Convertirse en sujeto de currículo de ciencia y biología pensar otras genealogías con identidades disidentes
Contenido principal del artículo
Resumen
El artículo investiga cómo las identidades disidentes (Paul B. Preciado) han sido subjetivizadas en (y por) los planes de estudio de Ciencias y Biología. En diálogo con Michel Foucault, Judith Butler y Thomas Popkewitz, analiza producciones académicas en los anales de ENEBIO (2016 y 2018), problematizando cómo los discursos académicos participan en los procesos de devenir sujeto, produciendo investigaciones e informes que nos dicen quiénes debemos ser en términos de géneros y sexualidades y, al mismo tiempo, qué conocimientos debemos enseñar y aprender sobre estos temas. En medio de los juegos de conocimiento y poder, asume la productividad de pensar en otras genealogías, además de construir espacio-tiempos para posibilitar discursivamente otras formas de ser y estar en el mundo, no solo cisgénero y heterosexuales
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Citas
AW, Lin Da et al. Persistent Mullerian Duct Syndrome: a rare entity with a rare presentation in need of multidisciplinary management. Int. Braz J. Urol., Rio de Janeiro, v. 42, n. 6, p. 1237-1243, Dec. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167755382016000601237&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 24 Nov. 2020.
BRASIL. Resolução n° 12, de 16 de janeiro de 2015. Poder Executivo, Brasília-DF, 12 de mar. 2015. Disponível em: http://www.crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/legis/sdh/resolucao_cndc_lgbt_n12_2015__parecer_ref_identidade_de_genero_na_educacao.pdf. Acesso em: 10 fev. 2021.
BUTLER, J. A vida psíquica do poder. Teorias da sujeição. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
BUTLER, J. Excitable speech: a politics of the performative. New York: Routledge, 1977.
BUTLER, J. O que é a crítica? Um ensaio sobre a virtude de Foucault. Tradução de Gustavo Hessmann Dalaqua. Cadernos de Ética e Filosofia Política, São Paulo, v. 1, n. 22, p. 159-179, 2013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cefp/article/view/59447/62615 Acesso em:10 mar. 2021.
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
FERREIRA, M. S. História do currículo e das disciplinas: apontamentos de pesquisa. In: André Márcio Picanço Favacho; José Augusto Pacheco; Shirlei Rezende Sales. (Org.). Currículo, conhecimento e avaliação: divergências e tensões. Curitiba: CRV, 2013, p. 75-88.
FERREIRA, M. S. História do currículo e das disciplinas: produzindo uma abordagem discursiva para investigar a formação inicial de professores nas Ciências Biológicas. In: LEITE, Miriam Soares; GABRIEL, Carmen Teresa. (Org.). Linguagem, discurso, pesquisa e educação. Petrópolis/Rio de Janeiro: DePetrus/APERJ, 2015, p. 265-284.
FERREIRA, M. S.; MARSICO, J. Historicizar os currículos em tempos recentes: regulações e efeitos no ensino e na formação de professores em Ciências e Biologia. In: FERREIRA, Marcia Serra; CHAVES, Silvia Nogueira; AMORIM, Antônio Carlos Rodrigues de; GASTAL Maria Luiza de Araújo; BASTOS, Sandra Nazaré Dias (Org.). Vidas que ensinam o ensino da vida. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2020, p. 165-179.
FERREIRA, M. S.; SANTOS, A. V. F. Discursos curriculares no/do tempo presente: subsídios para uma articulação entre a História e as Políticas de Currículo. In: LOPES, Alice Casimiro; OLIVEIRA, Marcia Betania. (Org.). Políticas de Currículo: pesquisas e articulações discursivas. Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 55-78.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 7.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
JAEHN, L.; FERREIRA, M. S. Perspectivas para uma história do currículo: as contribuições de Ivor Goodson e Thomas Popkewitz. Currículo sem Fronteiras, v. 12, p. 256-272, 2012. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/jaehn-ferreira.pdf. Acesso em: 01 maio 2021.
LIMA, A. L. G.; GIL, N. L. Sistemas de pensamento na educação e políticas de inclusão (e exclusão) escolar: entrevista com Thomas S. Popkewitz. Educação e Pesquisa, v. 42, n.4, p.1127-1151, 2016. Disponível: https://www.scielo.br/pdf/ep/v42n4/1517-9702-ep-42-04-1127.pdf. Acesso em: 01 maio 2021.
