Approaching socioscientific issues in Biology teaching as a mechanism for strengthening youth protagonism
Main Article Content
Abstract
Youth Protagonism can be understood as the ability of adolescents to actively participate in public activities or projects, playing a transforming role in society. This research aimed to analyze the influence of approaching socio-scientific themes in biology teaching, as a mechanism for strengthening youth protagonism. As data collection technique, we used semi-structured interviews with biology teachers and focus group with high school students. The organization of the data was carried out through the analysis of the students' speeches, and interviews with the teachers. Environmental and social issues were selected and discussed in the focus group. It was noted that the approach of socio-scientific aspects, in biology classes, can develop protagonism in basic education students.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
BARROS, Zelinda. “Escola, racismo e violência”. In: Projeto Gênero, Raça e Cidadania no Combate à Violência nas Escolas - Caderno para Professores”. NEIM/UFBA, 2005. p. 35-39. Disponível em: encurtador.com.br/svGP1. Acesso em: 20 set. 2019.
BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em Tese, v. 2, n. 1, p. 68-80, 2005. Disponível em: https://urx1.com/S6ZE5. Acesso em: 08 jun. 2019.
CAVALHEIRO, Jeferson de Souza. Consciência ambiental entre professores e alunos da escola estadual básica Dr. Paulo Devanier Lauda. 2008. 62 f. Monografia apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (Especialização em Meio Ambiente). Santa Maria, RS, 2008. Disponível em: encurtador.com.br/cnJK1. Acesso em: 13 set. 2019.
CERQUEIRA, Daniel RC; MOURA, Rodrigo Leandro de. Vidas perdidas e racismo no Brasil. Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, 2013. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/5977/1/NT_n10_vidas.pdf . Acesso em: 20 set. 2019.
FERRETTI, J.; ZIBAS, Dagmar ML; TARTUCE, Gisela Lobo BP. Protagonismo juvenil na literatura especializada e na reforma do ensino médio. Cadernos de pesquisa, v. 34, n. 122, p. 411-423, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/CfWXW5h9BRT5twmQQhJpRnM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 mai. 2019.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas da Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HAMLIN, Cynthia Lins. Desenvolvendo uma Terceira Cultura nas Escolas: habitus sociológico, estranhamento e desnaturalização de preconceitos. Revista TOMO, n. 15, p. 71-82, 2009. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/tomo/article/view/489/405. Acesso em: 21 set. 2019.
HILÁRIO, Teresa Romana Graça. A discussão de controvérsias sociocientíficas na promoção de competências de cidadania em alunos da disciplina de Biologia do 12º ano. 2009. 159 f. Dissertação (mestrado em educação), Universidade de Lisboa - Faculdade de Ciências - Departamento de Educação, 2009. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/3797/1/ulfc055677_tm_Teresa_Hilario.pdf. Acesso em: 22 set. 2019.
JACOBI, Pedro Roberto. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de pesquisa, n. 118, p. 189-205, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/cp/n118/16834.pdf. Acesso em: 21 set. 2019.
JÚNIOR, Paulo Sergio Furtado Pereira; MELO, Lucas Oliveira de. O Uso da Matemática na Prevenção de Queimadas na Cidade de Rio Branco - Acre. Anais do Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental, n. 1, 2016. Disponível em: file:///C:/Users/Daniele/Downloads/910-Texto%20do%20artigo-2064-1-10-20161107.pdf. Acesso em: 09 out. 2019.
MAGGIE, Yvonne. Racismo e anti-racismo: preconceito, discriminação e os jovens estudantes nas escolas cariocas. Educação e Sociedade, v. 27, n. 96, p. 739-751, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/es/v27n96/a06v2796.pdf. Acesso em: 20 set. 2019.
MEDEIROS, Monalisa Cristina Silva; RIBEIRO, Maria da Conceição Marcolino; FERREIRA, Catyelle Maria de Arruda. Meio ambiente e educação ambiental nas escolas públicas. Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 92, 2011. Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-ambiental/meio-ambiente-e-educacao-ambiental-nas-escolas-publicas/. Acesso em: 18 set. 2019.
MUNDIM, Juliana Viégas; SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos: análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar. Ciência & Educação, v. 18, n. 4, p. 787-802, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2510/251025250004.pdf ;. Acesso em: 24 mai. 2019.
