Ensino de Microbiologia o que ficou de aprendizado depois da pandemia?

Conteúdo do artigo principal

Aline da Silva Goulart
Kellen Mariane Athaide Rocha
Márcio Tavares Costa
Silvana Peterini Boeira
Vanderlei Folmer

Resumo

O ensino de microbiologia tem se tornado cada vez mais relevante, considerando os recentes acontecimentos na sociedade. Entretanto, ele ainda é abordado de forma simplificada. Assim, o objetivo do estudo é compreender como a temática está sendo desenvolvida. Para isso, foi desenvolvido um questionário online, e a coleta de dados realizada por meio da técnica bola de neve. Os resultados obtidos indicam que os docentes abordam microrganismos por meio de teorias existentes na literatura, sendo os livros didáticos os materiais mais utilizados. Ainda, os microrganismos, na maioria dos casos, são abordados apenas em seus aspectos negativos. A partir disso, foi elaborada uma cartilha com o objetivo de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem do tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Goulart, A. da S., Rocha, K. M. A., Costa, M. T., Boeira , S. P., & Folmer, V. (2023). Ensino de Microbiologia: o que ficou de aprendizado depois da pandemia?. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 821–843. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1088
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Aline da Silva Goulart, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação em Ciências - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS - Brasil. Mestra em Bioquímica da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bagé, RS - Brasil.

Kellen Mariane Athaide Rocha, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Bioquímica  - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bagé, RS - Brasil. Professor substituto - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bagé, RS - Brasil

Márcio Tavares Costa, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Bioquímica - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bagé, RS - Brasil. Técnico de Laboratório - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bagé, RS - Brasil.

Silvana Peterini Boeira , Universidade Federal do Pampa

Doutora em Farmacologia - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS - Brasil. Professora adjunta - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bagé, RS - Brasil. 

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) - Universidade Federal de Santa Maria, (UFSM). Santa Maria, RS - Brasil. Professor Titular - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bagé, RS - Brasil.

Referências

AREND, F. L.; DEL PINO, J. C. Uso de questionário no processo de ensino e aprendizagem em biologia. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 10, n. 1, p. 72-86, 2017. DOI: 10.46667/renbio.v10i1.36.

AZEVEDO, T. M.; SODRÉ, L. Conhecimento de estudantes da educação básica sobre bactérias: saber científico e concepções alternativas. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v.4, n.2, 2014.

BARBOSA, F. G.; OLIVEIRA, N. C. Estratégias para o Ensino de Microbiologia: uma Experiência com Alunos do Ensino Fundamental em uma Escola de Anápolis,GO. Unopar Científica Ciências Humanas e Educação, Arapongas, v. 16, n. 1, p. 513, jan/mar 2015.

BARCELOS, T. N. et al. Análise de fake news veiculadas durante a pandemia de COVID19 no Brasil. Revista Panamericana de Salud Publica, Washington, v. 45, p. e65, 2021. DOI: 10.26633/RPSP.2021.65.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3 ed. Lisboa: Edição 70, 2016.

BERNARDI, G. et al. Concepções prévias dos alunos dos anos iniciais sobre microrganismos. Revista Ciências & Ideias, v. 10, n. 1, p. 5669, 2019. DOI: https://doi.org/10.22407/2019.v10i1.974

BERSH, M. E.; SCHLEMMER, E. Educação e tecnologias digitais: uma vivência pedagógica na formação de professores. Revista de Educação Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 2, p. 1-17, 2017.

BORBA, R. C. do N., TEIXEIRA, P. P. FERNANDES, K. de O. B., BERTAGNA, M., VALENÇA, C. R., & SOUZA, L. H. P. de. Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia : uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, v.13, n.1, p.153-171, 2020. DOI: https://doi.org/10.46667/renbio.v13i1.337.

