Problematizando a imposição de corpos femininos desejáveis nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica Jovem
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo desse trabalho é analisar discursos que produzem o corpo feminino anormal em histórias em quadrinhos da Turma da Mônica Jovem. Utilizamos ferramentas teóricas propostas por Michel Foucault para olhar como personagens femininos “acima do peso” são mostrados. Verificamos que os enredos acionam diferentemente os gêneros feminino e masculino e embora levantem temas como bullying e distorção da imagem reforçam estereótipos que convencionalmente associamos ao corpo gordo. Ao problematizar como ensinamos o corpo nas aulas de Biologia sugerimos que é preciso desnaturalizar os agenciamentos que reforçam a padronização corporal como meta. É necessário investir em uma educação de ecdises e caminhos docentes que nos levem a recusar prescrições que cotidianamente nos impõem modos uniformizados de ser gente.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ALCÂNTARA, Cláudia Sales. Histórias em quadrinhos e educação: inovando o currículo. Ceará: Editora da UECE, 2014. (Didática e Prática de Ensino na relação com a escola)
ANDRADE, Sandra Santos. Mídia impressa e educação de corpos femininos. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (Org.) Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2013.
BASTOS, Sandra Nazaré Dias. Retrato falado do professor de Biologia: ciência e docência em discurso. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.
BRAGA, Adriana. Corpo, Mídia e Cultura. Razón y Palabra, v. 69, p. VII - 2, 2009.
CAMPOS, Silvana da Silveira; FERREIRA, Francisco Romão; CARVALHO, Maria Claudia da Veiga Soares; KRAEMER, Fabiana Bom; SEIXAS, Cristiane Marques. O estigma da gordura entre mulheres na sociedade contemporânea. In: PRADO, Shirley; AMPARO-SANTOS, Lígia; SILVA, Luísa; AMAIZ, Mabel; BOSI, Maria Lúcia. (Org.). Estudos socioculturais em alimentação e saúde: saberes em rede. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2016. (Sabor metrópole séries, vol. 5, p. 231-249).
CARVALHO, Eurídice Mota Sobral. Pedagogia do cinema em ação: representações de mulheres gordas em comédias hollywoodianas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS. 2009.
COURTINE, Jean-Jacques. Decifrar o corpo: pensar com Foucault. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
DULCI, Thomas Stark. Máquinas que desejam: a captura edipiana em inteligência artificial. In: AQUINO, Júlio Groppa; RIBEIRO, Cintya Regina. (Org.). A educação por vir: experiências com o cinema. São Paulo: Cortez, 2011.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2007.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população: curso dado no Collége de France (1977-1978). São Paulo: Editora Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.
FREIRE, Dirce de Sá. Com açúcar, sem afeto. In: PRIORE, Mary del; AMANTINO, Márcia (Org.). História do Corpo no Brasil. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
GALLO, Sílvio. Em torno de uma educação menor. Educação e Realidade, Porto Alegre, n.27, v.2, p.169-178, jul./dez., 2002.
GARRÉ, Bárbara; VIEIRA, Virgínia; HENNING, Paula. “Alerta global, fim do mundo, a vingança da natureza”: enunciações da revista Veja em análise. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, p. 261-276, jan./jun. 2014.
GOELLNER, Silvana Vilodre. Mulheres em movimento: imagens femininas na revista Educação Physica. Educação & Realidade. v.25, n.2, p. 77-94 jul./dez. 2000.
GOMES, Isabelle Sena; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Os discursos de corpo bem dito, mal dito e não dito: uma análise a partir de filmes. Rev. Bras. Ciênc. Esporte. v.38, n. 4, 2016.
MARCELLO, Fabiana Amorim. Seleção soma e multiplicação: matemáticas do olhar no trabalho com cinema e educação. In: GUIMARÃES, Leandro Belinaso; GUIDO, Lúcia Estevinho; SCARELI, Giovana. (Org.) Cinema, educação e ambiente. Uberlândia: EDUFU, 2013.
MARTINS, Jaqueline. Tudo, menos ser gorda: a literatura infanto-juvenil e o dispositivo da magreza. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
MILANEZ, Nilton. Intericonicidade: funcionamento discursivo da memória das imagens. Acta Scientiarum. Language and Culture. Maringá, v.35, n.4, p. 345-355, out. /dez., 2013.
OLIVEIRA, Albaneide Cavalcante. O que é ambiente hoje? Quando imagem é enunciado. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.
OLIVEIRA, Maria Jaciara de Azeredo. As histórias em quadrinhos como fonte de informação: uma leitura de "Fábulas" no âmbito da Ciência da Informação. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense, 2014.
PIZARRO, Mariana Vaitiekunas. As histórias em quadrinhos e sua relação com o ensino de ciências: aproximações e reflexos nas dez últimas edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017. Anais do... Florianópolis, 2017.
RAGO, Margareth. Dizer sim à existência. In: RAGO, Margareth; VEIGA-NETO, Alfredo. (Org.). Para uma vida não- fascista. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. A história da beleza no Brasil. São Paulo: Contexto, 2014.
SANTOS-JÚNIOR, Ney Trevas. A influência das histórias em quadrinhos no ensino de matemática: um saber que permite a comunhão do paradidático com o didático numa busca insólita pela mudança da relação tecida entre a criança e esta ciência exata. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2010.
SARRAF, Danielle Correa; BASTOS, Sandra Nazaré Dias. Magra e feliz: lições de beleza da revista Sou mais Eu! In: SEMINÁRIO BRASILEIRO DE ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO, 7.; SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO, 4., 2017. Anais do...Canoas, 2017.
SOARES, Carmen Lúcia. Pedagogias do corpo: higiene, ginásticas, esporte. In: RAGO, Margareth; VEIGA-NETO, Alfredo. (Org.) Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
SOUZA JUNIOR, João Henriques de Sousa. Representações do gordo no cinema nacional: análise de papeis de atores com sobrepeso e obesidade nas produções cinematográficas brasileiras de maior bilheteria. Revista Livre de Cinema, v. 6, n.1, p.4-12, 2019.
SPICACCI, Aline Alkmin Camargo. Tirinhas da Turma da Mônica: tradução do português para a libras por meio da ELiS. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução) - Universidade de Brasília, Brasília, 2018.