Diversified didactic-pedagogical resources for teaching Botany
Main Article Content
Abstract
The study aimed to discuss, through the construction and application of a Didactic Sequence that made use of diversified didactic-pedagogical resources, about the teaching and learning process in botany in view of the diversity of pedagogical tools used. The qualitative research had the participation of 34 students of elementary school II (basic education) of a school located in the city of Natal-RN. The results indicate that the activities provided greater interaction between students, greater autonomy in the development of activities and discovery of new didactic-pedagogical tools by the students. Therefore, the diversification of methodological resources to be used in the classroom enriches and streamlines the teaching and learning process, as it promotes the collective participation of students.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
ALMEIDA, S. L.; ARAÚJO, M. F. F.; SILVA, N. C. Aprender ciências por meio de textos de divulgação científica: estratégias contributivas para professores em formação sobre a construção de conceitos ambientais. Educação & Formação, v. 7, n. 1, p. 23, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8944/8225. Acesso em: 14 fev. 2023.
ARROIO, A.; DINIZ, M. L.; GIORDAN, M. A utilização do vídeo educativo como possibilidade de domínio da linguagem audiovisual pelo professor de Ciências. V ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 5., 2005. Anais eletrônicos, Bauru, v. 5, p.1-10, 2005.
ARROIO, A.; GIORDAN, M. O vídeo educativo: aspectos da organização do ensino. Química nova na escola, v. 24, n. 1, p. 8-11, 2006.
BARBOSA, P. P.; URSI, S. Motivação de professores para a aprendizagem sobre botânica: reflexões a partir de um Curso de Formação Continuada a Distância. RE@ D-Revista de Educação a Distância e Elearning, v. 4, n. 1, p. 42-64, 2021.
BARBOSA, T. D. J. V. B.; PAES, L. S.; MARQUES, J. D. O.; DE FREITAS, M. S.; TAVARES, L. A. Atividades de ensino em espaços não formais amazônicos: um relato de experiência integrando conhecimentos botânicos e ambientais. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 11, n. 4, p. 174-183, 2016.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 21 set. 2022.
CABELEIRA, M. D. S.; FELLIPETTO, I. F.; ARAÚJO, M. C. P. Compreensões de professores do ensino médio em relação aos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). Revista Vitruvian Cogitationes, v. 2, n. 1, p. 134-149, 2021.
CAMBRÉA, V. C. Vamos jogar? Jogos como recursos didáticos no ensino de Ciências e Biologia. Caderno de Textos FCC, v. 35, p. 131-159, 2012.
CAMPOS, L. M. L.; BORTOLOTO, T. M.; FELÍCIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos Núcleos de Ensino, v. 47. 2002. p.47-60.
COSTA, A. M. M.; BRITO, S. F.; MOTA, A. P. A. Publicações sobre ensino de botânica: o que os estudos dos anos de 2017 a 2020 mostram? Arquivos do Mudi, v. 25, n. 2, p. 111-126, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/55811/751375152540. Acesso em: 21 set. 2022.
DURÉ, R. C.; ANDRADE, M. J. D.; ABÍLIO, F. J. P. Ensino de Biologia e contextualização do conteúdo: quais temas o aluno de ensino médio relaciona com o seu cotidiano?. Experiências em ensino de ciências, v. 13, n. 1, p. 259-272, 2018.
FERREIRA, L. N. A.; QUEIROZ, S. L. Textos de divulgação científica no ensino de ciências: uma revisão. Alexandria: revista de educação em ciência e tecnologia, v. 5, n. 1, p. 3-31, 2012.
FONSECA, J. J. S. Apostila de metodologia da pesquisa científica. João José Saraiva da Fonseca, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREITAS, M.; PEREIRA, E. R. O diário de campo e suas possibilidades. Quadernos de Psicologia, v. 20, n. 3, p. 235-244, 2018.
GADOTTI, M. Educar para a sustentabilidade. Inclusão Social, Brasília, v. 3, n. 1, p. 75- 78, 2008.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GOMIDES, L. F.; LAZZARONI, J. H. D. G.; CUPERTINO, M. C.; ROCHA-FILHO, I. B. M..; NOGUEIRA, R. S.; DIAS-JUNIOR, S.V.; CARVALHO, V. M. M.; BARRETO, L. B.; BATISTA, R.S. Meditação, Memória e Aprendizagem: Estudos Neurobiológicos. Revista Neurociências, v. 29, p. 1–37, 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/10871. Acesso em: 17 maio. 2023.
GÜLLICH, R. I. C. A botânica e seu ensino: história, concepções e currículo. Dissertação de Mestrado. Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul, RS, 2003.
KEMPER, A.; ZIMMERMANN, E. Textos populares de divulgação científica como ferramenta didático-pedagógica: o caso da evolução biológica. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 3, 2010.
LEME, J. S.; URSI, S. Ciclos de vida das plantas: uma visão integradora. Revista da SBEnBIO, v. 7, p. 4288-4297, 2014.