BORBA, R. C. do N.; ANDRADE, M. C. P. de.; SOARES, A. G.; PICCININI, C. Lino. A UNESCO e suas formulações para a educação: o ensino de ciências em debate. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2017, Florianópolis, SC. Anais. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.

Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xienpec/anais/resumos/R04211.pdf. Acesso em: 20 mar. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 15 de mar. 2023.

BRISOLA, A.; BEZERRA, A. C. Desinformação e circulação de “fake news”: distinções, diagnóstico e reação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓSGRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Marília. Anais. Marília: Unesp, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/102819. Acesso em: 28 abr. 2023.

BRUM, W. P. A superação da fragmentação do saber por meio da interdisciplinaridade. Revista Eletrônica de Ciências da Educação, v. 14, n. 1, 2015.

CAETANO, G. L.; PEREIRA, G. R. O ensino sobre as bactérias e as arqueas na educação básica: proposição de um curso de formação docente. Latin American Journal of Science Education, v. 6, n. 12019, p. 19, 2019.

DA PAIXÃO, A. I.; ATALAYA, De A. R. B.; SANTOS, C.Das GRAÇAS, F. I.; MARCELINO, L.L.; MONTEIRO, C. C. M. Era da (des)informação: negacionismo e desvalorização da ciência na estratégia bolsonarista frente à pandemia da covid19. Revista Serviço Social em Perspectiva, v. 7, n. 1, p. 08-24, 2023. DOI: 10.46551/rssp.202301.

FINGER, A.F.F.J.; de MENEZES, J.B.F.; de MELO FRANCO, B.D.G.; LANDGRAF, M.; RASPOR, P.; PINTO, U.M. Challenges of teaching food microbiology in Brazil. Brazilian Journal of Microbiology, v.51, n.1, p. 279288, 2020. DOI: 10.1007/s42770019001070.

FIRMANSHAH, M.I.; JAMALUDDIN, J.; HADIPRAYITNO G. Learning difficulties in comprehending virus and bacteria material for senior high schools. Indonesian Journal of Biology Education, v.1, n.1, p. 165172, 2020. DOI: 10.22219/jpbi.v6i1.10981.

FREZZA, T. F.; THOMÉ, I. M. A evolução biológica nas aulas de Biologia: concepções de estudantes da 3ª. série do ensino médio de uma escola pública estadual de Avaré (SP). Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 13, n. 1, p. 22-41, 2020. DOI: 10.46667/renbio.v13i1.282.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MAIA, P.; JUSTI, R.; SANTOS, M. Aspects About Science in the Context of Production and Communication of Knowledge of COVID19. Science & Education, v. 30, p. 1075-1098, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s11191021002298.

LEMOS, L. M. P. Nuvem de tags como ferramenta de análise de conteúdo: uma experiência com as cenas estendidas. Revista Lumina, v.10, n. 1, 2016.

MEO, A.; MOISO, V. Giovani italiani: autonomamente dipendenti e debolmente inclusi. La Rivista delle Politiche Sociali / Italian Journal of Social Polic, v.2. Disponivel em https://www.futuraeditrice.it/wpcontent/uploads/2020/08/RPS22020_MeoMoiso_freetext.pdf. Acesso em: 07 nov 2021.

OECD ORGANIZATION FOR ECONOMIC COOPERATION AND DEVELOPMENT. Assessment and Analytical Framework: mathematics, reading, science, problem solving and financial leteracy results from PISA 2018. Disponível em: https://www.oecd.org/pisa/publications/pisa2018results.htm. Acesso em 18 abr. 2020.

PINTO, B. C. T.; SILVA, R. B. da.; MEDEIROS, R. C. de. As fake news influenciam o processo ensino e aprendizagem na educação de Ciências e Biologia? Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 15, n. 2, p. 1011-1030, 2022. DOI: 10.46667/renbio.v15i2.760.

PORTO, P. R. de Araújo.; e FALCÃO, E.B.M.F. Teorias da origem e evolução da vida: dilemas e desafios no ensino médio. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v.12, n.03, p.1330, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/198321172010120302.

