Educación Tutorial una experiencia en la escuela secundaria

Contenido principal del artículo

Andrielli da Silva Fontoura
Lenira Maria Nunes Sepel

Resumen

La Educación Tutorial es un modelo con gran potencial para el desarrollo de procesos de enseñanza-aprendizaje de calidad. Este artículo presenta el desarrollo de una propuesta de Educación Tutorial aplicada al Bachillerato. El objetivo fue introducir actividades docentes en ME y evaluar los factores que influyen en el éxito de este tipo de práctica. El desarrollo de la propuesta se dividió en 3 etapas: i) presentación del modelo de Educación Tutorial denominado PET-Júnior a estudiantes de PET y EM; ii) organización de actividades; iii) aplicación y iv) evaluación. La ampliación del Programa de Educación Tutorial para EM es una posibilidad que puede motivar a los estudiantes a completar y continuar sus estudios, así como a ingresar al mercado laboral.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Fontoura, A. da S., & Sepel, L. M. N. (2022). Educación Tutorial: una experiencia en la escuela secundaria. Revista De Enseñanza De Biología SBEnBio, 15(1), 130–149. https://doi.org/10.46667/renbio.v15i1.661
Sección
Relatos de Experiência
Biografía del autor/a

Andrielli da Silva Fontoura, Universidad Federal de Santa María

Doctorado en Ciencias de la Educación - Universidad Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul, Brasil.

Lenira Maria Nunes Sepel, Universidad Federal de Santa María

Doctorado en Ciencias de la Educación - Universidad Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul, Brasil. Profesor de la Universidad Federal de Santa María.

Citas

ALVES, W. M. et al. Construção de objetos de aprendizagem para o ensino de Geometria. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET, 2015, Belém. Anais... "Educação tutorial: ser ou não ser, eis a questão". Disponível em: http://petmec.wixsite.com/xx-enapet/documentos-oficiais. Acesso em: 23 de set. 2017.

AMARAL, P. A. S.; SOUZA, D. C. M.; ALMEIDA, J. J. Vida de inseto- entomologia chega às escolas públicas. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET (ENAPET): ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: INDISSOCIABILIDADE, 21., 2016. Anais... Rio Branco: Edufac, vol. 1, n. 1. Disponível em: https://cientificaenapet20.wixsite.com/anaisenapet/edicao-atual. Acesso em: 27 de set. 2017.

ANPED/Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em educação e ABdC/Associação Brasileira de Currículo. Exposição de Motivos sobre a Base Nacional Comum Curricular. n. 01/2015/GR Rio de Janeiro, 09 de nov. 2015.

BATISTA, A. C. B. et al. XII Semana da Biologia “Vida de Biólogo: pesquisa, ensino e extensão”. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET (ENAPET): ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: INDISSOCIABILIDADE, 21., 2016. Anais... Rio Branco: Edufac, vol. 1, n. 1. Disponível em: https://cientificaenapet20.wixsite.com/anaisenapet/edicao-atual. Acesso em: 27 de set. 2017.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun, 2011.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Diário Oficial da União, Brasília, 17 de fevereiro de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm. Acesso em: 27 de out. de 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Apresentação- PET. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pet. Acesso em: 01 de out. de 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Terceira versão. Brasília, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 05 de jan. de 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Legislação PET. 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pet/legislacao. Acesso em: 03 de mai. de 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Manual de Orientações Básicas do PET, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 976, de 27 de julho de 2010. Diário Oficial da União, Brasília, 28 de julho de 2010. Disponível em: http://sigpet.mec.gov.br/docs/Portaria_976_2010.pdf. Acesso em: 01 de out. de 2018.

BRASIL. Resolução CNE/CP 2/2017. Diário Oficial da União, Brasília, 22 de dezembro de 2017, Seção 1, pp. 41 a 44. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/observatorio-da-educacao/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/53031-resolucoes-cp-2017 Acesso em: 1 de out. de 2018.

CLARO, L. C. et al. Acesso e permanência: práticas do PET na luta pelas classes populares no Ensino Superior. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET, 2015, Belém. Anais "Educação tutorial: ser ou não ser, eis a questão". Disponível em: http://petmec.wixsite.com/xx-enapet/documentos-oficiais. Acesso em: 23 de set. 2017.

COSTA, H. H. C.; LOPES, A. C. A contextualização do conhecimento no Ensino Médio: tentativas do controle do outro. Educ. Soc., Campinas, v. 39, n. 143, p.301-320, abr./jun., 2018.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2012-1/1SF/Sandra/apostilaMetodologia.pdf. Acesso em: 20 de mai. 2019.

