Memories of SBEnBIO through the narrative of experiences in teacher education
Main Article Content
Abstract
The objective of this work is to narrate the author’s experiences at the Brazilian Association of Biology Teaching (SBEnBio), aiming to contribute to the rescue of the association’s memory. After all, SBEnBio plays a fundamental role as a space for dialogue for students, teachers and researches.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento; TEIXEIRA, Pedro Pinheiro; FERNANDES, Karine de Oliveira Bloomfield; BERTAGNA, Maína; VALENÇA, Cristiana Rosa; SOUZA, Lucia Helena Pralon de. Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia: uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 153-171, 2020. DOI: 10.46667/renbio.v13i1.337. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/337 . Acesso em: 19 abr. 2022
BUSNARDO, Flávia de Mattos Gionannini. A comunidade disciplinar no ensino de Biologia na produção de políticas de currículo. 2010. 96 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. A didática em questão e a formação de educadores-exaltação à negação: a busca da relevância. In: CANDAU, Vera Maria Ferrão (Org.). A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 1986, p. 12-22.
CARVALHO, Janete Magalhães. Potência das redes: de conversações na formação continuada com professores. In: SüSSEKIND, Maria Luiza; GARCIA, Alexandre. (Org.). Universidade-Escola: Diálogo e formação de professores. Rio de Janeiro: De Petrus et Alii, 2011. p. 59-78.
FREIRE, Paulo. Caminhos de Paulo Freire Revista Ensaio. São Paulo, n. 14, 1985.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Paz e Terra, 1997.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa, 2002.
LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 19, p. 20-28, 2002.
OLIVEIRA, Flaviana Alves de; GOMES, Maria Margarida Pereira de Lima. O microscópio como objeto escolar da disciplina Biologia no Colégio Pedro II (1960-1970). Ciência & Educação, Bauru, v. 26, 2020.
SAMPAIO, Carmen Sanches; RIBEIRO, Tiago; HELAL, Igor. Estudar e pesquisar a prática pedagógica: experiência(s) de (auto)formação docente no exercício de narrar(se). In: SüSSEKIND, Maria Luiza; GARCIA, Alexandre. (Org.). Universidade-Escola: Diálogo e formação de professores. Rio de Janeiro: De Petrus et Alii, 2011. p. 113-134.
SOUZA, Elizeu Clementino de. “Vim aqui para ficar com os ‘comigos’ de mim”: estágio, narrativas e formação docente. In: SüSSEKIND, Maria Luiza; GARCIA, Alexandre. (Org.). Universidade-Escola: Diálogo e formação de professores. Rio de Janeiro: De Petrus et Alii, 2011. p. 79-89.
SOUZA, Elizeu Clementino de.; PASSEGGI, Maria da Conceição. Dossiê (auto)biografia e educação: pesquisa e práticas de formação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 327-332, 2011.