Desafios e possibilidades para um currículo transformador das relações de sexo/gênero e sexualidade

Conteúdo do artigo principal

Carolina Moraes Martins de Barros
Caroline Alves dos Santos
Rena de Paula Orofino
Maíra Batistoni e Silva

Resumo

Consideramos o currículo como um discurso capaz de regular a prática docente e a aprendizagem dos estudantes, construído por meio de processos sociais de disputas. Organizamos evidências de como o currículo de ciências e biologia constrói e reforça desigualdades de sexo/gênero e sexualidade, nas quais o corpo cis-hetero-masculino é tomado como norma, para, posteriormente, indicar propostas curriculares para superação dessas práticas. Tais evidências foram organizadas em três eixos: i) do conhecimento científico, ii) do material didático, e iii) da ação docente. Ao organizar as reflexões e proposições sobre sexo/gênero e sexualidade na literatura de currículo e educação científica, este ensaio pode contribuir para a construção de currículo de educação em ciências impulsionadores da transformação do contexto social.

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Como Citar
Barros, C. M. M. de, Santos, C. A. dos, Orofino, R. de P., & Silva, M. B. e. (2023). Desafios e possibilidades para um currículo transformador das relações de sexo/gênero e sexualidade. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 1083–1102. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1077
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Carolina Moraes Martins de Barros, Universidade de São Paulo

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas - Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil. Mestranda - Programa de Pós-Graduação Interunidades de Ensino de Ciências - Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil.

Caroline Alves dos Santos, Universidade de São Paulo

Estudante de graduação do Bacharelado e da Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil.

Rena de Paula Orofino, Universidade Federal do ABC

Doutora em Ciências - Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil Professora adjunta Universidade Federal do ABC (UFABC). Santo André, SP - Brasil

Maíra Batistoni e Silva, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação - Universidade de São Paulo (USP) São Paulo, SP - Brasil. Professora Doutora -  Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil; Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil.

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