Vozes-mulheres-negras no ensino de Biologia para uma escola comprometida com a promoção da saúde

Conteúdo do artigo principal

Brenda Iolanda Silva do Nascimento
Iago Vilaça de Carvalho
Fernanda Antunes Gomes da Costa

Resumo

Este ensaio tem por objetivo discutir a possibilidade de promoção da saúde emancipatória a partir do diálogo com a literatura de mulheres negras no Ensino de Biologia. Acreditamos ser a invisibilidade de certas narrativas no espaço escolar um fator de adoecimento e pauta importante para se pensar práticas pedagógicas que possam enfrentar os perigos de uma história única. Portanto, buscar caminhos para epistemologias que possam convocar as experiências negras se mostra urgente e capaz de corporificar a escola. Através das reflexões teóricas de bell hooks, Paulo Freire e das interlocuções com a literatura de Conceição Evaristo, desejamos que este corpo-escola possa favorecer a construção de comunidades pedagógicas engajadas com a promoção da saúde no ambiente escolar.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Nascimento, B. I. S. do, Carvalho, I. V. de, & Costa, F. A. G. da . (2022). Vozes-mulheres-negras no ensino de Biologia para uma escola comprometida com a promoção da saúde. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(nesp.2), 513–530. https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.739
Seção
Dossiê Temático - Relações Étnico-raciais e o Ensino de Biologia
Biografia do Autor

Brenda Iolanda Silva do Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrado em Educação em Ciências e Saúde - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (NUTES) . Rio de Janeiro, RJ - Brasil.  

Iago Vilaça de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação em Ciências e Saúde - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Doutorado em andamento em Educação em Ciências e Saúde  - Universidade Federal do Rio de Janeiro-Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (UFRJ/NUTES) . Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Fernanda Antunes Gomes da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Letras Vernáculas - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil.  Professora Adjunta - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Macaé, RJ - Brasil. Professora Colaboradora do Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e Saúde - Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (NUTES) . Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

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