¿Por qué no hay vacunas para ciertas enfermedades? secuencia de enseñanza investigadora para estudiantes de secundaria
Contenido principal del artículo
Resumen
La pandemia de covid-19 trajo una serie de interrogantes relacionados a la producción de vacunas y si de hecho estas son confiables. Esta secuencia didáctica investigativa (SDI) tuvo como objetivo desmitificar algunas “fake News” y aclarar a los estudiantes por qué algunas enfermedades tienen sus respectivas vacunas disponibles en un corto período de tiempo, mientras que otras tardan más. Inicialmente se hizo um trabajo con los estudiantes mostrando y siguiendo los pasos de producción de una vacuna y luego los estudiantes plantearon hipótesis y realizaron investigaciones para dar respuesta al problema. Se notó que el SDI puede dar un nuevo significado al conocimiento de los estudiantes sobre el tema y que pudieron entender los conceptos relacionados con la realidade.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Citas
CAPUCHO, José Paiva. Fact Check: covid não existe e pandemia foi combinada em outubro de 2019 no "Evento 201”? 2020. Disponível em: https://observador.pt/factchecks/fact-check-covid-nao-existe-e-pandemia-foi-combinada-em-outubro-de-2019-no-evento-201 Acesso em: 02 mar. 2023.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de Carvalho. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. Revista Brasileira de Pesquisa e Educação em Ciências, Rio de Janeiro, v. 18, n. 3, p. 765-794, 15 dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4852 . Acesso em: 04 mar. 2023.
CHAGAS, Catarina. Três mitos sobre as vacinas da covid-19, contestado por especialistas. 2021. Disponível em: http://coronavirusdc.com.br/2021/03/11/tres-mitos-sobre-as-vacinas-contra-a-covid-19-contestados-por-especialistas/ . Acesso em: 02 mar. 2023.
CRISTALDO, Heloisa; BRANDÃO, Marcelo. Vacinação contra a covid-19 começa em todo o país. 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-01/vacinacao-contra-covid-19-come%C3%A7a-em-todo-o-pais . Acesso em: 02 mar. 2023.
CUNHA, Simone. ‘Vacina com chip’: por que as pessoas acreditam em teorias da conspiração? 2021. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/04/13/por-que-as-pessoas-acreditam-em-teorias-da-conspiracao.htm . Acesso em: 02 mar. 2023.
GALHARDI, Claudia Pereira; FREIRE, Neyson Pinheiro; MINAYO, Maria Cecília de Souza; FAGUNDES, Maria Clara Marques. Fato ou fake? Uma análise da desinformação frente à pandemia da covid-19 no Brasil. 2020. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.25, n.2, out. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-812320202510.2.28922020 . Acesso em: 02 mar. 2023.
LIMA, Thalita. Vacina: etapas de pesquisa e desenvolvimento. [S. l.: s. n.], 9 jan. 2021. 1 vídeo (4 min 52 s). Publicado pelo canal Vida de Farmácia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gojgI006Qzw . Acesso em: 04 mar. 2023.
PEDASTE, Margus; MÄEOTS, Mario; SIIMAN, Léo A.; JONG, Ton de; RIESEN, Siswa A. N. van; KAMP, Ellen T.; MANOLI, Constantinos C.; ZACHARIA, Zacharias C.; TSOURLIDAKI, Eleftheria. Phases of inquiry-based learning: definitions and the inquiry cycle. Educational Research Review, v. 14, p. 47-61, 2015.
PIERRO, Bruno de. Epidemia de fake news. 2020. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/epidemia-de-fake-news/ . Acesso em: 02 mar. 2023.
SCHRAER, Rachel; GOODMAN, Jack. Ivermectina: como falsa ciência criou crença de remédio milagroso contra covid. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/saude/coronavirus/noticia/2021/10/07/ivermectina-como-falsa-ciencia-criou-crenca-de-remedio-milagroso-contra-covid.ghtml . Acesso em: 02 mar. 2023.
VERLÉDIO, Andreia. Primeira morte no Brasil por covid-19 aconteceu em 12 de março. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-06/primeira-morte-por-covid-19-no-brasil-aconteceu-em-12-de-marco . Acesso em: 02 mar. 2023.