O ensino de nutrição e metabolismo energético a partir de um jogo de tabuleiro denominado Sobrevivência “Versão 1.0”

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Thyago Santos Vasconcelos
Andrea Thompson Da Poian

Resumo

O estudo de nutrição e metabolismo energético no ensino médio depende de uma série de conceitos da química orgânica, que somente será trabalhada no último ano pelo professor de Química. A grande dificuldade dos professores de Biologia é introduzir esses conceitos químicos paralelamente a esse conteúdo. Cremos que apenas as aulas expositivas não sejam suficientes para despertar o interesse dos alunos. Partindo dessa premissa, acreditamos que seja muito relevante o desenvolvimento de novos materiais educacionais com o intuito de melhorar a aprendizagem. “Sobrevivência” é um jogo de tabuleiro de caráter investigativo/cooperativo sobre nutrição e metabolismo energético. Usado como uma estratégia lúdica, ele foi desenvolvido como material pedagógico para auxiliar os professores a revisar conceitos sobre o tema.

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Como Citar
Vasconcelos, T. S., & Da Poian, A. T. (2020). O ensino de nutrição e metabolismo energético a partir de um jogo de tabuleiro denominado Sobrevivência “Versão 1.0”. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 13(1), 42–58. https://doi.org/10.46667/renbio.v13i1.284
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Thyago Santos Vasconcelos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - Rede Nacional PROFBIO. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Professor da rede municipal de Macaé e da rede estadual Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Andrea Thompson Da Poian, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Química Biológica - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Rio de Janeiro, RJ - Brasil.  Professora Titular do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Referências

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