object of study in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. The papers were selected using the descriptors "Biology Teaching" and "Practical Classes" applying inclusion and exclusion criteria. The search brought us 10 papers, analyzed the teaching approaches and the methodology used. It is concluded that 60% of the authors did not record in their text the teaching approach that their class is linked and how much the Methodology highlighted the scripts of practices as a fundamental part in the development of classes to obtain learning.
Keywords: Biology Teaching; Practical Classes; Methodology
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI, V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 4, p. 835-854, 2011. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000400005>. Acesso em: 09 de jan. de 2023.
ANJOS, Mirian Silva dos.; CARBO, Leandro. Enfoque CTS e a atuação de professores de ciências. ACTIO: docência em ciências. v. 4, n. 3, 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/9329/6890. Acesso em: 08 de jan. de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 08 de jan. de 2022.
CERVO, Amado Luis.; BERVIAN, Pedro Alcino.; DA SILVA, Roberto. Metodologia Cientifica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
Campos, Maria Cristina Da Cunha.; Nigro, Rogerio Goncalves. Didática de ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 1999.
DELIZOICOIV, Demetrio.; ANGOTTI, José André.; PERNAMBUCO, Maria Marta. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
FERREIRA, Sergio.; CORRÊA, Roberta.; SILVA, Fernando Cesár. Estudos dos roteiros de experimento disponibilizados em repositórios virtuais por meio do ensino por investigação. Cienc. Educ., Bauru, v.25, n 4, p.999-1077, 2019.
FONSECA, João José. Saraiva. Metodologia da Pesquisa CIENTÍFICA. Fortaleza: UEC, 2002.
FURTADO, Milena. Lira.; ALCANTARA, Otilia Alves de.; NASCIMENTO, Brenna Nobre do.; MENDONÇA, Luan Rodrigues Olinda.; LIBERATO, Maria da Conceição Tavares Cavalcanti. Associação Teoria-Prática no Processo de Ensino Aprendizagem em Química. VI CONEDU, out. 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD4_SA17_ID6506_25082019164254.pdf. Acesso em 30 de jan. de 2022.
KRALSICHICK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia. 4ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.
MARANDINO, Martha.; SELLES, Sandra Escovedo.; FERREIRA, Márcia Serra. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.
MENDES SOBRINHO, José Augusto Carvalho. Ensino de Ciências Naturais: saberes e práticas docentes.Org. José Augusto Carvalho Mendes Sobrinho. Teresina: EDUFPI, 2013.
NEVES, A. A. B. Portaria nº 47 de 17 de outubro de 1995. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 2, n. 4, 11. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/87. Acesso em 09 de jan. de 2023.
PRASS, Alberto Ricardo. Teorias da Aprendizagem. 2007, 55p. (Monografia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Porto Alegre, 2007.
ROSSASI, L. B.; POLINARSKI, C. A. Reflexões sobre metodologias para o ensino de Biologia: uma perspectiva a partir da prática docente, 2015. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/491-4.pdf. Acesso em 15 de out. de 2022.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de Ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 1, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100007&lng=en&nrm=iso. em: Acesso em: 08 de jan. de 2022.
SOUSA, Karine Santos de. Mapeamento sistemático de teses e dissertações sobre “Ensino de Biologia” entre os anos de 2015 e 2022. No prelo. 10 de jan. de 2023.
SILVEIRA. Denise Tolfo.; GERHARDT. Tatiana Engel; Métodos de pesquisa. ed. UFRGS, Porto Alegre, 2009.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Regimento Geral do PROFBIO - Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Disponível em: https://www.profbio.ufmg.br/wp-content/uploads/2020/12/Regimento-geral-PROFBIO-assinado-dez2020.pdf. Acesso em: 12 de jan. de 2023.