LIMA, J. C.; SILVA, D. E. L. O ensino de ciências da natureza com enfoque na botânica, anos finais, por meio de trilhas interpretativas. Scientia Naturalis, v. 4, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/6104. Acesso em: 21 set. 2022.
LOPES, B. M.; FANFA, M. S.; LEÃO, R. S. C. Espaços de educação não formal: no mar, no céu e na flora. 1º Seminário especial estudos e pesquisas em educação em ciências. 2.ed. Porto Alegre: LETRA1, 2022. Disponível em:
https://web.archive.org/web/20220605112650id_/https://www.editoraletra1.com.br/epub/9786587422251/9786587422251.pdf#page=111. Acesso em: 21 set. 2022.
MASSARANI, L.; MOREIRA, I. C. Science communication in Brazil: A historical review and considerations about the current situation. Anais da Academia Brasileira de Ciências, Rio de Janeiro, v. 88, n. 3, p. 1577-1595, 2016.
MELO, E. A.; ABREU, F. F.; ANDRADE, A. B.; ARAÚJO, M. I. O. A aprendizagem de Botânica no Ensino Fundamental: dificuldades e desafios. Scientia Plena, v. 8, n. 10, p. 44-58, 2012.
MIRANDA, S. Do fascínio do jogo à alegria do aprender nas séries iniciais. 1. ed. Campinas: Papirus, 2001.
MORAES, I. G.; DE ALMEIDA, O. J. G. Jardim Sensorial: O ensino de Botânica através dos sentidos. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019. Anais do..., Fortaleza. 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID5463_15082019204758.pdf. Acesso em: 14 abr. 2023.
MORAN, J. M. Leituras dos meios de comunicação. São Paulo: Pancast, 1993.
MORÁN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres (org.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG/PROEX, 2015. (Mídias Contemporâneas, 2) p. 15-33. ISBN: 978-978-85-63023-14-8.
NEVES, A.; BÜNDCHEN, M.; LISBOA, C. P. Cegueira botânica: é possível superá-la a partir da Educação? Ciência & Educação (Bauru), v. 25, p. 745-762, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/xQNBfh3N6bdZ6JKfyGyCffQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 06 out. 2022.
PANTOJA, A. P.; SILVA, N. C.; MONTENEGRO, A. V. Uso de elementos da gamificação como recurso metodológico no ensino de Biologia: aplicações no ensino remoto no IFPA - Câmpus Abaetetuba. Vivências, v. 18, n. 36, p. 303-321, 2022.
RODRIGUES, A. A. T.; MEIADO, M. V.; SOARES, S. M. N. A. Divulgação científica nas escolas: a importância da polinização das flores na agricultura. Paubrasilia, v. 5, p. e84-e84, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsb.edu.br/index.php/paubrasilia/article/view/84/55. Acesso em: 14 fev. 2023.
SANTOS, K. M.; MIRANDA, J. C. Uso de um jogo didático como motivador para estudo da relação entre o Rio Pomba e a cidade de Santo Antônio de Pádua-RJ. Educação Ambiental em Ação, v. 61, p. 1-18, 2017.
SANTOS, M. S. B.; MOREIRA, J. A. S. Políticas curriculares na BNCC e o ensino das ciências da natureza e suas tecnologias no ensino médio. Horizontes-Revista de Educação, v. 8, n. 15, p. 61-80, 2020. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10343. Acesso em: 21 set. 2022.
SCARPA, D. L.; CAMPOS, N. F. Potencialidades do ensino de Biologia por Investigação. Estudos avançados, v. 32, p. 25-41, 2018.
SCHWAN, G.; SANTOS, R. A. Dimensionamentos curriculares de enfoque CTS no ensino de ciências na educação básica. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e098120, 2020.
SILVA, V. T. D.; AOYAMA, E. M. A. Imagem e educação: uso da fotografia no processo de ensino-aprendizagem de Botânica. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, v. 11, n. 2, 2022. https://doi.org/10.9771/re.v11i2.38521
SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009, p. 33-44.
SOUZA, L. M. C. de; NOGUEIRA, C. A Pesquisa participante e a educação ambiental na prática laboratorial com estudantes do ensino fundamental. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 22, n. 5, p. 617–623, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2021v22n5p617-623. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8134. Acesso em: 11 maio. 2023.
URSI, S.; BARBOSA, P. P.; SANO, P. T.; BERCHEZ, F. A. D. S. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos avançados, v. 32, p. 07-24, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/fchzvBKgNvHRqZJbvK7CCHc/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 19 set. 2022.
VELOSO, P. H. F.; CORRÊA, M. C. S; SANTANA, J. M. V.; MENDES, M. G. A.; AZEVEDO, I. F. P. Uso de jogos como metodologia ativa no ensino superior: uma visão didática sobre os vegetais e uma ferramenta no ensino da botânica. 13°Fórum Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2019.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. trad. Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.