Emaranhados teóricos às práticas formativas no PIBID - CIÊNCIAS experiências estéticas para a iniciação à docência

Conteúdo do artigo principal

Robson Simplicio de Sousa
Valéria Ghisloti Iared

Resumo

O texto discorre sobre o referencial teórico-metodológico de uma experiência de implementação de um dos núcleos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Paraná. O núcleo “Pibid – Ciências” foi composto por 24 estudantes de Ciências Biológicas e 03 professores supervisores de Ciências do ensino fundamental, os quais foram instigados a se lançar em um processo formativo a partir de experiências estéticas, com referenciais fenomenológicos e hermenêuticos, para suas ações nas escolas. A travessia foi desafiadora, porém, com rupturas de paradigmas e cicatrizações de dualidades modernas, dentre elas, ciências e artes. O artigo não intenciona analisar a experiência, mas compor um ensaio teórico que percola as/os autoras/es que inspiraram a caminhada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Sousa, R. S. de, & Iared, V. G. (2024). Emaranhados teóricos às práticas formativas no PIBID - CIÊNCIAS: experiências estéticas para a iniciação à docência. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(nesp.1), 514–534. https://doi.org/10.46667/renbio.v17inesp.1.1356
Seção
Dossiê Temático: PIBID e Residência Pedagógica: as disciplinas Ciências e Biologia na relação entre escola e universidade
Biografia do Autor

Robson Simplicio de Sousa, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande, RS - Brasil. Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR - Brasil.

Valéria Ghisloti Iared, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Ciências e Mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, SP - Brasil. Professora adjunta na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR - Brasil. 

Referências

ANTIQUEIRA, Liliane Silva de; PEREIRA, Elaine Corrêa; GALIAZZI, Maria do Carmo. Apostas formativas de portfólios coletivos em diálogo com a pesquisa científica. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 39, p. e35858, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/bKBScxy4367MgLpcDX4hcpc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 out. 2024.

ANTIQUEIRA, L.; PEREIRA, E. C.; GALIAZZI, M. do C. Pesquisas sobre portfólios reflexivos na formação de professores: contribuições e críticas. Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 39, n. 121, p. e12705, 2024. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/12705. Acesso em: 18 out. 2024.

BARROS, Manoel de. Um songo. Disponível em: https://poetisarte.com/autores/manoel-de-barros/um-songo/. Acesso em: 18 out. 2024.

BASTOS, Sandra Nazaré Dias. Por um Ensino de Biologia que se permita escutar a voz dos passarinhos e desenhar o cheiro das árvores. In: FERREIRA, M. S.; CHAVES, S. N.; AMORIM, A. C. R.; GASTAL, M. L. A.; BASTOS, S. N. D. (org.). Vidas que Ensinam o Ensino da Vida. São Paulo: Livraria da Física, 2020. p. 27-42

BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. Arte. Natureza. Corpo. Biogeocorpografias de vidas e de mundo. Revista Cocar, Belém, v. Especial, n. 23, p.1-24, 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis: educando-nos para pensar e agir em tempos de mudanças socioambientais globais. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Ministério do Meio Ambiente. Brasília: Secadi, 2012.

BUSS, Bruna Caroline; IARED, Valéria Ghisloti. Artrópodes como tema gerador de uma prática educativa em uma escola de artes no município de Palotina (PR). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), São Paulo, v. 15, n. 1, p. 379-396, 2020. DOI: 10.34024/revbea.2020.v15.9470. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/9470. Acesso em: 4 maio. 2024.

CARBONARA, Vanderlei; ZUCCO, Amanda Khalil Suleiman. A ausência do corpo na escola: um olhar sobre a corporeidade dos estudantes. Debates em Educação, Maceió, v. 15, n. 37, p. e14077, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14077. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14077. Acesso em: 4 maio. 2024.

CARMO, Ana Paula Carvalho do. Por uma Educação em Ciências nos caminhos da Hermenêutica Filosófica: articulações entre Bildung e Experiência Estética ao Ensino de Física. 2024. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas) - Universidade Federal do Paraná, Palotina, 2024.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; MHULE, Rita Paradeda. Intenção e atenção nos processos de aprendizagem. Por uma Educação Ambiental “fora da caixa”. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 21, n. 1, p. 26-40, 2016.