REISS, M. J. Science Education in the Light of COVID19. Science & Education, v. 29, p. 1079-1092, 2020. DOI: 10.1007/s11191020001435.

ROVIATI, E.; WIDODO, A.; PURWIANINGSIH, W.; RIANDI, R. Perceptions of prospective biology teachers on scientific argumentation in microbiology inquiry lab activities. Journal of Physics: Conference Series , v.895, n.1, 2017. Disponivel em: https://iopscience.iop.org/article/10.1088/17426596/895/1/012132. Acesso em: 05 de abr. 2023.

RUSMALINA, R.; PUTRA, A.P. Meningkatkan hasil belajar dan aktivitas siswa pada konsep virus melalui model pembelajaran berdasarkan masalah. In: SEMINAR NASIONAL XII PENDIDIKAN BIOLOGI FKIP UNS, 2015, Surakarta. Anais [...]. Surakarta: FKIP UNS, 2015.

SALGUEIRO, A.C.F.; FOLMER, V.; BASSANTE, F.E.M.; CARDOSO, M.H.S.; da ROSA, H.S.; & Puntel, G.O. Predictive antidiabetic activities of plants used by persons with Diabetes mellitus. Complementary Therapies in Medicine, v. 41, p. 19, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ctim.2018.08.009.

SIMON, U.K.; ENZINGER, S.M.; FINK, A. "The evil virus cell": Students ‘knowledge and beliefs about viruses. PloS one, v.12, n.3, p. 121, 2017. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0174402.

SOARES, L. O. L.; SOUSA, L. L. de.; COUTINHO, L. C.; SOUSA, F. B.; SILVA, N. R. da.NASCIMENTO, I. G. dos S.; MÁRIO, M. A. L.; LACERDA, M. da S. B. Circuito online como proposta para o ensino de microbiologia. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 14, n. 2, p. 900-910, 2021. DOI: 10.46667/renbio.v14i2.508.

SOUSA JÚNIOR, J. H. de.; RAASCH, M.; SOARES, J. C.; RIBEIRO, L. V. H. A. de S. Da Desinformação ao Caos: uma análise das Fake News frente à pandemia do Coronavírus (COVID19) no Brasil. Cadernos de Prospecção, v. 13, n. 2, p. 331, 2020. DOI: 10.9771/cp.v13i2.35978.

SOUZA, J. P. P.; ARAÚJO, C. P.; ZUZA, H. O. B. B.; COSTA, I. A. S. Utilização de modelos didáticos como ferramenta facilitadora do ensino e da aprendizagem. In: COSTA, I.A.S. (org.). Formação de professores: interação Universidade Escola no PIBIDUFRN. Natal: EDUFRN, 2014. p. 123150.

TORTORA, Gerard.; FUNKE, Berdell.; CASE, Cristine.L. Microbiology an Introduction. 13.ed. San Francisco: Pearson Education Inc., 2018.

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL. TRE. Eleições/2022. Porto Alegre, RS. Disponível em: https://resultados.trers.jus.br/eleicoes/2022/545/index.html. Acesso em: 20 abr. 2022.

VASCONCELOS, T. B.; LOURENÇO, D. R. L.; CARDOSO, A. R. N. R.; MACENA, R. H. M.; BASTOS, V. P. D.; MATOSO, G. R. Cartilha educativa para orientação dos profissionais de saúde sobre os equipamentos de proteção individual. Revista Gestão & Saúde, v. 6, n. 1, p. 232-244, 2015.

VILELA, J. de A. S.; LEE, L. T.; FIGUEIRA, V. V. de A.; VILELA, L. de F. Os microrganismos e os alimentos: uma oficina temática aplicada a estudantes do ensino fundamental. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 15, n. 1, p. 29-44, 2022. DOI: 10.46667/renbio.v15i1.681.

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.