Dos décadas de la ley 10.639/2003 un análisis de la educación antirracista en el currículo de la carrera de Ciencias Biológicas de la UFMT/CUA
Contenido principal del artículo
Resumen
El abordaje de la Ley 10.639/2003 y las relaciones étnico-raciales en los cursos de formación docente son esenciales para la construcción de una educación antirracista. El objetivo aquí es analizar, desde la perspectiva de los profesores del L. curso de Ciencias Biológicas de la UFMT/CUA, la importancia de la implementación de esta ley en la formación inicial de profesores de ciencias y biología. Esta encuesta se realizó a través de un formulario on-line. Para el análisis se utilizó el método de Análisis de Contenido. Observamos una disociación entre la enseñanza de las ciencias y la biología y la realidad sociopolítica con respecto al racismo, lo que se refleja negativamente en el reconocimiento del papel de los profesionales del campo de la biología en la educación antirracista.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Citas
ANDRES, F. DA C. et al. A utilização da plataforma Google Forms em pesquisa acadêmica: relato de experiência. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e284997174, 17 ago. 2020. Disponível em: https://redib.org/Record/oai_articulo3004941-a-utiliza%C3%A7%C3%A3o-da-plataforma-google-forms-em-pesquisa-acad%C3%AAmica-relato-de-experi%C3%AAncia Acesso em: 30 de maio de 2022.
BAPTISTA, Leandro Vasconcelos. História da ciência: contributos para (re)pensar a formação de professores de ciências e biologia. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás), 2016. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/6525/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Leandro%20Vasconcelos%20Baptista%20-%202016.pdf Acesso em: 2 de junho de 2022.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei Nº 9.394/96. Presidência da República, C. C., Subchefia Para Assuntos Jurídicos. Brasília, 1996.
________. Conselho Nacional de Educação. Parecer n. 003, de 10 de março de 2004a. Diário Oficial da União, Brasília, 19 de maio de 2004a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_003.pdf Acesso em: 30 de maio de 2022.
________. Conselho Nacional de Saúde (Brasil). Resolução n o 450, de 07 de abril de 2016. Brasília, 2012. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html Acesso em: 30 de jun. 2022.
________. Conselho Nacional de Saúde (Brasil). Resolução n o 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília, 2012. Disponível em: http://www.conselho.saude.gov.br/web_comissoes/conep/index.html Acesso em: 28 de jun. 2022.
CARLOMAGNO, M. C. Conduzindo pesquisas com questionários online: uma introdução às questões metodológicas. IBPAD: Estudando Cultura e Comunicação com mídias sociais. v. 2. p. 31. Disponível em: https://ibpad.com.br/publicacoes/estudando-cultura-e-comunicacao-com-midias-sociais-2/ Acesso em: 30 de maio de 2022.
CASSETTE, Amanda Cardoso de Oliveira Silveira; el al. 18 anos da lei 10.639/03 e o ensino de Biologia no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia dDe Minas Gerais. REnBio - Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, vol. 15, nesp2, p. 589-611, 2022.
CHAER, G.; DINIZ, R. R. P.; RIBEIRO, E. A. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Revista Evidência, v. 7, n. 7, p. 251–266, 2012. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/maio2013/sociologia_artigos/pesqusia_social.pdf Acesso em: 30 de maio de 2022.
DARWIN, CHARLES. The descente of man and selection in relation to sex. New York: Cambridge University Press, 1871. v.1, 423p.
ENSP, E. N. DE S. P. S. A. Orientações sobre ética em pesquisa em ambientes virtuais. p. 1-12, 2020. Disponível em: https://cep.ensp.fiocruz.br/sites/default/files/orientacoes_eticapesquisaambientevirtual.pdf Acesso em: 30 de maio de 2022.
FERNANDES, Kelly Meneses. Biologia, educação das relações étnico-raciais e inversão epistemológica. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, v.1, n.2, p.311-323, jun./set. 2015.
GUIMARÃES, A. S. A. Racismo E Anti-Racismo. Novos estudos, v. No 43, p. 26-44, 1995. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2128310/mod_resource/content/1/ASG_racismo_e_anti_racismo_NE%2043_1995.pdf Acesso em: 30 de maio de 2022.
HOOKS, Bell. Ensinado a transgredir – a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
KILOMBA, Grada. Memórias de Plantação, episódios de racismo cotidianos. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2019.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo [livro eletrônico]. São Paulo: Cortez, 2013.
MACEDO, Roberto Sidnei. Atos de Currículo e Autonomia Pedagógica: o socioconstrucionismo curricular em perspectiva. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2013. 180 p.