CHAVES, Silvia Nogueira. Um chão sem fronteira: ciência e arte na sala de aula. In: FERREIRA, M. S.; CHAVES, S. N.; AMORIM, A. C. R.; GASTAL, M. L. A.; BASTOS, S. N. D. (org.). Vidas que Ensinam o Ensino da Vida. São Paulo: Livraria da Física, 2020. p. 99-106.

DAHLIN, Bo. The primacy of cognition–or of perception? A phenomenological critique of the theoretical bases of science education. Science & Education, New York, v. 10, p. 453-475, 2001.

DAHLIN, Bo; ØSTERGAARD, Edvin; HUGO, Aksel. An argument for reversing the bases Science education – a phenomenological alternative to cognitivism. Nordina: Nordic Studies Science Education, Oslo, v. 5, n. 2, p. 185-199, 2009.

DALL’ALBA, Gloria. Learning professional ways of being: Ambiguities of becoming. In: DALL’ALBA, Gloria (ed.). Exploring education through phenomenology: diverse approaches. London: John Wiley & Sons, 2009. p. 41-52

DASSIE, Franklin Alves. Yoko Ono: impasses e instruções. Alea: Estudos Neolatinos, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 240-255, 2020.

EGER, Martin. Hermeneutics as an approach to science: Part I. Science & Education, New York, v. 2, p. 1-29, 1993.

FERRARO, José Luís Schifino. Currículo, experimento e experiência: contribuições da Educação em Ciências. Revista Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 1, p. 106-114, 2017.

FERREIRA, M. S.; CHAVES, S. N.; AMORIM, A. C. R.; GASTAL, M. L. A.; BASTOS, S. N. D. (org.). Vidas que Ensinam o Ensino da Vida. São Paulo: Livraria da Física, 2020.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 35. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 2015.

GALLAGHER, Shaun. Hermeneutics and education. Albany: SUNY press, 1992.

GALIAZZI, Maria do Carmo; SOUSA, Robson Simplicio de. O programa de pesquisa de Martin Eger: princípios da Hermenêutica Filosófica na Educação em Ciências. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 39, p. e38834, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/tRpyKh7rt7HkCnGxtmsyq3S/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 out. 2024.

GASTAL, Maria Luiza. Travessias e pontes: as histórias da vida e as histórias de vidas ensinando a ensinar biologia. In: FERREIRA, M. S.; CHAVES, S. N.; AMORIM, A. C. R.; GASTAL, M. L. A.; BASTOS, S. N. D. (org.). Vidas que Ensinam o Ensino da Vida. São Paulo: Livraria da Física, 2020. p. 15-25.

HERMANN, Nadja. Hermenêutica e Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

HERMANN, Nadja. Autocriação e horizonte comum: ensaios sobre educação ético-estética. Ijuí: Unijuí, 2010.

HERMANN, Nadja. Ética & Educação: outra sensibilidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

HERMANN, Nadja. O enlace entre corpo, ética e estética. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, p. e230051, 2018.

HIGGINS, Chris. The good life of teaching: an ethics of professional practice. London: John Wiley & Sons, 2011.

INGOLD, Tim. The perception of the environment: essays in livelihood, dwelling, and skill. London: New York: Routledge, 2000.

INGOLD, Tim. Anthropology and/as Education. London: Routledge, 2017.

INGOLD, Tim. Correspondences. Cambridge: Polity Press, 2020.

JOHNSON, Mark. The meaning of the body: aesthetics of human understanding. Chicago: The University of Chicago, 2008.

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

KUNIEDA, Edna. Espaços educadores no contexto do CESCAR (Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região/ SP): do conceito à formação em educação ambiental. 2010. 145 f. Tese (Doutorado em Ciências) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.

LAGO, Clenio. Experiência estética como experiência formativa a partir da ontologia de Hans-Georg Gadamer. EccoS Revista Científica, São Paulo, n. 28, p. 17-30, 2012.

LAGO, Clenio. Experiência Estética e Formação: articulação a partir da Hans-Georg Gadamer. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.

LAGO, Clenio. O diálogo como modo de ser da experiência estética e da educação em Hans-Georg Gadamer. Educação, São Leopoldo, v. 17, n. 02, p. 164-172, ago. 2013. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102013000200010&lng=pt&nrm=iso. Acesso: em 06 maio 2024.

