Sequência de ensino por investigação sistema respitarório e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Conteúdo do artigo principal

Michele Pires Decottignies
Kelly Araújo Ferreira Krauzer
Marina Cadete da Penha
Carlos Roberto Pires
Marize Lyra Silva Passos

Resumo

Este trabalho trata de uma sequência de ensino por investigação sobre o sistema respiratório utilizando a metodologia Social and Emotional Learning-SEL para ensino de Ciências, com vistas a apresentar uma proposta de ensino que propicie desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. O processo de ensino aprendizagem foi embasado na teoria histórico-cultural de Vygotsky e no campo didático metodológico, o ensino por investigação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de estudo de caso, que contou com a participação de 11 professores com titulação de mestres em Ensino de Ciências. Os resultados apresentaram o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, em especial, o autogerenciamento e a autogestão. A atividade proposta, mostrou-se como uma rica ferramenta para professores ampliarem seus objetivos de aprendizagem com os alunos.

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Como Citar
Decottignies, M. P., Krauzer, . K. A. F., Penha, M. C. da, Pires, C. R. ., & Passos, M. S. . (2022). Sequência de ensino por investigação: sistema respitarório e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(1), 150–170. https://doi.org/10.46667/renbio.v15i1.644
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Michele Pires Decottignies, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutoranda no Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Vila Velha, ES – Brasil.

Kelly Araújo Ferreira Krauzer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Doutoranda no Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Vila Velha, ES – Brasil. 

Marina Cadete da Penha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Doutoranda no Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Vila Velha, ES – Brasil. 

Carlos Roberto Pires, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Doutorado em História Social da Cultura - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Rio de Janeiro, RJ– Brasil. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Vila Velha, ES – Brasil.

Marize Lyra Silva Passos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG). Rio Grande do Sul, RS– Brasil. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Vila Velha, ES – Brasil. 

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