Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia uma investigação da Regional 2 da SBEnBio

Conteúdo do artigo principal

Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba
Pedro Pinheiro Teixeira
Karine de Oliveira Bloomfield Fernandes
Maína Bertagna
Cristiana Rosa Valença
Lucia Helena Pralon de Souza

Resumo

O artigo apresenta e discute uma iniciativa promovida pela Regional 2 (RJ/ES) da Associação Brasileira do Ensino de Biologia (SBEnBio) para compreensão das práticas de ensino de Ciências e Biologia desenvolvidas por docentes durante o isolamento social determinado pela pandemia de COVID-19 no período compreendido entre março e abril de 2020. Aplicamos um questionário on-line a 187 respondentes. Os resultados indicam que demandas metodológicas sobre planejamento, avaliação e estratégias didáticas constituíram os principais desafios nesta conjuntura. Destaca-se também o aumento da carga de trabalho e as dificuldades de acesso à internet de seus estudantes. Concluímos que é um momento árduo para a maioria dos docentes, mas que associações como a SBEnBio podem criar espaços para reflexão sobre essas práticas.

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Como Citar
Borba, R. C. do N., Teixeira, P. P., Fernandes, K. de O. B., Bertagna, M., Valença, C. R., & Souza, L. H. P. de. (2020). Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia : uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 13(1), 153–171. https://doi.org/10.46667/renbio.v13i1.337
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação - Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ - Brasil. Mestre em Educação - Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ - Brasil. Secretário da SBEnBio - Regional 2. Professor de Ciências e Biologia Redes particular e pública. Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Pedro Pinheiro Teixeira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências Humanas - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Conselheiro da SBEnBio - Regional 2. Professor - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. 

Karine de Oliveira Bloomfield Fernandes, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Diretora da SBEnBio - Regional 2. Professora  - Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ - Brasil

Maína Bertagna, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP - Brasil. Conselheira da SBEnBio - Regional 2. Professora  - Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ - Brasil.

Cristiana Rosa Valença,  Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Doutora em Ensino de Ciências e Saúde  - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Conselheira da SBEnBio - Regional 2. Professora de Biologia  - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) . Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Lucia Helena Pralon de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação em Ciências e Saúde - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Conselheira da SBEnBio - Regional 2. Professora da Escola de Educação - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Referências

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