LIMA, Tatiana Terasin; IARED, Valéria Ghisloti; GERABA, Iuri; VALENTI, Mayla Walenti; SILVA, Antonio Sergio. Mapeamento socioambiental participativo como instrumento para as interações em Educação Ambiental: uma experiência do CESCAR. In: SANTOS, Silvia Aparecida; OLIVEIRA, Haydée Torres; DOMINGUEZ, Isabel Georgina Patronis; KUNIEDA, Edna (org.). Metodologias e temas socioambientais na formação de educadoras(es) ambientais. São Carlos: Gráfica e Editora Futura, 2011. v. 2, p. 60-71.

LOBO, Huanderson Barroso; AGUIAR, José Vicente de Souza. Ensino de Ciências: O mundo vivido através dos desenhos. Revista Valore, Volta Redonda, v. 6, p. 848-860, 2021.

MARTINS, Joel. Um enfoque fenomenológico do currículo: educação como poiesis. São Paulo: Cortez Editora, 1992.

MATAREZI, José. Estruturas e espaços educadores: quando os espaços e estruturas se tornam educadores. In: FERRARO JÚNIOR, Luis Antonio (org.). Encontros e caminhos: formação de educadas/es ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, 2005. p. 161-173.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MOREIRA, Wagner Wey; GUIMARÃES, Alexandre Magno; CAMPOS, Marcus Vinicius Simões de. Escola: presença obrigatória da corporeidade. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, v. 22, n. 3, p. 657-668, 2020. DOI: 10.22483/2177-5796.2020v22n3p657-668. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3902. Acesso em: 4 maio. 2024.

OLIVEIRA JUNIOR, Admir Cesar de; SOUSA, Robson Simplicio de. “Tornar-se T(t)erra”: a experiência da escrita da poesia como possibilidade de enraizamento na educação em Ciências. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 310-330, 2023. DOI: 10.46667/renbio.v16i1.1008. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/1008. Acesso em: 4 maio. 2024.

ØSTERGAARD, Edvin. Earth at rest: Aesthetic experience and students’ grounding in science education. Science & Education, New York, v. 26, n. 5, p. 557-582, 2017.

ØSTERGAARD, Edvin; DAHLIN, Bo; HUGO, Aksel. Doing phenomenology in science education: a research review. Studies in science education, London, v. 44, n. 2, p. 93-121, 2008.

PELECH, Sharon. Teaching science as a hermeneutic event. Journal of Applied Hermeneutics, Calgary, n. 2, p. 1-8, 2013.

PEREIRA, Marcos Villela. Contribuições para entender a experiência estética. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 18, p. 111-123, 2011.

RODA VIVA. Entrevista de Ailton Krenak. Youtube, 19 de abril de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BtpbCuPKTq4. Acesso em: 14. mar. 2024.

ROSA, Luiza Ceron; GERALDO, Sonia Mara Samsel; IARED, Valéria Ghisloti. Educação Ambiental e arte por instrução no contexto do PIBID. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), São Paulo, v. 19, n. 2, p. 432-445, 2024.

SALLIS, John. On the manifold senses of mimesis: from Plato to Gadamer and beyond. In: N. KEANE, N.; LAWN, C. (ed.). The Blackwell Companion to Hermeneutics. London: John Wiley & Sons, 2015. p. 289-298

SANTOS, Valdirene Aparecida Araujo dos; SOUSA, Robson Simplicio de. A educação em uma abordagem fenomenológica: repercussões das experiências ontológicas na educação em ciências. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 267-286, 2022.

SHUSTERMAN, Richard. Pragmatist aesthetics: living beauty, rethinking art. 2. ed. Lanham: Rowman and Littlefield, 2000.

SOUSA, Robson Simplicio de; GALIAZZI, Maria do Carmo. Traços da hermenêutica filosófica na educação em ciências: possibilidades à educação química. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 279-304, 2017.

TREVISAN, Amarildo Luiz; OURIQUE, Maiane Liana Hatschbach; FAGUNDES, André Luiz De Oliveira; PEDROSO, Eliana Regina Fritzen. Filosofia da educação e imagens de docência: o professor viajante ou alquimista?. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 52, p. 121-141, 2013.

WELSCH, Wolfgang. Estetização e estetização profunda: ou a respeito da atualidade do estético nos dias de hoje. Porto Arte: Revista De Artes Visuais, Porto Alegre, v. 6, n. 9, p. 7-22, 1995.

Artigos Semelhantes

<< < 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.