Educación sexual las percepciones de los profesores de biología de la escuela secundaria
Contenido principal del artículo
Resumen
Este trabajo tenía como objetivo analizar cómo se aborda la sexualidad en las escuelas por los profesores de biología de la escuela secundaria. La investigación se llevó a cabo con diez profesores. La naturaleza de la investigación fue cualitativa. Los resultados encontrados muestran que los profesores, a pesar de los obstáculos que dificultan el tratamiento de las cuestiones relacionadas con la sexualidad, conocen la importancia y la necesidad de discutir este tema con los estudiantes, pero necesitan recursos para ayudarles en sus prácticas. Los resultados también mostraron que la educación sexual es una necesidad y, en opinión de los profesores, concierne a todos los maestros y no debe limitarse a los profesores de biología.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Citas
ALMEIDA, Ana Carla Campos Hidalgo de; CENTA, Maria de Lourdes. La familia y la educación sexual de los hijos: implicaciones para la enfermería. Acta Paulista de Enfermagem, v. 22, n. 1, p. 71-76, 2009.
ALTMANN, Helena. Sobre a educação sexual como um problema escolar. Revista Linhas, v. 7, n. 1, 2006.
ARAÚJO, Alessandra Vanessa Simões de et al. O papel dos pais na educação sexual de adolescentes: uma revisão integrativa. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 13, n. 2, p. 117-128, 2015.
BANDEIRA, Josiane et al. Perception of educators on sexual guidance at school: a floor they never treaded. Journal of Nursing UFPE/Revista de Enfermagem UFPE, v. 10, n. 3, 2016.
BAPTISTA, Makilim Nunes; BAPTISTA, Adriana Said Daher; DIAS, Rosana Righetto. Estrutura e suporte familiar como fatores de risco na depressão de adolescentes. Psicologia: ciência e profissão, v. 21, n. 2, p. 52-61, 2001.
BARBOSA, Luciana Uchôa; FOLMER, Vanderlei. Facilidades e dificuldades da educação sexual na escola: percepções de professores da educação básica. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 9, n. 19, p. 221-243, 2019.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: fundamentos, métodos e técnicas. Portugal: Porto Editora, p. 15-80, 1994.
BONFIM, Claudia Ramos de Souza et al. Educação sexual e formação de professores de ciências biológicas: contradições, limites e possibilidades. 2009.
BRANCALEONI, Ana Paula Leivar; DE OLIVEIRA, Rosemary Rodrigues. Silêncio! Não desperte os inocentes: sexualidade, gênero e educação sexual a partir da concepção de educadores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 10, n. 6, p. 1445-1462, 2015.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 2013.Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 10 jun. 2019.
BRASIL, MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: temas transversais. Brasília, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf . Acesso em: 10 jun. 2020.
BRITTOS, Eritânia Silmara; SANTOS, Aline Bruna; GAGLIOTTO, Giseli Monteiro. A importância da educação sexual na formação de professores: o projeto laboratório de educação sexual adolescer e a intervenção necessária junto aos adolescentes no espaço escolar. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SEXUAL, 3., 2013.
BRITZMAN, Deborah. Curiosidades, sexualidade e currículo. In: LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 4. ed.; Belo Horizonte: Autêntica, 2018, p. 105-142.
BUENO, Kely Cristina; FRANZOLIN, Fernanda. A utilização de recursos didáticos nas aulas de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 11., Anais do... Florianópolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. v. 6, p. 1-10.
BULZONI, Ana Maura MC; LEÃO, Andreza MD Castro; MUZZETI, Luci Regina. Gestores escolares: formação continuada em sexualidade uma vivência contemporânea. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 3, n. 24, p. 5-16, 2019.
BUSTON, Katie; WIGHT, Daniel; HART, Graham. Inside the sex education classroom: the importance of context in engaging pupils. Culture, health & sexuality, v. 4, n. 3, p. 317-335, 2002.
CALDEIRA, Ermelinda; LOPES, Manuel José. Educação sexual na escola - contextos para a mudança. Revista Ibero-Americana de Saúde e Envelhecimento, v. 3, n. 3, p. 1147, 2018.
