Aprendizagem baseada em equipes (Team-Based Learning) para alunos das séries finais do ensino fundamental

Conteúdo do artigo principal

Taisa Vieira da Silva
Glaecir Roseni Mundstock Dias
Kléber Luiz de Araújo e Souza

Resumo

A Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL) mostra-se uma proposta pedagógica promissora. Neste estudo, foi analisada sua aplicação no segundo segmento do ensino fundamental durante o segundo bimestre e, posteriormente, foram avaliadas a performance em notas dos alunos dos sétimo e oitavo anos comparadas com as notas no mesmo bimestre dos alunos do ano letivo anterior que não foram submetidos à metodologia. Uma síntese utilizando-se do discurso do sujeito coletivo (DSC) também foi realizada. Houve melhora na aquisição e aplicação do conhecimento ministrado, além de melhora na performance e de horas estudadas. O DSC mostrou uma ampla aceitação do método pelos estudantes. Nossos resultados sugerem que a TBL é uma metodologia válida e eficaz para os alunos do ensino fundamental.

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Como Citar
Silva, T. V. da, Dias, G. R. M., & Souza, K. L. de A. e. (2024). Aprendizagem baseada em equipes (Team-Based Learning) para alunos das séries finais do ensino fundamental. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(2), 740–764. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i2.1261
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Taisa Vieira da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Duque de Caxias, RJ - Brasil. Doutoranda na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Duque de Caxias, RJ - Brasil

Glaecir Roseni Mundstock Dias, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS - Brasil. Professora adjunta na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Kléber Luiz de Araújo e Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, PR - Brasil. Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil

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