Prezados/as autores/as,

Os artigos enviados para avaliação a partir do mês de setembro de 2021 só serão publicados nas edições do ano 2022.

Agradecemos a compreensão.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Escopo:  A Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio é dirigida à comunidade de Ensino de Biologia. Tem por objetivos divulgar artigos que dialoguem com situações concretas de sala de aula e com a produção acumulada na área, constituindo-se como um espaço de diálogo para Professores da Educação Básica, Licenciandos, Pós-Graduandos e Professores do Ensino Superior na área de Ensino de Biologia.

Qualis: Qualis B2 em Ensino e B2 em Educação na avaliação Capes do quadriênio 2013-2016.

Área do conhecimento: Ciências Humanas - Educação
Ano de fundação: 2005

E-ISSN:  2763-8898 (versão eletrônica 2017 em diante)

ISSN: 1982-1867 (versão impressa até 2016)

Título abreviado: RenBio
E-mail: renbio@renbio.org.br

Unidade: SBEnBIO – Associação Brasileira de Ensino de Biologia

Prefixo DOI: 10.46667

2021: v.14, n.1 (jun. 2021)

SBEnBIO - Revista de Ensino de Biologia  - v.14, n.1, jun. 2021

Publicado: 2021-06-29

Editorial

Sandro Prado Santos, Marco Antônio Leandro Barzano

1-4

Apresentação

Sandro Prado Santos, Marcos Lopes de Souza, Felipe Bastos

5-11

A formação inicial do licenciado em ciências biológicas e o tema sexualidade

Eula Raissa Chaves de Almeida Corbagi, Taitiâny Karita Bonzanini

12-31

Residência pedagógica

percepção das preceptoras acerca da educação em sexualidade e gênero

Erick Henrique Siqueira Paiva, Evilyn Paula Rocha da Silva, Zilene Moreira Pereira Soares, Michel Mendes

76-96

Educação sexual

as percepções dos professores de biologia do ensino médio

Nívea Aparecida Alves de Morais, Zara Faria Sobrinha Guimarães, João Paulo Cunha de Menezes

135-156

Preconceitos de gênero e sexualidade

análise das emergências discursivas em um ambiente escolar de Curitiba/PR

Caroline Burille Moretti, Jehiny Eloise Andrade Xavier, Patrícia Barbosa Pereira

157-171

Narrativas docentes de educação sexual em perspectivas geracionais

Luisa Machado, Nathany Pacheco Sousa, Sandra Lucia Escovedo Selles

192-212

O que eu vi na escola

relatos de uma professora de ciências sobre questões de gênero e étnico raciais

Julia Dionísio Cavalcante da Silva, Maria Jacqueline Girão Soares de Lima

213-231

Diálogos sobre diversidade

discutindo corpo e gênero na escola

Rafaela Ferreira dos Santos, Taís Rabetti Giannella

232-250

Problematizando a imposição de corpos femininos desejáveis nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica Jovem

Sandra Nazaré Dias Bastos, Marcos Allan da Silva Linhares, Lêda Valéria Alves da Silva

312-333

Entre salvação e perdição

a sexualidade do “bom cristão”!

Luciane de Assunção Rodrigues, Sílvia Nogueira Chaves

356-369

Gênero na BNCC de ciências da natureza

buscando brechas para outros currículos

Lara Casarim Leite, Roney Polato de Castro, Anderson Ferrari

390-409

Reflexões sobre uma oficina virtual sobre a história e silenciamento da epidemia de HIV/AIDS no Brasil.

Ítalo Rocha Freitas, Nina Garcia de Almeida Prado, Larissa de Miguel Labat, Danilo Santos de Oliveira, Marina Ventura Alves de Souza, Mariana Ungaro Bardella, Rafael Vitame Kauano

453-465

O PIBID na construção de saberes e práticas docentes em ciências e biologia -

um relato de experiência

Wesley Henrique Medeiros dos Santos, Lívia Rodrigues da Silva, Thálvyla Ellen Duarte Correia, Larissa Kênia Silva Oliveira, Monaliza Silva Amorim Barbosa, Karla Patricia de Oliveira Luna

466-486

Uma abordagem sobre composição de alimentos e transtornos alimentares para ensino médio

uma experiência de ensino investigativo

Ana Paula de Oliveira Barreto, Anderson Vilasboa de Vasconcellos, Celly Cristina Alves do Nascimento Saba

530-548

Coleta seletiva e reciclagem

a experiência do projeto de extensão "Repensar" nos anos iniciais do ensino fundamental

Marcelo Côrtes Silva, Franco Gomes Biondo, Pedro Moreno Feio de Lemos, Mayza de Andrade Pereira, Maria Fernanda Santos Quintela da Costa Nunes

549-563

O sul enquanto horizonte epistemológico

da produção de conhecimentos às Pedagogias Decoloniais

Michel Soares Caurio, Suzani Cassiani, Patricia Montanari Giraldi

680-699

Desafios e potencialidades no ensino de ecologia na educação básica

João Pedro Ocanha Krizek, Marcus Vinicius Dias Vieira Muller

700-720

Ver Todas as Edições

                                                                        REnBio - Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio

                                                                           E-ISSN: 2763-8898 ( eletrônica 2017 em diante)

                                                                              ISSN: 1982-1867 (versão impressa até 2016)