FRISON, L. M. B. Tutoria: uma prática de ensino autorregulada utilizada no ensino superior. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.21, n. esp., p.66-81, jul./dez. 2013.

JESUS, M. M. et al. Avaliação escolar: instrumento orientador na prática da avaliação educacional. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET, 2015, Belém. Anais "Educação tutorial: ser ou não ser, eis a questão". Disponível em: http://petmec.wixsite.com/xx-enapet/documentos-oficiais. Acesso em: 23 de set. 2017.

KUENZER, A. C. Trabalho e escola: a flexibilização do Ensino Médio no contexto do regime de acumulação flexível. Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 139, p.331-354, abr./jun., 2017.

LEÃO, G. O que os jovens podem esperar da reforma do ensino médio brasileiro? Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 34, 2018.

LEITE, N. P. et al. Educação Tutorial: revitalizando ensino-aprendizagem e pesquisa em administração. Rev. Adm. FACES Journal Belo Horizonte, v. 9, n. 4, p. 87-104, set./dez. 2010.

LICHTENFELZ, F. A. et al. Observação de aves. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET (ENAPET): ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: INDISSOCIABILIDADE, 21., 2016. Anais... Rio Branco: Edufac, vol. 1, n. 1.Disponível em: https://cientificaenapet20.wixsite.com/anaisenapet/edicao-atual. Acesso em: 27 de set. 2017.

LOURENÇO, L. F. Tutoria: um caminho possível para o sucesso escolar, 2012.

MACHADO, L. M. et al. Relato de experiência: osteotécnicas como ferramentas de aprendizagem em morfologia. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET (ENAPET): ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: INDISSOCIABILIDADE, 21., 2016. Anais... Rio Branco: Edufac, vol. 1, n. 1. Disponível em: https://cientificaenapet20.wixsite.com/anaisenapet/edicao-atual. Acesso em: 27 de set. 2017.

MARTINS, I. L. Educação Tutorial no ensino presencial- uma análise sobre o PET. 2017, p. 3. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/PET/pet_texto_iv.pdf. Acesso em: 28 de dez. de 2017.

MOCARZEL, M. S. M. V.; ROJAS, A. A.; PIMENTA, M. de F. B. A reforma do Ensino Médio: novos desafios para a gestão escolar. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. esp.1, p. 159-176, mar., 2018.

MONTEIRO, C. et al. Avaliação da competência comunicativa oral no Ensino Básico: Um estudo exploratório. Revista Portuguesa de Educação, v.26, n.2, p.111-138, 2013.

OLIVEIRA, L. O. et al. Análise de publicações científicas sobre ensino e educação em esquistossomose. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET, 2015, Belém. Anais "Educação tutorial: ser ou não ser, eis a questão". Disponível em: http://petmec.wixsite.com/xx-enapet/documentos-oficiais. Acesso em: 23 de set. 2017.

SANTOS, K. S. F. et al. “Quarta do Biólogo”: instrumento de divulgação das várias áreas da Biologia na faculdade de Ciências Biológicas/UFPA. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET, 2015, Belém. Anais "Educação tutorial: ser ou não ser, eis a questão". Disponível em: http://petmec.wixsite.com/xx-enapet/documentos-oficiais. Acesso em: 23 de set. 2017.

SANTOS, E. V. As práticas avaliativas na construção da aprendizagem: um ato de reflexão sobre a docência. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET, 2015, Belém. Anais "Educação tutorial: ser ou não ser, eis a questão". Disponível em: http://petmec.wixsite.com/xx-enapet/documentos-oficiais. Acesso em: 23 de set. 2017.

SELLES, S. E. A BNCC e a Resolução CNE/CP nº 2/2015 para a formação docente: a “carroça na frente dos bois”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 2, p. 337-344, ago, 2018.

SILVA, L. S. O. Análise da transposição didática da dengue em livros didáticos do Ensino Básico. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET, 2015, Belém. Anais "Educação tutorial: ser ou não ser, eis a questão". Disponível em: http://petmec.wixsite.com/xx-enapet/documentos-oficiais. Acesso em: 23 de set. 2017.

SILVA, A.; LIMA, B.; ROCHA, L. Estratégias lúdicas como ferramentas para o ensino de botânica. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET (ENAPET): ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: INDISSOCIABILIDADE, 21., 2016. Anais... Rio Branco: Edufac, vol. 1, n. 1. Disponível em: https://cientificaenapet20.wixsite.com/anaisenapet/edicao-atual. Acesso em: 27 de set. 2017.

SILVA, M. M. F et. al. O PET-Educação no contexto da formação acadêmica: as licenciaturas em evidência. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 21, n. 3, p. 1499-1516, set./dez. 2017.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Artículos similares

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.