Diálogo entre campo e cidade o plano de estudos como mediador da aprendizagem em uma escola urbana

Conteúdo do artigo principal

Josieli Parteli Capaz
Dalana Campos Muscardi
Janinha Gerke de Jesus

Resumo

Este artigo tensiona a superioridade do conteúdo científico, presente em muitas escolas públicas regulares urbanas, em detrimento a outras formas de conhecimento. Para superar essa configuração, utilizamos o Plano de Estudos (PE), mediação didático-pedagógica da Pedagogia da Alternância, introduzindo a realidade vivida nos processos de ensino e aprendizagem, produzindo processos formativos contextualizados, em especial no ensino de Biologia. De natureza quali-quantitativa, trata-se de uma pesquisa-ação com dados produzidos por observação, questionário e análise documental. Apontamos que o PE favorece a integração entre os saberes vivenciais e saberes curriculares, o reconhecimento do papel da ciência na interpretação da realidade e o desenvolvimento de processos formativos que se forjam nas relações de reciprocidade entre a escola e a família.

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Como Citar
Capaz, J. P., Muscardi, D. C., & Jesus, J. G. de. (2024). Diálogo entre campo e cidade: o plano de estudos como mediador da aprendizagem em uma escola urbana. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(2), 1005–1024. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i2.1577
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Josieli Parteli Capaz, Universidade Federal do Espírito Santo

 Mestre em Ensino de Biologia em Rede Nacional pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES - Brasil. Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES - Brasil. Professora efetiva na Rede Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU) - São Gabriel da Palha, ES - Brasil. 

Dalana Campos Muscardi, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Viçosa, MG - Brasil. Professora do Magistério Superior da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES - Brasil. 

Janinha Gerke de Jesus, Universidade Federal do Espírito Santo

PhD in Education from the Education Center of the Federal University of Espírito Santo. Vitória, ES - Brazil. Adjunct Professor C at the Federal University of Espírito Santo. Vitória, ES - Brazil.

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