DUARTE, Pedro Miguel Seabra. Educação da sexualidade: modelos e representações de professores. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Aveiro. Aveiro, PT : Departamento de Educação, 2010.
EISENBERG, Marla E. et al. Barriers to providing the sexuality education that teachers believe students need. Journal of school health, v. 83, n. 5, p. 335-342, 2013.
FARIAS, Mariana Oliveira. Famílias homoparentais e escola: reflexões e possibilidades. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 10, n. 6, p. 1477-1488, 2015.
FIGUEIRÓ, M. N. D. Educação sexual: professores não podem doutrinar. Pais e mães podem? In: DESIDÉRIO, Ricardo (Org.). Sexualidade, educação e mídias: novos olhares, novas práticas, p.97-110, 2016.
FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Formação de educadores sexuais: adiar não é mais possível. Londrina: Eduel, 2006.
FROST, Jennifer J.; LINDBERG, Laura Duberstein; FINER, Lawrence B. Young adults' contraceptive knowledge, norms and attitudes: associations with risk of unintended pregnancy. Perspectives on Sexual and Reproductive Health, v. 44, n. 2, p. 107-116, 2012.
GONÇALVES, Randys Caldeira; FALEIRO, José Henrique; MALAFAIA, Guilherme. Educação sexual no contexto familiar e escolar: impasses e desafios. Holos, v. 5, p. 251-263, 2013.
GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira; CUSATI, Iracema Campos; COSTA, Kleber Ferreira. Por um currículo plural na perspectiva do multiculturalismo. Dialogia, n. 30, p. 157-168, 2018.
HOLANDA, Marília Lima et al. O papel do professor na educação sexual de adolescentes. Cogitare Enfermagem, v. 15, n. 4, p. 702-708, 2010.
KING, Bruce M. The need for school-based comprehensive sexuality education: some reflections after 32 years teaching sexuality to college students. American Journal of Sexuality Education, v. 7, n. 3, p. 181-186, 2012.
KIRBY, Douglas; OBASI, Angela; LARIS, B. A. The effectiveness of sex education and HIV education interventions in schools in developing countries. Technical Report Series-World Health Organization, v. 938, p. 103, 2006.
LIMA, Edson; ALMEIDA, Graziela Brito. Educação sexual e práticas pedagógicas. In: Anais Eletrônicos do IV Colóquio de História “Abordagens Interdisciplinares sobre História da Sexualidade”. Luiz C. L. Marques e Newton D. A. Cabral (Org.). Recife, 16 a 19 de outubro de 2010. p.1-11. ISSN: 2176-9060. Disponível em: http://www.unicap.br/coloquiodehistoria/
LIONÇO, Tatiana; DINIZ, Debora. Homofobia, silêncio e naturalização: por uma narrativa da diversidade sexual. Revista Psicología Política, v. 8, n. 16, p. 5, 2008.
LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Autêntica, 2018.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli EDA. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Em Aberto, v. 5, n. 31, 2011.
MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi; VILAÇA, Teresa. Revisão da literatura sobre as concepções de professores (as) em relação à sexualidade de alunos (as) com deficiência intelectual para um quadro conceitual de formação de professores (as) em educação inclusiva. Revista Educação Especial, v. 30, n. 59, p. 669-680, 2017.
MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi; VILAÇA, Teresa. Teachers’ conceptions about the sexuality of students with disabilities: effects of teacher training. Trends in Psychology, p. 1-15, 2020.
MARAFON, G. Recusa à judicialização e ao Projeto Escola sem Partido. Análises a partir das ocupações estudantis. Sisyphus: Journal of Education, v.5, n.1., p. 9-30, 2017.
MOLINA, Ana Maria Ricci; SANTOS, Welson Barbosa. Educação sexual e currículo de ciências/biologia: desafios à prática docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. 4, p. 1149-1163, 2018.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual: discursiva. Ijuí: Unijuí, 2007.
PRESTON, Marilyn J. ‘They're just not mature right now’: teachers' complicated perceptions of gender and anti-queer bullying. Sex Education, v. 16, n. 1, p. 22-34, 2016.
