Jogo? Aula? “Jogo-aula” uma estratégia para apropriação de conhecimentos a partir da pesquisa em grupo

Conteúdo do artigo principal

Sonia Regina Alves Nogueira
Fernanda Serpa Cardoso
Ellen Serri da Motta
Alice Akemi Yamasaki

Resumo

O ensino de Biologia ainda enfrenta dificuldade na apreensão de conteúdos presentes em diversos currículos escolares, em especial na proposição de práticas que promovam aprendizagens significativas e contextualizadas de conceitos. O trabalho apresentará uma proposta de ação-reflexão, a partir da organização de um jogo-aula de Biologia Celular, desenvolvido por uma equipe interdisciplinar. O jogo-aula foi aplicado em cinco turmas de 1ª série do Ensino Médio para contribuir com a compreensão dos modelos celulares, promovendo o trabalho em grupo, exercitando a pesquisa em materiais impressos, como também a capacidade de organizar e expressar ideias. Os resultados pedagógicos mostraram que o jogo tornou-se catalisador do processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a apropriação de conhecimentos pelos educandos, o desenvolvimento socioemocional e o espírito de equipe em colaboração.

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Como Citar
Nogueira, S. R. A., Cardoso, F. S., Motta, E. S. da, & Yamasaki, A. A. (2018). Jogo? Aula? “Jogo-aula”: uma estratégia para apropriação de conhecimentos a partir da pesquisa em grupo. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 11(2), 5–19. https://doi.org/10.46667/renbio.v11i2.93
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Sonia Regina Alves Nogueira, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada IV no Departamento de Físico-Química da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Desenvolvimento e Inovação em Ensino de Ciências - DIECI". Coordenadora de Área no PIBID UFF - Subprojeto Interdisciplinar

Fernanda Serpa Cardoso, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta no Departamento de Biologia Celular e Molecular. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa "Desenvolvimento e Inovação em Ensino de Ciências - DIECI". Docente no Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão – CMPDI.

Ellen Serri da Motta, Colégio Estadual Guilherme Briggs

Doutora em Fisiopatologia Clínica e Experimental. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa "Desenvolvimento e Inovação em Ensino de Ciências - DIECI". Professora de Biologia na Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro.

Alice Akemi Yamasaki, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta no Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa "Desenvolvimento e Inovação em Ensino de Ciências - DIECI". Docente no Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão – CMPDI. Coordenadora de área de gestão de processos educacionais do PIBID UFF

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