Dormi aluno, acordei professor de professor um relato de experiência de um processo formativo proporcionado pelo PIBID por uma ótica multidimensional

Conteúdo do artigo principal

Aleilson da Silva Rodrigues
Maria Danielle Araújo Mota
Ana Júlia Soares Santana

Resumo

O presente relato explora trajetórias docentes peculiares no PIBID, mas que se interconectam por terem como base o Ensino de Biologia e por atuarem em tempos ou espaços comuns, abrangendo papéis específicos. Trata-se de um docente, que atuou como bolsista ID, Supervisor e Coordenador de área; de uma docente que atuou como coordenadora de área e coordenadora institucional e; uma docente que atuou como Bolsista ID, atuou também no PRP e ingressou como professora efetiva da Rede estadual; ambos no campo das Ciências Biológicas e que atuam com a formação de professores para esta área. Exploramos dimensões da docência e discutimos trajetos, desafios, possibilidades e projeções, reafirmando a formação multidimensional que o PIBID proporciona, como política de estado imprescindível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rodrigues, A. da S., Mota, M. D. A., & Santana, A. J. S. (2024). Dormi aluno, acordei professor de professor: um relato de experiência de um processo formativo proporcionado pelo PIBID por uma ótica multidimensional. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(nesp.1), 449–465. https://doi.org/10.46667/renbio.v17inesp.1.1547
Seção
Dossiê Temático: PIBID e Residência Pedagógica: as disciplinas Ciências e Biologia na relação entre escola e universidade
Biografia do Autor

Aleilson da Silva Rodrigues, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação - Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Maceió, AL, Brasil. Professor de Magistério Superior da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Maceió, AL, Brasil.  

Maria Danielle Araújo Mota, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFCE). Fortaleza, CE - Brasil. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Recife, PE - Brasil.

Ana Júlia Soares Santana, Universidade Federal de Alagoas

Mestra em Ensino e Formação de Professores - Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Maceió, AL - Brasil. Professora de Biologia da Escola Estadual Monsenhor Machado. Viçosa, AL - Brasil.

Referências

ALVES, Francione Charapa; MARTINS, Elcimar Simão; LEITE, Maria Cleide da Silva Ribeiro. O PIBID ea aprendizagem do fazer docente em tempos de pandemia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 16, n. 3, p. 1586-1603, 2021.

BEGO, Amadeu Moura; SILVA, Larissa Vendramini. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no PIBID. Revista Ciência em Extensão, v. 14, n. 2, p. 20-42, 2018.

BRASIL, Ministério da Educação. PIBID - programa institucional de bolsa de iniciação à docência. Fundação Capes. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br. Acesso em: 26 mai. 2024.

CORNELO, Camila Santos; SCHNECKENBERG, Marisa. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência–PIBID: trajetória e desdobramentos. Jornal de Políticas Educacionais, v. 14, 2020.

JÚNIOR, Leandro Passarinho Reis; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues. O programa residência pedagógica e a aproximação com a docência em biologia: vivências, desafios e possibilidades. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 101-120, 2021. DOI: 10.30681/21787476.2020.34.101120. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5150 Acesso em: 29 maio. 2024.

LIBÂNEO, José Carlos. Formação de professores e didática para desenvolvimento humano. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 629-650, abr./jun. 2015.

MIRANDA, Theresinha Guimarães. As múltiplas dimensões da formação docente para uma escola inclusiva: uma reflexão a partir da perspectiva cultural. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 4, n. 1, 2015.

OLIVEIRA, Luciani; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della. O papel dos professores supervisores no PIBID de acordo com o relatado em pesquisas brasileiras. Revista Atlante, 2017.

SANTANA, Ana Júlia Soares; BASTOS, Ana Paula Solino; MOTA, Maria Danielle Araújo. Aproximações entre a natureza da Biologia e a Alfabetização Científica no contexto do Programa Residência Pedagógica. Revista de Iniciação à Docência, v. 7, p. 43-57, 2022.

SILVA, Alexsandro Alberto da; ARAÚJO, Monica Lopes Folena. Percepção de professores coordenadores de área e supervisores sobre ações e contribuições do Pibid Biologia em seu processo formativo. Ciência & Educação, Bauru, v. 27, e21059, 2021.

SILVA, A.P.F.; PESSOA, A.S.; SILVA, J. R. S.; SILVA, V.S.; RODRIGUES, A.S. Da Inatividade à revitalização: desafios, estratégias e oportunidades na reativação do laboratório de ciências. In. BRAGA Jr., A.X.; BEZERRA, A.A.; NASCIMENTO, E.M.; MENDES, K.R.; MOTA, M.D.A (org.). PIBID UFAL – Formação de professores e construção de saberes na contemporaneidade: vivências, práticas e aprendizagens. Curitiba: CRV, 2024.

SILVEIRA, Helder Eterno. Mas, afinal: O que é iniciação à docência?. Atos de Pesquisa em Educação, v. 10, n. 2, p. 354-368, 2015.

Artigos Semelhantes

<< < 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)