Sequência de ensino por investigação sistema respitarório e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Conteúdo do artigo principal

Michele Pires Decottignies
Kelly Araújo Ferreira Krauzer
Marina Cadete da Penha
Carlos Roberto Pires
Marize Lyra Silva Passos

Resumo

Este trabalho trata de uma sequência de ensino por investigação sobre o sistema respiratório utilizando a metodologia Social and Emotional Learning-SEL para ensino de Ciências, com vistas a apresentar uma proposta de ensino que propicie desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. O processo de ensino aprendizagem foi embasado na teoria histórico-cultural de Vygotsky e no campo didático metodológico, o ensino por investigação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de estudo de caso, que contou com a participação de 11 professores com titulação de mestres em Ensino de Ciências. Os resultados apresentaram o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, em especial, o autogerenciamento e a autogestão. A atividade proposta, mostrou-se como uma rica ferramenta para professores ampliarem seus objetivos de aprendizagem com os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Decottignies, M. P., Krauzer, . K. A. F., Penha, M. C. da, Pires, C. R. ., & Passos, M. S. . (2022). Sequência de ensino por investigação: sistema respitarório e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(1), 150–170. https://doi.org/10.46667/renbio.v15i1.644
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Michele Pires Decottignies, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutoranda no Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Vila Velha, ES – Brasil.

Kelly Araújo Ferreira Krauzer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Doutoranda no Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Vila Velha, ES – Brasil. 

Marina Cadete da Penha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Doutoranda no Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Vila Velha, ES – Brasil. 

Carlos Roberto Pires, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Doutorado em História Social da Cultura - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Rio de Janeiro, RJ– Brasil. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Vila Velha, ES – Brasil.

Marize Lyra Silva Passos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG). Rio Grande do Sul, RS– Brasil. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Vila Velha, ES – Brasil. 

Referências

ABED, Anita Lilian Zuppo. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. Constr. psicopedag., São Paulo, v. 24, n. 25, p. 8-27, 2016.

ALLBRIGHT, Taylor N. et al. Social-emotional learning practices: insights from outlier schools. Journal of Research in Innovative Teaching & Learning, 2019.

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum, 2017.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Porto: Editora Porto, 1994.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa. Ensino de ciências por investigação: condições de implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

COELHO, Vítor Alexandre et al. Programas de intervenção para o desenvolvimento de competências socioemocionais: uma revisão crítica dos enquadramentos SEL e SEAL. Análise Psicológica, v. 34, n. 1, p. 61-72, 2016.

DAMÁSIO, Bruno Figueiredo. Measuring socioemotional skills of children and adolescents: Development and validation of battery. Temas em Psicologia, v. 25, n. 4, p. 2043-2050, 2017.

FREIRE, Lilianara dos Santos. Competência socioemocional: analisando a perspectiva paradigmática da Base Nacional Comum Curricular. 2019.

JONES, Stephanie M.; BOUFFARD, Suzanne M. Social and emotional learning in schools: From programs to strategies and commentaries. Social policy report, v. 26, n. 4, p. 1-33, 2012.

MOLINA-RUIZ, Nancy; GONZÁLEZ-GARCÍA, Pía. Ciencias naturales y aprendizaje socioemocional: una experiencia desde la enseñanza de las ciencias basada en la indagación. Revista Saberes Educativos, n. 6, p. 25-58, 2021.

MARIN, Angela Helena et al. Competência socioemocional: conceitos e instrumentos associados. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 13, n. 2, p. 92-103, 2017.

SCHELFER, Nataniel; MULLE, Rafael Lima Dalle; VERSUTI, Fabiana Maris. Competências socioemocionais e habilidades sociais no contexto da educação científica: uma revisão de literatura. Pesquisa Práticas Educativas. V. 1, p. 1-16, 2020.

VERSUTI, Fabiana Maris et al. Habilidades socioemocionais e tecnologias educacionais: revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, p. 1086-1104, 2020.

VYGOTSKY, Liev Semiónovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

VYGOTSKY. L.S. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes. 2007.

USAKLI, Hakan; EKICI, Kubra. Escolas e aprendizagem emocional social. European Journal of Education Studies, 2018.

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.