O que a tecnociencia do povo preto pode nos revelar sobre uma visita à mina de ouro em uma experiência de formação de professores de ciências naturais?

Conteúdo do artigo principal

Ingriddy Nathaly Santos Moreira
Fábio Augusto Rodrigues e Silva

Resumo

O racismo da sociedade brasileira se apresenta de várias maneiras, uma delas é através do epistemicídio que insiste em silenciar e invisibilizar a contribuição tecno científica de povos afro-brasileiros. Esse saber continua ausente nas licenciaturas das ciências naturais que tem currículos ancorados em princípios eurocêntricos. Com a intenção de ofertar uma educação antirracista é que propomos uma oficina colaborativa com licenciandos do PIBID-Ciências que contemple “saberes outros”. Destacamos neste trabalho, o terceiro encontro por evidenciar a produção ativa da ignorância e o epistemicídio como estratégia da formação docente. Com aporte da Teoria Ator-Rede evidenciamos a afetação gerada entre os licenciandos e o quanto a negação da intelectualidade de corpos negros pode ter consequências devastadoras para a democratização do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Moreira, I. N. S., & Silva, F. A. R. e. (2022). O que a tecnociencia do povo preto pode nos revelar sobre uma visita à mina de ouro em uma experiência de formação de professores de ciências naturais?. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(nesp.2), 691–711. https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.731
Seção
Dossiê Temático - Relações Étnico-raciais e o Ensino de Biologia
Biografia do Autor

Ingriddy Nathaly Santos Moreira, Universidade de São Paulo

Mestre  em Ensino de Ciências - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Ouro Preto, MG - Brasil.  Doutoranda em Educação - Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil.

 

Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Associado da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Ouro Preto, MG - Brazil.

Referências

ALLAIN, Luciana Resende; COUTINHO, Francisco Ângelo. Identidade docente enquanto performatividade: um estudo entre licenciandos em Biologia inspirado na Teoria Ator-Rede. Pro-Posições, v. 29, n. 3, p. 359-382, set. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/HCk7MMWWrMVjDZDHcK5k93m/?lang=pt. Acesso em: 12 fev. 2021.

BRULON, Bruno. Descolonizar o pensamento museológico: reintegrando a matéria para repensar os museus. Anais. Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 28, p. 1-30, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/155323 Acesso em: 17 fev. 2022.

CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. 339 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

CONTIER, Djana. A ação dos educadores-mediadores de museus e exposições em controvérsias sociotécnicas. 2018. 225 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

COUTINHO, Francisco Ângelo; SILVA, Fábio Augusto Rodrigues. Análise do texto de um livro didático de biologia orientada pela Teoria Ator-Rede: um estudo sobre o tema evolução biológica. Investigações em ensino de ciências, v. 19, n. 3, p. 531-539, 2014.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílo. Lentes teóricas para o estudo da construção da identidade docente. Educação em Perspectiva, v.7, n. 1, p. 9-34, 2016.

DRESSLER; Fernanda Costa dos Santos; SILVA, Fábio Augusto Rodrigues e; KATO, Danilo Seithi. A Teoria Ator-Rede em uma sequência didática para discussão do tema ecossistemas e suas transformações. ReBECEM, v. 4, n. 2, p. 165-188, ago. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/343675748 Acesso em: 10 set. 2021.

FREIRE, Letícia de Luna. Seguindo Bruno Latour: notas para uma antropologia simétrica. Comum, v. 11, n. 26, p. 46-65, 2006. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12232 Acesso em: 15 maio 2020.

GENTILI, Pablo. Prefácio: Inventar outras ciências sociais. In: SANTOS, Boaventura de Sousa. Construindo as Epistemologias do Sul: antologia essencial. Buenos Aires: CLACSO, 2018. Volume I: Para um pensamento alternativo de alternativas, p. 13-17.

GODOY, Eliete Aparecida. A ausência das questões raciais na formação inicial de professores. Revista Educação PUC-Campinas, v. 22, n. 1, p. 77-92, 2017. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/3433/2396 Acesso em: 14 maio 2020.

GOMES, Laurentino. Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal à morte de Zumbi. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019.

GOMES, Nilma Lino. Intelectuais negros e produção do conhecimento: algumas reflexões sobre a realidade brasileira. In: SANTOS, Boaventura Sousa; MENEZES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009. p. 419-442.

GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 80, p. 115-147, 2008. Disponível em: http://journals.openedition.org/rccs/697 Acesso em: 21 mar. 2022.

GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, p. 25-49, 1 jan. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/xpNFtGdzw4F3dpF6yZVVGgt/?lang=pt Acesso em: 5 fev. 2022.

LANDER, Edgardo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2005. Colección Sur Sur.

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.

LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: UNESP, 2000.

LATOUR, Bruno. Gabriel Tarde and the end of the Social. In: Joyce, Patrick. The social in question. New bearings in history and the social sciences. London: Routledge, 2002. p. 117-132.

LATOUR, Bruno. Como falar do corpo. In: NUNES João Arriscado; ROQUE, Ricardo (Ed.). Objectos impuros: experiências em estudos sociais da ciência. Porto: Afrontamento, 2008. p. 39-61.

LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à Teoria do Ator-Rede. Salvador: EDUFBA, 2012.

LATOUR, Bruno; WOOLGAR, S. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.

MELO, Maria de Fátima Aranha Queiroz e. Discutindo a aprendizagem sob a perspectiva da Teoria Ator-Rede. Educar em Revista, n. 39, p. 177-190, jan./abr. 2011. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Discutindo-a-aprendizagem-sob-a-perspectiva-da-F%C3%A1tima-Queiroz/afe46dc0f5ac64554d6e839c2b4b80e03849a520 Acesso em: 27 mai. 2020.

MIGNOLO, Walter. Histórias locales/disenos globales: colonialidade, conocimientos subalternos y pensamiento fronterizo. Madrid: Akal, 2003.

MOREIRA, Ingriddy Nathaly Santos. Racismo ambiental como questão bioética para o Ensino de Ciências: construção de uma proposta colaborativa de formação inicial de professores. 2020, 134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.

NANSEN, Bjorn; van RYN, Luke; VETERE, Frank; ROBERTSON, Toni; BRERETON, Margot; DOUISH, Paul. An internet of social things. NSW: Australia Copyright, 2004. Disponível em: http://www.dourish.com/publications/2014/InternetOfSocialThings.pdf Acesso em: 21 fev. 2022.

NECTOUX, Andrea Lugo. Epistemicídio, Identidade e educação: uma reflexão crítica sobre o papel da escola na reprodução do racismo no Brasil e os auspiciosos caminhos abertos pelas Leis 10.639/03 e 11.645/08. ABATIRÁ-Revista de Ciências Humanas e Linguagens, v. 2, n. 4, p. 772-802, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/13090 Acesso em: 5 jan. 2022.

OLIVEIRA, Kaio Eduardo de Jesus; PORTO, Cristiane de Magalhães. Educação e Teoria Ator-Rede. fluxos heterogêneos e conexões híbridas. Ilhéus: EDITUS, p. 139, 2016

PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Educação em ciências na escola democrática e as relações étnico-raciais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, p. 329-344, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/13139/11886 Acesso em: 21 mar. 2020.

PROCTOR, Robert. Agnotology: A Missing term to describe the cultural production ofignorance (and its study). In: PROCTOR, Robert; SCHIEBINGER, Londa (Ed.). Agnotology: the making and unmaking of ignorance. Stanford: Stanford Univ., 2008. v. 1, p. 1-36.

RAMOS, Paulo César. Gramática negra contra a violência de Estado: da discriminação racial ao genocídio negro (1978-2018). 2021. 328 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Construindo as Epistemologias do Sul: antologia essencial. Buenos Aires: CLACSO, 2018. Volume I: Para um pensamento alternativo de alternativas.

SANTOS, Boaventura Sousa; MENEZES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009.

SILVA, Fábio Augusto Rodrigues; COUTINHO, Francisco Ângelo. A formação docente em ensino de Ciências: uma reflexão a partir da epistemologia da ignorância. Educação em Foco, v. 21, n. 1, p. 197-214, mar/jun. 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/305392814 Acesso em: 26 jan. 2018.

SILVA, Patrícia.; PRETTO, Nelson. Sociomaterialidade e Teoria Ator-rede na educação. Atos de Pesquisa em Educação, v. 16, p. 8676, 10 maio 2021. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8676/4979 Acesso em: 15 jan. 2021.

VENÂNCIO, Bruno; VIANA, Gabriel Menezes; SILVA, Fábio Augusto Rodrigues e. Seguindo o rastro do tempo: um estudo ator-rede de performances de práticas de ensino de licenciandos em Ciências Biológicas. ACTIO: Docência em Ciências, v. 5, n. 3, p. 1, 14 nov. 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11915 Acesso em: 14 fev. 2022.

Artigos Semelhantes

<< < 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)