O ensino de Sistemática e Taxonomia Biológica mapeando produções em evento da área de ensino de Ciências

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Thalita Quatrocchio Liporini
Renato Eugênio da Silva Diniz

Resumo

O estudo verificou como estão organizadas as produções acadêmicas que retratam o ensino de Sistemática e Taxonomia Biológica. Caracterizada como uma pesquisa do tipo “estado do conhecimento ou da arte”, a coleta de dados se deu por meio da consulta aos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) entre os anos de 2005 e 2017. Os dados obtidos foram organizados em sete categorias e foi encontrado um reduzido número de trabalhos que abordam este tema, sobretudo a ausência de produções que relacionam a Sistemática e a Taxonomia com os demais conhecimentos da Biologia.

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Como Citar
Liporini, T. Q., & Diniz, R. E. da S. (2019). O ensino de Sistemática e Taxonomia Biológica: mapeando produções em evento da área de ensino de Ciências. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 12(1), 75–94. https://doi.org/10.46667/renbio.v12i1.208
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Thalita Quatrocchio Liporini, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho"

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- campus Bauru (2009). Mestre em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - campus Bauru (2016). Doutoranda em Educação para a Ciência pela mesma instituição e membro do Grupo de Pesquisa "Formação e Ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais".

Renato Eugênio da Silva Diniz, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1992), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998) e livre-docência em Didática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de biologia, ensino de ciências, educação ambiental, professor de ciências e material didático.

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