Cinema e Biologia a utilização de filmes no ensino de invertebrados

Conteúdo do artigo principal

Érica Freitas de Almeida
Elisângela Cavalcante de Oliveira
Alice Gomes de Lima
Cinara Calvi Anic

Resumo

Este estudo tem como objetivo propor a utilização de filmes de entretenimento como um recurso didático alternativo para o ensino de Zoologia, particularmente do grupo dos Invertebrados. Tal proposta compreende parte das atividades realizadas pelo Projeto Uirapuru-PIBID-Capes no IFAM, em parceria com escolas públicas de Manaus. A atividade foi desenvolvida em três momentos: 1º) observação e familiarização com a dinâmica da escola; 2º) aula expositiva dialogada sobre as caraterísticas gerais dos invertebrados; 3º) aplicação da atividade avaliativa e do questionário para averiguar as impressões dos alunos sobre a atividade. A proposta de ensino foi bem recebida pelos alunos participantes da pesquisa, os quais relataram terem seu interesse despertado e aprendizagem facilitada a partir da utilização dos filmes.


 


PALAVRAS-CHAVE: Filme. Ensino de Biologia. Zoologia. Educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Almeida, Érica F. de, Oliveira, E. C. de, Lima, A. G. de, & Anic, C. C. (2019). Cinema e Biologia: a utilização de filmes no ensino de invertebrados. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 12(1), 3–21. https://doi.org/10.46667/renbio.v12i1.174
Seção
Relatos de Experiência

Referências

ANDRADE, A. C. Filmes comerciais como recurso didático no ensino de ciências. 2010. Monografia (Especialização) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2010.

BARBOSA, G. M. et al. Cinema na escola: a utilização de filmes no ensino de ciências. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU, 5., Olinda, PE, 2018. Anais do...Olinda, PE: Realize, 2018. v.1

BARROS, M. D. M.; GIRASOLE, M.; ZANELLA, P. G. O uso do cinema como estratégia pedagógica para o ensino de ciências e de biologia: o que pensam alguns professores da região metropolitana de Belo Horizonte. Revista Práxis, v. 5, n. 10, dez. 2013.

BUENO, A. J. A.; SILVA, S. L. R. O cinema como linguagem no ensino de ciências. ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 154-172, maio/ago. 2018.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2000.

BRASIL. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC/SEMTEC, 2002.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: ensino médio. Brasília, DF: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

CANDIDO, C.; FERREIRA, J. F. Desenvolvimento de material didático na forma de um jogo para trabalhar com zoologia dos invertebrados em sala de aula. Cadernos da Pedagogia, São Carlos, Ano 6, v. 6 n. 11, p. 22-33, jul./dez., 2012.

COELHO, R. M. F.; VIANA, M. C. V. A utilização de filmes em sala de aula: um breve estudo no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da UFOP. Revista da Educação Matemática, v. 1, 2011.

CONSONE, C. F.; NEZ, E. Cinema: alternativa metodológica para o processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL “EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE” - EDUCON, 6., São Cristóvão, SE, 2012. Anais do... São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2012.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2009.

GIANOTTO, D. E. P.; CARVALHO, F. A. Diário de aula na e sua relevância na formação inicial de professores de Ciências Biológicas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.14, n.2, p.131-156, 2015.

GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: ArtMed, 2011.

GIMENO SACRISTÁN, J.; GÓMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. 4.ed. São Paulo: Artmed, 1998.

HILLENBURG, Stephen. Bob Esponja Calça Quadrada. Criação de Stephen Hillenburg. Estados Unidos: Nickelodeon, 1999- .

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Ed. USP, 2008.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2.ed. Rio de Janeiro: E.P.U, 2015.

MARIA, D. L.; ABRANTES, M. M. R.; ABRANTES, S. H. F. A zoologia no contexto escolar: o conhecimento de alunos e professores sobre a classe reptilia e a utilização de atividade lúdica na educação básica. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 4, p. 367-392, 2018.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016.

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2006. 249 p.

OLIVEIRA, B. J. Cinema e imaginário científico. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, v. 13, p. 133-50, out. 2006. (Supl.)

POZO, J. I.; CRESPO, M, A, G. Aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento cientifico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

ROJAS, J. O lúdico na construção interdisciplinar da aprendizagem: uma pedagogia do afeto e da criatividade na escola. Rio de Janeiro: ANPED, 2002.

RUPPERT, E. E.; FOX, R.S.; BARNES R.D. Zoologia dos invertebrados: uma abordagem funcional - evolutiva, 7. ed. São Paulo: Roca, 1145p, 2005.

SANTOS, P. N.; AQUINO, K. A. S. Utilização do cinema na sala de aula: aplicação da química dos perfumes no ensino de funções orgânicas oxigenadas e bioquímica. Química Nova na Escola, v. 33, n. 3, p. 160-167, ago. 2011.

SILVEIRA, P. M. B.; GASTAL, M. L. A. O cinema no ensino de ciências: compreensão de licenciandos em Ciências Biológicas sobre o CTS e o uso de filmes sob essa perspectiva. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 9. Anais do... Florianópolis, SC., 2017.

SOUSA, É. C. O uso do cinema no ensino de História: propostas recorrentes, dimensões teóricas e perspectivas da Educação Histórica. Escritas: Revista do Curso de História de Araguaína, v. 4, p. 70-93, 2012.

SOUZA, A. M. L. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: aspectos históricos. Revista Exitus, v. 2, n. 1, p. 231-254, 2012.

STANTON, A; UNKRICH, L; WALTERS, G. Procurando Nemo. [Filme-vídeo]. Direção de Andrew Stanton e Lee Unkrich, produção de Graham Walters. Estados Unidos, Estúdios Disney e Pixar, 2003. DVD, 100 min.

TEIXEIRA, M. T.; REIS, M. F. A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Revista Meta: Avaliação, v. 4, n. 11, p. 162-187, 2012.

VOTTO, R. R.; RODRIGUES, E. F. O cinema no ensino de geografia: proposta de roteiro para trabalho em aula. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 15, p. 206-224, jul./dez. 2017.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Artigos Semelhantes

<< < 24 25 26 27 28 29 30 31 32 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.