Through the walls of the university the contributions of the event "What do the biologist(s) do? Following their steps in history" in extension of the public perception of science and teaching training
Main Article Content
Abstract
This work was developed in the context of a discipline that discusses scientific education in non-school spaces, offered in the course of Biological Sciences of the Federal University of Juiz de Fora. In order to problematize aspects that touch the process of production of scientific knowledge, we elaborated an event in which students visited the research spaces at the Institute of Biological Sciences of the University and knew the work of the biologist through interactive sections that showed the three major areas of biology. From this formative experience the actors involved had the opportunity to question visions of scientists that circulate in common sense, deconstruct stereotypes and recognize the contributions related to scientific education in different spaces of the school
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIA. Pesquisadores temem 'desastre' na ciência com aprovação da PEC 241. 2016. Disponível em: https://ciencia.estadao.com.br/blogs/herton-escobar/pesquisadores-temem-desastre-na-ciencia-com-aprovacao-da-pec-241/ Acesso em: 18 dez. 2016.
BUENO, W.C. Jornalismo científico no Brasil; os compromissos de uma prática dependente. 1984.
CARNEIRO, M..H.S Por que divulgar o conhecimento científico e tecnológico? Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, n.esp., p. 29-33, mar. de 2009.
CASTELFRANCHI, Y.; VILELA, E. M.; LIMA, L.B.; MOREIRA, I.C. & MASSARANI L. As opiniões dos brasileiros sobre ciência e tecnologia: o “paradoxo” da relação entre informação e atitudes. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro v. 20, supl., nov. 2013, p.1163-118.
CAZELLI, S.; QUEIRÓZ, G.; ALVES, F.; FALCÃO, D.; VALENTE, E.M.; GOUVÊA, G.; COLINVAUX, D. Tendências pedagógicas das exposições de um museu de ciência.
COLLEY, H.; HODKINSON, P.; MALCOLM, J. Non-formal learning: mapping the conceptual terrain, a consultation report. 2002. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 2, p. 1-12, 1999. Disponível em: https://infed.org/non-formal-learning-mapping-the-conceptual-terrain-a-consultation-report/ Acesso em: 20 out. 2016.
FLORENZANO, C. PEC do teto será "desastrosa" para ciência e tecnologia, dizem pesquisadores. Disponível em: http://www.cbsi.net.br/2016/10/pec-do-teto-sera-desastrosa- para-ciencia-e-tecnologia.html. Acesso em: 12 dez. 2016.
GOHN, M. G. Educação não-formal e cultura política: impactos sobre o associativismo do terceiro setor. São Paulo: Cortez, 1999.
GOMES, V. B.. Divulgação científica na formação inicial de professores de química. 2012.Tese (doutorado) - UniversidadedeBrasília. Disponívelem: http://www.ppgec.unb.br/images/sampledata/dissertacoes/2012/versaocompleta/verenna_barb osa_gomes.pdf . Acesso em: 19 dez. 2016.
KOSMINSKY, L.; GIORDAN, M. Visões de ciências e sobre cientista entre estudantes do ensino médio. Química nova na escola, v. 15, p. 11-18, 2002.
LORENZETTI, L. & DELIZOICOV, D.. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 37-50, 2008.
MAGALHÃES, C. E. R.; SILVA, E. F. G. da; GONÇALVES, C. B.. A interface entre alfabetização científica e divulgação científica. Revista Areté| Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 5, n. 09, 2014.
MARANDINO, M. et al. A educação em museus e os materiais educativos. São Paulo: GEENF/USP, 2016.
MELO, J. M. Impasses do jornalismo científico. Comunicação e Sociedade, v. 4, n. 7, p. 19- 24, 1982.
OLIVEIRA, M.C; MARINELI, F.; GUIMARÃES FILHO, Z.; PACCA, J.L.A. As concepções sobre Incerteza nas Medidas, em um Museu de Ciências: Construindo Categorias de Análise. In: XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curitiba. Atas do XV SNEF. Curitiba: CEFET-PR/UFPR, 2003. v. 1. p. 1-15.
PAMPLONA, K. O conceito de educação. 2014. Disponível em: https://pt.slideshare.net/Kpamplona/art1paraibanews-conceitoeducacao . Acesso em: 15 dez. 2016.
REDE BRASIL ATUAL. Para reitores, PEC 241 vai desmontar o ensino e a pesquisa nacional. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2016/10/para-reitores-pec-241-vai-desmontar-a-pesquisa-nacional-4040/ Acesso em: 12 dez. 2016.
REIS, J.. Ponto de Vista: José Reis (entrevista concedida a Alzira Alves de Abreu - CPDOC/FGV e UFRJ). In: MASSARANI, L.; MOREIRA, I. de C. & BRITO, F (Org.). Ciência e público - caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ, 2002.
ROSA, V.L. Promovendo a profissionalização do biólogo: inserção da disciplina “Ética e Legislação Profissional” no curso de Ciências Biológicas da UFSC. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7. Anais do... São Paulo, 2000, p. 62-64.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A.M. P. de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.