Vivência de licenciandos em Biologia no Programa Residência Pedagógica tecendo a rede da identidade docente

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Grazielle Souza Neves
Luciana Resende Allain

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo descrever as vivências dos licenciandos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP) no que se refere à construção identitária docente. Sendo assim, o presente trabalho busca responder a seguinte questão: Que translações de interesse podem ser identificadas na perspectiva dos residentes sobre a sua formação e identidade profissional docente? A pesquisa em questão é de natureza qualitativa e descritiva. O cenário da nossa investigação foi o PRP, e os sujeitos investigados foram os residentes do subprojeto Biologia, de uma universidade pública mineira. Os dados foram analisados pela Análise Textual Discursiva (ATD). Nossos resultados apontam que o PRP, em geral, promove uma identificação dos licenciandos com a docência.


 

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Como Citar
Neves, G. S., & Allain, L. R. (2024). Vivência de licenciandos em Biologia no Programa Residência Pedagógica: tecendo a rede da identidade docente. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(nesp.1), 657–674. https://doi.org/10.46667/renbio.v17inesp.1.1461
Seção
Dossiê Temático: PIBID e Residência Pedagógica: as disciplinas Ciências e Biologia na relação entre escola e universidade
Biografia do Autor

Grazielle Souza Neves, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Mestra em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - Diamantina, MG - Brasil   

Luciana Resende Allain, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora em Educação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte - MG - Brasil. Professora Associada da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Diamantina, MG - Brasil. cleardot.gif

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