Um perfil das linhas paradigmáticas sobre formação moral apresentado por professores de Ciências da Educação Básica

Conteúdo do artigo principal

Cibele Mota dos Santos Krauss
Jerry Adriane Pinto de Andrade
Ana Cristina Santos Duarte

Resumo

A educação moral é de grande relevância para o desenvolvimento do ser humano, as abordagens morais, quando inseridas nos currículos, contribuem na qualificação docente e melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Considerando essas questões, esta pesquisa centralizou-se na educação em valores morais nos espaços escolares, destacando a sua importância no ensino de Ciências. O objetivo foi traçar um perfil sobre formação moral apresentado por professores de Ciências. O referencial teórico foi baseado nas cinco linhas paradigmáticas de Puig. É uma pesquisa qualitativa, em que a obtenção dos dados foi realizada por meio da escala Likert, um questionário aplicado para dez professores. Os resultados indicaram que a maioria dos professores apresentou um perfil paradigmático sobre formação moral polissêmico e conhecimento superficial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Krauss, C. M. dos S., Andrade, J. A. P. de, & Duarte, A. C. S. (2024). Um perfil das linhas paradigmáticas sobre formação moral apresentado por professores de Ciências da Educação Básica. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(1), 300–319. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i1.1134
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Cibele Mota dos Santos Krauss, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores -  Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Candeias, BA - Brasil

Jerry Adriane Pinto de Andrade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Biologia Celular e Molecular  - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS - Brasil. Professor Titular Nível B da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Candeias, BA - Brasil 

Ana Cristina Santos Duarte, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorado em Educação - Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, BA - Brasil. Professora Titular B da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Candeias, BA - Brasil

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. 2011.

BECKER, F. Escola e epistemologia do professor. Revista Profissão Docente, v. 3, n. 9, 2003.

BIAGGIO, A. M. B. Lawrence Kohlberg: ética e educação moral. São Paulo: Moderna, 2002.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de educação fundamental. Parâmetros Curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais: ética. Rio de Janeiro: MEC, 2000.

CARR, W. Una teoria para la educación: hacia una investigación educativa crítica. Madrid: Morata, 1996.

DURKHEIM, É. A educação moral Petrópolis: Vozes, 2008.

DURKHEIM, É. Educação e sociologia 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

DURKHEIM, É. Fato social e divisão do trabalho. Ática, 2007.

FREITAG, B. A teoria crítica: ontem e hoje. Ática, 1991.

FREITAS, L; FREITAS, C. Aprendizagem cooperativa. Porto: Edições Asa, 2003.

KOHLBERG, L. Psicologia del desarrollo moral. Bilbão: editorial Desclée de Brauwer, 1992.

LA TAILLE, Y. Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas, Porto Alegre: Artmed, 2006.

MONTOYA, A. O. D. et all. Jean Piaget no século XXI: escritos de epistemologia genética. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

PIAGET, J.; In VASCONCELLOS, M.S. Criatividade: psicologia, educação e conhecimento do novo. São Paulo: Moderna, 2001.

PIAGET, J. O juízo moral na criança. 3.ed. São Paulo: Summus, 1994.

PIAGET, J. Para onde vai a educação? 6.ed. Rio de Janeiro: José Olympo, 1978.

PUIG, J. M. A construção da personalidade moral. São Paulo: Ática, 1998.

PUIG, J. M. As assembleias de sala de aula ou como fazer coisas com palavras. In: ARGUIS, R (org.). Tutoria: com a palavra o aluno. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 27-34.

PUIG. J.M. Ética e valores: métodos para um ensino transversal. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1988

PUIG, J.M. Práticas morais: uma abordagem sociocultural da educação moral. São Paulo: Moderna, 2004a.

PUIG, J.M.; TRILLA, J. A pedagogia do ócio. São Paulo: Artmed, 2004b.

PUIG, J. M.et al. Democracia e participação escolar: propostas de atividades. São Paulo: Moderna, 2000.

RATHS, L; HARMIM, M; SIMONS, S. El sentido de los valores y la ensenanza. Uthea, 1967.

WHITE, E. G. Lar sem sombras. 15.ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1981.

Artigos Semelhantes

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.