Galperin's theory in the teaching of polyalelia dialectical formation of skills and concepts
Main Article Content
Abstract
Faced with the need to promote the teaching of genetics in schools, this research aimed to form the ability to interpret the mechanisms of transmission of characteristics by polialelia in students of the 3rd year of high school in a public school, using the Theory of Stage Training of the Mental Actions and Concepts of P. Ya. Galperin as a theoretical and methodological contribution. From the development of a task plan, it was possible to perceive that most of the students were able to form the desired skill, ratified by the high degree in the quality of the actions performed. The pedagogical potential of this theory was also verified by allowing the teacher control of the actions to follow more accurately and effectively the students' development.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
BORGES, R. M. R; LIMA, V. M. R. Tendências contemporâneas do ensino de biologia no Brasil. Revista Eletrônica de Enseñanza de las Ciências, Chile, v. 6, n. 2, p. 299-309, 2007. Disponível em: Acesso em: 20 jul. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
CAMARGO, S.; INFANTE-MALACHIAS, M. A genética humana no ensino médio: algumas propostas. Genética na Escola, Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 14-16, 2007.
DURBANO, J. P. M.; PADILHA, I. Q. M.; RÊGO, T. G.; RODRIGUES, P. A. L.; ARAÚJO,
D. A. M. Percepção do conhecimento dos alunos de ensino médio do município de João Pessoa sobre temas emergentes em biotecnologia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA, 54., 2008, Salvador. Anais... Salvador: SBG, 2008.
FABRÍCIO, M. F. L.; JOFÓLI, Z. M. F.; SEMEN, L. S. M.; LEÃO, A. M. A. C. A compreensão das leis de Mendel por alunos de biologia na educação básica e na licenciatura. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, Uberlândia, v. 8, n. 1, p. 12-25, 2006.
GALPERIN, Piotr Yakovlevich. Sobre la formación de las imágenes sensoriales y de los conceptos. In: ROJAS, Luis Quintanar (Compilador). La formacion de las funciones psicológicas durante el desarrollo del niño. Tlaxcala: Universidad Autónoma de Tlaxcala, 2001a. p. 27-39.
LEÓN, Gloria Fariñas. El lecho de Procusto o la convención sobre la competencia humana. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 15, n. 2, p. 341-350, 2011.
LIBÂNEO, José Carlos (Org.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. Educação em debate. São Paulo: Editora Alínea. 2007.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 9. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
NÚÑEZ, I. B. Vigotski, Leontiev e Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Liber Livro, 2009.
NUÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betânia Leite; UEHARA, Fabia Maria Gomes. As Teorias Implícitas sobre a aprendizagem de professores que ensinam Ciências Naturais e futuros professores em formação: a formação faz diferença? Ciências & Cognição, v. 14, n. 3, p. 39-61, 2009.
OCA, I. C. M. Que aportes oferece La investigación reciente sobre aprendizagem para fundamentar nuevas estrategias didácticas? Revista Educación, México, v. 19, n. 1, p. 7-16, 2005.
PEDRANCINI, V. D.; GALUCH, M. T. B.; MOREIRA, A. L. O. R.; RIBEIRO, A. C. Ensino e aprendizagem de biologia no ensino médio e apropriação do saber científico e biotecnológico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, Chile, v. 6, n. 2, 2007.
ROVIRA, M. P. G; SANMARTIN, N. Las bases de orientacion: um instrumento para enseñar a pensar teoricamente em biologia. Alambique Didactica da las Ciências experimentales, v.16, p. 8-20, 1998.
TALIZINA, N. La teoria de la actividad aplicada a la enseñanza. Trad. Yulia Solovieva y Luis Quintanar Rojas. México: Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, 2009.
TEMP, Daiana Sonego. Genetics and its applications: identifying the matter in different teaching contexts. 2014. 183 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
VILELA, M. R. A produção de atividades experimentais em genética no ensino médio. 2007. 50 f. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.