PRESTON, Marilyn. “I'd rather beg for forgiveness than ask for permission”: Sexuality education teachers' mediated agency and resistance. Teaching and Teacher Education, v. 77, p. 332-340, 2019.
QUEIROZ, Vanessa dos Reis; DE ALMEIDA, Janie Maria. Sexualidade na adolescência: potencialidades e dificuldades dos professores de ensino médio de uma escola estadual de Sorocaba. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, v. 19, n. 4, p. 209-214, 2017.
QUIRINO, Glauberto da Silva; ROCHA, João Batista Teixeira da. Sexualidade e educação sexual na percepção docente. Educar em Revista, n. 43, p. 205-224, 2012.
RAMIRO, Lúcia; MATOS, Margarida Gaspar de. Percepções de professores portugueses sobre educação sexual. Revista de Saúde Pública, v. 42, n. 4, p. 684-692, 2008.
RODRIGUES, Adriana R. Ferreira; SALLES, Gilsani Dalzoto. Educação Sexual, Gênero e Diversidade Sexual: formação de professoras e alunas multiplicadoras como metodologia de ensino. Anais II SIMPÓSIO GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS, 2., 2011. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2011. v. 18, 2011. ISSN2177-8248
SARMENTO, Sued Sheila et al. Estratégias metodológicas nas abordagens sobre IST no ensino fundamental. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 8, n. 17, 2018.
SILVA, Caio Samuel Franciscati; BRANCALEONI, Ana Paula Leivar; DE OLIVEIRA, Rosemary Rodrigues. Base nacional comum curricular e diversidade sexual e de Gênero:(des) caracterizações. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 14, n. esp. 2, p. 1538-1555, 2019.
SILVA, Costa E. et al. Discussing sexuality/sti in the school context: public school teacher's practices. Journal of Nursing UFPE/Revista de Enfermagem UFPE, v. 10, 2016.
SINAI, Mirit; SHEHADE, Farida Masrawa. Let’s (not) talk about sex: challenges in integrating sex education in traditional Arabic Society in Israel. International Journal for the Advancement of Counselling, v. 41, n. 3, p. 361-375, 2019.
SOARES, Zilene Pereira; MONTEIRO, Simone Souza. Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafios. Educar em Revista, v. 35, n. 73, p. 287-305, 2019.
SOUZA, Elaine de Jesus; SANTOS, Claudiane, SILVA, Joilson Pereira. Educação Sexual na Escola: concepções e modalidades didáticas de docentes sobre sexualidade, gênero e diversidade sexual. Interfaces Científicas, v.3, n.3, p.51-62, 2015.
VIEIRA, Michelangela Pinto et al. Espaço dialógico sobre sexualidade na adolescência: e agora, professor? Revista de Educação do Vale do São Francisco-REVASF, v. 7, n. 14, p. 120-140, 2018.
VIEIRA, Priscila Mugnai; MATSUKURA, Thelma Simões. Modelos de educação sexual na escola: concepções e práticas de professores do ensino fundamental da rede pública. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 69, p. 453-474, 2017.
VILAÇA, Teresa. InterAção no núcleo da promoção de sexualidades saudáveis: competência para a ação, ação e uso de tecnologias de informação e comunicação na escola. Revista Linhas, v. 17, n. 34, p. 28-57, 2016.
YU, Juping. Teenage sexual attitudes and behaviour in China: a literature review. Health & social care in the community, v. 20, n. 6, p. 561-582, 2012.
ZERBINATI, João Paulo; DE TOLEDO BRUNS, Maria Alves. A Sexualidade Feminina Contextualizada No Filme “The Witch”. Leitura Flutuante. Revista do Centro de Estudos em Semiótica e Psicanálise. v. 8, n. 1, 2016.
ZOMPERO, Andreia Freitas et al. A temática sexualidade nas propostas curriculares no brasil. Revista Ciências & Ideias, v. 9, n. 1, p. 101-114, 2018.
WEREBE, Maria José Garcia. Sexualidade, política e educação. Sexualidade, política, educação. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.