Problematizações sobre o corpo biossocial a partir da exposição "Uma aventura pelo corpo humano"

Conteúdo do artigo principal

Tainá dos Reis Garcia
Paula Regina Costa Ribeiro

Resumo

Neste artigo, buscamos investigar a Exposição “Uma aventura pelo copo humano” enquanto um espaço educativo que ensina e promove debates acerca dos corpos. Nele, abordamos os corpos biossociais como produções socioculturais, interpelados por vivências, experiências e processos constitutivos de identidades. A partir das narrativas de colaboradoras, sobre a Exposição, foram organizados dois relatos temáticos: “Uma Aventura pelo Corpo Humano” - Práticas para o debate do corpo biossocial e resistências” e “Experiências e ‘causos’ - Práticas dos corpos, do gênero e da sexualidade”. Com base nas análises desses relatos, discutimos as práticas dos corpos, do gênero e da sexualidade, revelando os tensionamentos, as potencialidades e as resistências que compõem a exposição. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Garcia, T. dos R., & Ribeiro , P. R. C. (2023). Problematizações sobre o corpo biossocial a partir da exposição "Uma aventura pelo corpo humano". Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 1012–1035. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1019
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Tainá dos Reis Garcia, Universidade Federal do Rio Grande

Doutoranda em Educação em Ciências - Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande, RS - Brasil. Mestra em Educação em Ciências - Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande, RS - Brasil.

Paula Regina Costa Ribeiro , Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Ciências Biológicas - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS - Brasil. Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Rio Grande, RS - Brasil. 

Referências

BRITZMAN, Deborah. Curiosidade, sexualidade e currículo. In: LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 83-111.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 3. ed. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 2003. 236 p.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Rev. Tradução: GPNEP: Grupo de pesquisa narrativa e educação de professores. ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2015.

FIGUEIRA, Márcia Luiza. A revista Capricho e a produção de corpos adolescentes femininos. In: LOURO, Guacira; NECKEL, Jane; GOELLNER, Silvana (org.) Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 124-148.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 38.ed. Petrópolis; Vozes, 2010. p. 28.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade II: O uso dos saberes. Rio de Janeiro: Graal, 2009.

GROSSI, Esther Pillar. A contribuição da psicologia na educação. Em Aberto, Brasília, v. 9 n. 48, p. 45-49. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2111. Acesso em: 10 abril. 2023.

GOELLNER, Silvana. Mulheres e futebol no Brasil: entre sombras e visibilidades. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 143-151, 2005. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16590. Acesso em: 21 março. 2023

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

LARROSA, Jorge. Sobre a lição. In: LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2003. p. 139-146.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: Silva, Tomaz Tadeu. O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1994, p.35-86.

LONGARAY, Deise Azevedo. A (Re)Invenção de si: investigando a constituição de sujeitos/as gays, travestis e transexuais. 2014. Tese (Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande - FURG

MAGALHÃES, Joanalira Corpes. Discutindo pedagogias culturais e representações de gênero. In: SILVA, Fabiane Ferreira da; MAGALHÃES, Joanalira Corpes; RIBEIRO, Paula Regina Costa; QUADRADO, Raquel Pereira. Sexualidade e escola: compartilhando saberes e experiências. 3. ed. rev. Rio Grande: Editora da Furg, 2013. p. 64-69.

MELO, José Marques de; TOSTA, Sandra Pereira. Mídia & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

MORAES, Alessandra Moreira Pacheco de; MENEZES, Márcia; SALOMÃO, Simone Rocha. O corpo humano como biocultural: referências africanas para a abordagem do corpo humano nas séries iniciais do ensino fundamental. Revista da SBEnBIO, São Paulo, n. 7, out., 2014. Disponível em: http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0527-2.pdf. Acesso em: 16 dez. 2022.

MOREIRA, Marco. Antônio. O que é afinal aprendizagem significativa? Revista cultural La Laguna Espanha. 2012. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf. Acesso em: 12 set. 2023.

RIBEIRO, Paula Regina Costa; COSTA, Ana Luiza Chaffe; BARROS, Suzana. Conceição. (org.). Gênero e diversidade na escola: saberes em diálogo na educação a distância. Rio Grande: Editora da FURG, 2012. 129p. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/6205. Acesso em: 15 set. 2023.

PARAÍSO, Marlucy Alves. A ciranda do currículo com gênero, poder e resistência. Currículo sem Fronteiras, v. 16, n. 3, p. 388-415, set./dez. 2016. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/art_v16_n3.htm. Acesso em: 25 fev. 2022.

PARREIRA, Fátima Lucia Dezopa; SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz. Ciência, sexualidade e religião: Dizeres da docência no ensino de biologia. In: SEMINÁRIO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE, 7., 2018. Anais… Rio Grande, 2018.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

SANTOS, Luiz Henrique Sacchi dos. Incorporando “outras” representações

culturais de corpo na sala de aula. In: OLIVEIRA, D. (org.). Ciências na sala de aula. Porto Alegre: Mediação, 2000. p. 196. Cadernos de Educação Básica, 2.

SOUZA, Nadia Geisa S. de. O corpo. In: Paula Regina Costa Ribeiro, Deise Azevedo Longaray (org.). Os 15 anos de Mariana: um convite a outras aprendizagens sobre os corpos. Rio Grande: Editora da FURG, 2013. p. 16-28.

SOUZA, Nádia Geisa S. de. O corpo: inscrições do campo biológico e do cotidiano. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 30, n. 1, 2011, p. 169-186. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/23017. Acesso em: 20 nov. 2019.

SOUZA, Nadia Geisa S. de. Que corpo é esse? O corpo na família, mídia, escola, saúde… Tese (Doutorado em Bioquímia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, p. 116. 2001.

TRIVELATO, Sílvia Luzia Frateschi. Que corpo/ser humano habita nossas escolas. In: Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de (org.) Selles, Sandra Escovedo (org.) Marandino, Martha (org.) Ferreira, Marcia Serra (org.). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: EDUFF, 2005. p. 121-130.

VARELA, Cristina Monteggia; RIBEIRO, Paula Regina Costa. Educação para a sexualidade: a constituição de um campo conceitual. In: RIBEIRO, Paula Regina Costa; MAGALHÃES, Joanalira Corpes (org). Debates contemporâneos sobre Educação para a sexualidade. Rio Grande: Ed. da FURG, 2017. p.23.

VIANNA, Claudia; FINCO, Daniela. Meninas e meninos na Educação Infantil: uma questão de gênero e poder. Cadernos Pagu [online], n. 33, p. 265-283, 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644928. Acesso em: 28 maio. 2023.