A religiosidade como elemento fundante nas representações sociais imagéticas acerca da pandemia de COVID-19 por estudantes brasileiros

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Luciano Luz Gonzaga

Resumo

A pesquisa visa compreender os efeitos da pandemia entre estudantes da Educação de jovens e Adultos, por meio das representações sociais imagéticas. O trabalho tem como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais de Moscovici. Nos desenhos pode-se observar um forte apelo à religiosidade como amparo emocional às adversidades causadas pela pandemia. A falta da imagem da vacina, como objeto de representação, sugere estar fortemente associada ao conjunto de credos religiosos, superstições, mitos, notícias falsas ou à falta de informação. A pesquisa sugere que as aulas de Biologia possam ir além da normatização biomédica e promovam um diálogo mais amplo com atividades diversificadas, visando desconstruir percepções equivocadas sobre a imunização vacinal.

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Como Citar
Gonzaga, L. L. (2022). A religiosidade como elemento fundante nas representações sociais imagéticas acerca da pandemia de COVID-19 por estudantes brasileiros. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(2), 909–924. https://doi.org/10.46667/renbio.v15i2.716
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Luciano Luz Gonzaga, Universidade do Grande Rio

Doutorado em Ciências (Educação, Gestão e Difusão em Biociências) - Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro ( UFRJ) - Rio de Janeiro, RJ - Brasil.  Professor adjunto da Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

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