POPKEWITZ, T. S. Estudos curriculares, história do currículo e teoria curricular: a razão da razão. Em Aberto, Brasília, v. 33, n. 107, p. 47-68, jan./abr. 2020. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4555. Acesso em: 1 maio 2021.
MARSICO, J.; FERREIRA, M. S. História do currículo do presente: investigando processos alquímicos no ensino de ciências para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. ETD: Educação Temática Digital, v. 22, p. 837-855, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8660143. Acesso em: 01 maio 2021.
MOREIRA, C. C. Mares, currículos e criaturas marítimas: investigando políticas de acesso e permanência de pessoas transgêneras no ensino superior brasileiro. 2020. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://ppge.educacao.ufrj.br/dissertacoes2020/dCatarina%20de%20Cassia%20Moreira.pdf. Acesso em: 01 maio 2021.
PRECIADO, P. B. Texto junkie. Sexo, drogas e biopolítica na era farmacopornográfica. São Paulo, SP: n-1 edições, 2018.
PRECIADO, P. B. Um apartamento em Urano. Crônicas da travessia. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
FONTES DE ESTUDO
AMORIM, J. S.; REIS, D. D.; COUTINHO, F. A. Universidade das crianças: ciência, gênero e a produção da normalidade. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 4649-4654. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
BASTOS, V. C. Saberes docentes e as questões de gênero no ensino de Biologia. Revista do Ensino de Biologia da SBEnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 5980-5991. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
CABRAL, S. N.; SOUZA, M. L.; SOUZA, L. M.; SANTOS, B. R. L.; FIGUEIREDO, R. S.; CÔRTES, R. C. S.; SANTANA, F. X. S. “É bom para conscientizar as pessoas das coisas que não são para fazer”: o olhar das/os estudantes acerca do trabalho de temas relativos à sexualidade em um componente curricular na educação básica. REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 7028-7038. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
CARNEIRO, I. P.; GOMES, L. S.; BELENI, T. M.; MOREIRA, A. L. O. R. Relato de experiência: iniciando os desafios de um professor de ciência em formação a partir de uma oficina sobre sexualidade para o ensino fundamental. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 7441-7448. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
CARVALHO FILHO, E. G. Ser ou não ser: eis as questões (de gênero). In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 1412-1423. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
CASSAB, M.; AVELLAR, C. Mulheres na ciência: quando a formação docente se ocupa em discutir igualdade de gênero e ciência. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 4775-4786. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
CAVALCANTE, A. W. C.; MOTA, E. F. Gênero e sexualidade na prática docente de professores de ciências: investigação em uma escola pública de Fortaleza. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 2110-2119. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
COELHO, Y. C. M.; CASTRO, G. C. S.; MOURA, L. S.; VASCONCELOS, S. M. Conceitos de sexualidade: a percepção de escolares concluintes da educação básica de instituições públicas e privadas residentes em Belém, Pará. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 1713-1721. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
COSTA, D. W. S.; SILVA, C. A. S. “Coisas que garotos devem saber”: sexualidade e subjetivação no ensino de ciências e biologia. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 4386-4392. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
FERNANDES, H. L.; FIGUEIREDO, B. A. Gênero, sexualidade e formação docente: reflexão e não diretividade para construção da autonomia. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 2210-2221. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
FELICETI, M. L.; VIEIRA, C. F.; LOZANO, E. R.; FERRARI, F.; MASCARELLO, L. D. N.; KAIPER, E. Sexualidade e cuidados com o corpo: um olhar para a puberdade. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 5019-5030. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
FIGUEIREDO, B. A. Delineamentos dos papéis sociais de gênero por estudantes do ensino médio. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 2267-2277. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
FIGUEIREDO, B. A.; FERNANDES, H. L. Papéis sociais de gênero e perspectivas da participação da mulher no mercado no mercado de trabalho: avanços e possibilidades. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 3640-3649. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
FOLINO, C. H.; REBELLO, T. J. J.; DUARTE, T. J.; ARAÚJO, L. M.; FONTES, R. G. O.; LAGE, D. A. Sexualidade na educação básica: uma abordagem visando à conscientização e à divulgação sobre DST. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 477-489. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
FRANCO, R. A. G.; KATO, D. S. Mediação de professores de um cursinho popular: abordagem conceito de biodiversidade por meio de discussões de gênero e orientação sexual. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO - Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 4073-4081. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
