Política padrão, currículo e ensino de biologia quais caminhos para a diferença?

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Clivio Pimentel Junior

Resumo

Neste texto, debruço-me sobre o debate em torno da padronização curricular e a tentativa de fixação de sentidos para a aprendizagem da Biologia, por meio das Ciências Naturais, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Perspectivado por registros pós-estruturais do campo do currículo, busco discutir as implicações envolvidas na definição de um solo comum à aprendizagem em Biologia, em todo e qualquer contexto nacional. Argumento que a padronização das aprendizagens pode significar um empobrecimento do horizonte de possibilidades de criação para o currículo e o ensino de Biologia. Defendo que os caminhos para a diferença no currículo e no ensino de Biologia passam pela subversão interpretativa da política de identidade curricular nacional suscitada pela BNCC em seus aspectos pedagógicos.

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Como Citar
Pimentel Junior, C. (2023). Política padrão, currículo e ensino de biologia: quais caminhos para a diferença?. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 649–669. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.956
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Clivio Pimentel Junior, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Educação - Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, BA - Brasil. Professor do Departamento de Biologia -  Universidade Federal de Sergipe (UFS). Aracaju, SE - Brasil.  Professor no Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Barreiras, BA - Brasil.  

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