MELO, Maria da Conceição Costa; FRANÇA, Suzane Bezerra de. A temática étnico-racial na formação inicial de professores de ciências biológicas. Braz. J. of Develop., Curitiba, v.6, n. 1, p. 4703-4710, jan. 2020.
MENDONÇA, Ana Paula Fernandes de. Breves considerações sobre o estado do conhecimento na área de formação de professores acerca da educação para as relações étnico-raciais (2005-2009). Revista Contrapontos - Eletrônica, v.11, n.3, p. 299-313, set./dez. 2011. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1984-71142011000300007&lng=pt&nrm=iso Acesso em: 02 de junho de 2022.
MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In: Programa de educação sobre o negro na sociedade brasileira, 2004. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001413002 Acesso em: 02 de junho de 2022.
NEVES, J. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração São Paulo, v. 1, n. 3, p. 1–5, 1996. Disponível em: https://www.hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/NEVES-Pesquisa_Qualitativa.pdf Acesso em: 30 de maio de 2022.
PAIVA, A. de S. Princípios de design para o ensino de biologia celular: pensamento crítico e ação sociopolítica inspirados no caso de Henrietta Lacks. 2019. 391 f. Tese (Ensino, Filosofia e História das Ciências). Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2019.
PAIVA, Ayane de Souza, et. al. Baartman, Lacks e o corpo da mulher negra como paradigma de alteridade na história da biologia. SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 15., 2016. Anais... Disponível em: https://www.15snhct.sbhc.org.br/trabalho/view?ID_TRABALHO=1576 Acesso em: 02 de junho de 2022.
POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa enfoques epistemológicos e metodológicos. São Paulo, SP; Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
REGIS, K. E.; GOMES, N. L.; NHALEVILO, E. A. Possibilidades de fundamentos epistemológicos para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil. Revista e-Curriculum, v. 20, n. 1, p. 70-99, 30 mar. 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/54681 Acesso em: 30 de maio de 2022.
REIS, R. M. O. D. R. Caminhos para uma educação antirracista. Trabalho de conclusão de curso. Programa de Pós Graduação em Ensino de História da África. COLÉGIO PEDRO II, 2021. Disponível em: http://www.cp2.g12.br/blog/propgpec/files/2020/12/RAYSAREIS2021TCC.pdf Acesso em: 30 de maio de 2022.
RIBEIRO, Shirlyjaine da Silva Francisco; PAIVA, Ayane de Souza. A lei 10.639/2003 no curso de Ciências Biológicas da UFMT/CUA. Anais do SemiEdu 2022: (Trans)Ver a vida pelas lentes de uma educação científica, sensível, ética, estética e artística, 2022.
SÁNCHEZ-ARTEAGA, Juanma, et. al. Alterização, biologia humana e biomedicina. Scientiæ zudia, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 615-41, 2015.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/ss/a/G3TX3kkMnkB97GWWBRTKS5q/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 29 de abril em 2023.
SANTOS, Felipe Ramon. Silêncio na formação e o reflexo na sala de aula: por onde andam as questões raciais na construção do futuro professor de ciências e biologia?. Trabalho de Conclusão de Curso de Biologia - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências. Fortaleza, CE: UFCE, 2020.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no brasil: 1870-1930. Companhia das Letras, São Paulo, p. 99-133, 1993.
SEPULVEDA, Claudia; FARIAS, Yaci Maria Marcondes. A biologia e a construção de outros: história da ciência, crítica feminista e educação antiopressiva. Revista Brasileira de História da Ciência, ISSN 2176-3275, v. 15, n. 2, p.491-515, jul./dez. 2022
SILVÉRIO, F. F.; VERRANGIA, O cientista é um homem branco ocidental - Uma análise de livros didáticos de Biologia. D. Dossiê. ABATIRÁ - REVISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS E LINGUAGENS, v. 2, n. 3, p. 1-524, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/11936 Acesso em: 05 de maio de 2022.
STORTTI, Marcelo Aranda; SANCHEZ, Celso Pereira. Diálogos entre a Formação Inicial Docente em Biologia e a temática da Justiça, conflitos e Racismo Ambiental. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Rio Grande, v. 36, n. 2, p. 60 - 82, mai./ago. 2019.
VERRANGIA, Douglas. A formação de professores de ciências e biologia e os conhecimentos tradicionais de matriz africana e afro-brasileira. Magis, v. 6, n. 12, p. 105-117, 2013. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4774281 Acesso em: 05 de maio de 2022.
VERRANGIA, Douglas; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, v. 36, p. 705-718, 2010.