OLIVEIRA, G. S.; CUNHA, A. M. O.; CORDEIRO, E. M.; SAAD, N. S. Grupo Focal: Uma técnica de coleta de dados numa investigação qualitativa. Cadernos da Fucamp, v.19, n.41, p.1-13, 2020. Disponível em: 2208-Texto do Artigo-7932-1-10-20201014.pdf. Acesso em: 23 jul. 2023.
PÉREZ, Leonardo Fabio Martínez; CARVALHO, Washington LP. Contribuições e dificuldades da abordagem de questões sociocientíficas na prática de professores de ciências. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 3, p. 727-741, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/2012nahead/aop450.pdf. Acesso em: 24 mai. 2019.
ROSA, G. M. da; SILVA, F. R. da; FLACH, K. A. Educação Ambiental na educação escolar e a Responsabilidade Social: desafios e possibilidades nas questões ambientais. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 16, n. 5, p. 411-30, 2021. DOI: 10.34024/revbea.2021.v16.12043. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/12043. Acesso em: 19 jul. 2023.
SANTOS, D. M. As Contribuições do Enfoque CTS, Aspectos Sociocientíficos e da Educação Ambiental para Refletir as Questões Socioambientais no Ensino de Química. Revista Debates em Ensino de Química, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 134-47, 2023. DOI: 10.53003/redequim.v9i1.4852. Disponível em: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/4852. Acesso em: 19 jul. 2023.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino (ISSN 1980-8631), v. 1, 2007. Disponível em: encurtador.com.br/hkuK2. Acesso em: 22 set. 2019.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Abordagem de aspectos sociocientíficos em aulas de ciências: possibilidades e limitações. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n. 2, p. 191-218, 2009. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/355/222. Acesso em: 18 mai. 2019.
SILVA, Alexsandra Maria Sousa, XIMENES, Veronica Morais. Políticas públicas e juventude: análises sobre o protagonismo juvenil na perspectiva dos jovens pobres. Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1-5, 2019. Disponível em: http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/1506. Acesso em: 17 jul. 2023.
SILVA, Carlos Alberto da; STUCHI, Adriano Marcus. Dificuldades encontradas por professores de Biologia para planejar aulas envolvendo questões sociocientíficas no Ensino Médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 9., 2017. Anais... Florianópolis, 2017. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1189-1.pdf. Acesso em: 17 mai. 2019.
SILVA, Thais Gama da; ASINELLI-LUZ, Araci. Protagonismo juvenil na escola: limitações e possibilidades enquanto prática pedagógica na disciplina de biologia, [2009?]. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1362-8.pdf. Acesso em 17 de mai. 2019.
SILVA, Fernando Dias da; ASSUNÇÃO, Nayara Barros de. Gestão e educação ambiental: uma relação meio ambiente e saúde. Revista Saúde e Meio Ambiente, v. 9, n. 2, ago./dez. 2019. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/7721-Texto%20do%20artigo-26456-1-10-20190718%20(1).pdf. Acesso em: 19 jul. 2023.
SOUSA, Grasielle Pereira; TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini. Educação CTS e genética. Elementos para a sala de aula: potencialidades e desafios. Experiências em Ensino de Ciências, v. 9, n. 2, p. 83-103, 2014. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID244/v9_n2_a2014.pdf. Acesso em: 22 set. 2019.
SOUZA, Regina Magalhães de. Protagonismo juvenil: o discurso da juventude sem voz. Revista Brasileira Adolescência e Conflitualidade, v. 1, n. 1, 2015. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/adolescencia/article/view/183/170> . Acesso em: 20 maio 2019.
STAMATO, Maria Izabel Calil. Protagonismo juvenil: uma praxis sócio-histórica de ressignificação da juventude. 2008. 222 f. Tese (doutorado em psicologia) - Pontifica Universidade Católica de São Paulo. 2008. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/PUC_SP-1_f77349c06cb4e02989bc99d54c766bcb. Acesso em: 20 mai. 2019.
VON LINSINGEN, Irlan. Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consolidação na América Latina. Ciência & Ensino, v. 1, 2007. Disponível em: http://200.133.218.118:3536/ojs/index.php/cienciaeensino/article/viewFile/150/108 . Acesso em: 17 mai. 2019.