FRANCO, L. G.; MUNFORD, D. Relações de gênero na construção de noções sobre dimorfismo sexual no 1º ano do ensino fundamental. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO - Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 3601-3611. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
GONÇALVES, R. R.; GOUVÊA, G. Questões de gênero no material didático de um curso de Pedagogia a distância: invisibilidade da mulher. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO - Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 4102-4111. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
GÔNGORA, A. B.; SILVA, H. S. Oficina sobre infecções sexualmente transmissíveis e sexualidade para adolescentes: um relato de experiência. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 4239-4249. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
LIRA, F. N. R.; RAMONEDA, F. M. M.; SILVA, R. L. F.; SCARPA, D. L. O Pibid no desenvolvimento de temática transversal: igualdade de gênero nas aulas de ciências. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 3739-3748. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
LIMA, W. S.; MEGLHIORATTI, F. A.; JUSTINA, L. A. D. A sexualidade pode ser trabalhada em sala de aula? O que dizem os documentos educacionais oficiais brasileiros. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 5461-5470. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
LIMA, A. K. M.; SANTOS, A. S.; GUERRA, T. S. L.; ROCHA, N. C.; LINDOLFO, V. L.; JÚNIOR, C. A. S. Ciência e sociedade: estereótipos de gênero e da profissão em sala de aula. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 5402-5411. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
LOPES, R. P. F.; VIEIRA, A. L.; FALCONI, T. M. G.; COSTA, Aline Nair Mende. Problematizando os padrões de gênero e sexualidade disseminados na sociedade – uma experiência no ensino fundamental II no âmbito do PIBID. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 1396-1404. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
MACHADO, L.; SELLES, S. E. Reprodução humana e sexualidade em livros didáticos de biologia: tradições curriculares em xeque. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 5395-5405. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
NASCIMENTO, A. P. F.; DORVILLE, L. F. M. Sexualidade e gênero na percepção docente. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 7256-7266. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
POLIZEL, A. L.; OKA, M.; MAIO, E. R. Adolescência e ritos de passagem: considerações sobre sexualidade nos livros didáticos. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 4402-4412. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
REIS, N.; FONSECA, L. C. S.; PINHO, R. Enlaces em conceito de gênero, formação docente e ensino de Biologia. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 3739-3750. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
REIS, N.; PINHO, R. Ensino de Biologia e gênero: o que dizem as narrativas não-binárias? In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 3716-3727. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
SALES, A. N; BASTOS, S. N. D. Cinema na escola: roteiros para discutir gênero, sexualidade, etnia e muitas outras coisas. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 3650-3659. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
SANTOS, H. S. S.; BRITO, M. R.; SILVA, C. A. S. Experimentações em aulas de Biologia: sistema reprodutor...sexualidade...e... In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v.9, p. 4219-4228. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
SANTOS, H. S. S.; BRITO, M. R.; AUGUSTO, C. Processos de subjetivação no ensino de ciências: a sexualidade para além do sexo biológico no desenho animado ‘Os Pinguins de Madagascar’. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v.9, p. 4878-4887. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
SILVA, M. P.; MIRANDA, M. A. G. C. A abordagem da sexualidade nos anos iniciais do ensino fundamental: análise dos relatos de professores de uma escola pública. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 6321-6331. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
SILVA, J. D. C.; KANOUTÉ, T. B. O caso de Rosalind Franklin e a fotografia 51: como as relações de gênero permeiam o empreendimento científico. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 4706-4714. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
SOUSA, J. M.; SILVA, Z. O.; SANTANA, R. N.; SILVA, C. M. M. S.; ROCHA, N. S. A. Transversalizando sexualidade e gênero em experimentações educativas em contextos de Clube de Ciências. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 4007-4013. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
SOUSA, P. R. S.; SILVA, J. R. F. Refletindo sobre os corpos: a importância da fundamentação teórica em sexualidade para a formação docente em Biologia. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v.9, p. 3328-3339. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
VIANA, L. S.; NASCIMENTO, R. S.; OLIVEIRA, E. S.; LIMA, C. S.; CANTANHEDE, A. M. Abordagem sobre sexualidade no contexto escolar na visão dos adolescentes. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 5536-5545. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf