Tutorial Education an experience in high school

Main Article Content

Andrielli da Silva Fontoura
Lenira Maria Nunes Sepel

Abstract

Tutorial Education is a model with great potential for the development of quality teaching-learning processes. This article presents the development of a Tutorial Education proposal applied to High School. The objective was to introduce teaching activities in EM, and to assess the factors that influence success for this type of practice. The development of the proposal was divided into 3 stages: i) presentation of the Tutorial Education model called PET-Júnior to PETians and EM students; ii) organization of activities; iii) application and iv) evaluation. The expansion of the Tutorial Education Program for EM is a possibility that can motivate students to complete and continue their studies, as well as to enter the labor Market.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Fontoura, A. da S., & Sepel, L. M. N. (2022). Tutorial Education: an experience in high school . SBEnBio Biology Teaching Journal, 15(1), 130–149. https://doi.org/10.46667/renbio.v15i1.661
Section
Relatos de Experiência
Author Biographies

Andrielli da Silva Fontoura, Federal University of Santa Maria

PhD in Science Education - Federal University of Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul, Brazil.

Lenira Maria Nunes Sepel, Federal University of Santa Maria

PhD in Science Education - Federal University of Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul, Brazil. Professor at the Federal University of Santa Maria.

References

ALVES, W. M. et al. Construção de objetos de aprendizagem para o ensino de Geometria. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET, 2015, Belém. Anais... "Educação tutorial: ser ou não ser, eis a questão". Disponível em: http://petmec.wixsite.com/xx-enapet/documentos-oficiais. Acesso em: 23 de set. 2017.

AMARAL, P. A. S.; SOUZA, D. C. M.; ALMEIDA, J. J. Vida de inseto- entomologia chega às escolas públicas. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET (ENAPET): ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: INDISSOCIABILIDADE, 21., 2016. Anais... Rio Branco: Edufac, vol. 1, n. 1. Disponível em: https://cientificaenapet20.wixsite.com/anaisenapet/edicao-atual. Acesso em: 27 de set. 2017.

ANPED/Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em educação e ABdC/Associação Brasileira de Currículo. Exposição de Motivos sobre a Base Nacional Comum Curricular. n. 01/2015/GR Rio de Janeiro, 09 de nov. 2015.

BATISTA, A. C. B. et al. XII Semana da Biologia “Vida de Biólogo: pesquisa, ensino e extensão”. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET (ENAPET): ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: INDISSOCIABILIDADE, 21., 2016. Anais... Rio Branco: Edufac, vol. 1, n. 1. Disponível em: https://cientificaenapet20.wixsite.com/anaisenapet/edicao-atual. Acesso em: 27 de set. 2017.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun, 2011.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Diário Oficial da União, Brasília, 17 de fevereiro de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm. Acesso em: 27 de out. de 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Apresentação- PET. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pet. Acesso em: 01 de out. de 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Terceira versão. Brasília, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 05 de jan. de 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Legislação PET. 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pet/legislacao. Acesso em: 03 de mai. de 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Manual de Orientações Básicas do PET, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 976, de 27 de julho de 2010. Diário Oficial da União, Brasília, 28 de julho de 2010. Disponível em: http://sigpet.mec.gov.br/docs/Portaria_976_2010.pdf. Acesso em: 01 de out. de 2018.

BRASIL. Resolução CNE/CP 2/2017. Diário Oficial da União, Brasília, 22 de dezembro de 2017, Seção 1, pp. 41 a 44. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/observatorio-da-educacao/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/53031-resolucoes-cp-2017 Acesso em: 1 de out. de 2018.

CLARO, L. C. et al. Acesso e permanência: práticas do PET na luta pelas classes populares no Ensino Superior. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET, 2015, Belém. Anais "Educação tutorial: ser ou não ser, eis a questão". Disponível em: http://petmec.wixsite.com/xx-enapet/documentos-oficiais. Acesso em: 23 de set. 2017.

COSTA, H. H. C.; LOPES, A. C. A contextualização do conhecimento no Ensino Médio: tentativas do controle do outro. Educ. Soc., Campinas, v. 39, n. 143, p.301-320, abr./jun., 2018.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2012-1/1SF/Sandra/apostilaMetodologia.pdf. Acesso em: 20 de mai. 2019.

FRISON, L. M. B. Tutoria: uma prática de ensino autorregulada utilizada no ensino superior. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.21, n. esp., p.66-81, jul./dez. 2013.

JESUS, M. M. et al. Avaliação escolar: instrumento orientador na prática da avaliação educacional. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET, 2015, Belém. Anais "Educação tutorial: ser ou não ser, eis a questão". Disponível em: http://petmec.wixsite.com/xx-enapet/documentos-oficiais. Acesso em: 23 de set. 2017.

KUENZER, A. C. Trabalho e escola: a flexibilização do Ensino Médio no contexto do regime de acumulação flexível. Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 139, p.331-354, abr./jun., 2017.

LEÃO, G. O que os jovens podem esperar da reforma do ensino médio brasileiro? Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 34, 2018.

LEITE, N. P. et al. Educação Tutorial: revitalizando ensino-aprendizagem e pesquisa em administração. Rev. Adm. FACES Journal Belo Horizonte, v. 9, n. 4, p. 87-104, set./dez. 2010.

LICHTENFELZ, F. A. et al. Observação de aves. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET (ENAPET): ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: INDISSOCIABILIDADE, 21., 2016. Anais... Rio Branco: Edufac, vol. 1, n. 1.Disponível em: https://cientificaenapet20.wixsite.com/anaisenapet/edicao-atual. Acesso em: 27 de set. 2017.

LOURENÇO, L. F. Tutoria: um caminho possível para o sucesso escolar, 2012.

MACHADO, L. M. et al. Relato de experiência: osteotécnicas como ferramentas de aprendizagem em morfologia. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET (ENAPET): ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: INDISSOCIABILIDADE, 21., 2016. Anais... Rio Branco: Edufac, vol. 1, n. 1. Disponível em: https://cientificaenapet20.wixsite.com/anaisenapet/edicao-atual. Acesso em: 27 de set. 2017.

MARTINS, I. L. Educação Tutorial no ensino presencial- uma análise sobre o PET. 2017, p. 3. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/PET/pet_texto_iv.pdf. Acesso em: 28 de dez. de 2017.

MOCARZEL, M. S. M. V.; ROJAS, A. A.; PIMENTA, M. de F. B. A reforma do Ensino Médio: novos desafios para a gestão escolar. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. esp.1, p. 159-176, mar., 2018.

MONTEIRO, C. et al. Avaliação da competência comunicativa oral no Ensino Básico: Um estudo exploratório. Revista Portuguesa de Educação, v.26, n.2, p.111-138, 2013.

OLIVEIRA, L. O. et al. Análise de publicações científicas sobre ensino e educação em esquistossomose. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET, 2015, Belém. Anais "Educação tutorial: ser ou não ser, eis a questão". Disponível em: http://petmec.wixsite.com/xx-enapet/documentos-oficiais. Acesso em: 23 de set. 2017.

SANTOS, K. S. F. et al. “Quarta do Biólogo”: instrumento de divulgação das várias áreas da Biologia na faculdade de Ciências Biológicas/UFPA. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET, 2015, Belém. Anais "Educação tutorial: ser ou não ser, eis a questão". Disponível em: http://petmec.wixsite.com/xx-enapet/documentos-oficiais. Acesso em: 23 de set. 2017.

SANTOS, E. V. As práticas avaliativas na construção da aprendizagem: um ato de reflexão sobre a docência. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET, 2015, Belém. Anais "Educação tutorial: ser ou não ser, eis a questão". Disponível em: http://petmec.wixsite.com/xx-enapet/documentos-oficiais. Acesso em: 23 de set. 2017.

SELLES, S. E. A BNCC e a Resolução CNE/CP nº 2/2015 para a formação docente: a “carroça na frente dos bois”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 2, p. 337-344, ago, 2018.

SILVA, L. S. O. Análise da transposição didática da dengue em livros didáticos do Ensino Básico. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET, 2015, Belém. Anais "Educação tutorial: ser ou não ser, eis a questão". Disponível em: http://petmec.wixsite.com/xx-enapet/documentos-oficiais. Acesso em: 23 de set. 2017.

SILVA, A.; LIMA, B.; ROCHA, L. Estratégias lúdicas como ferramentas para o ensino de botânica. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET (ENAPET): ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: INDISSOCIABILIDADE, 21., 2016. Anais... Rio Branco: Edufac, vol. 1, n. 1. Disponível em: https://cientificaenapet20.wixsite.com/anaisenapet/edicao-atual. Acesso em: 27 de set. 2017.

SILVA, M. M. F et. al. O PET-Educação no contexto da formação acadêmica: as licenciaturas em evidência. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 21, n. 3, p. 1499-1516, set./dez. 2017.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Similar Articles

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.