25 years of SBEnBIO foundation, political moments and protagonism
Main Article Content
Abstract
The text begins by recalling the context in which the Brazilian Biology Teaching Association (SBEnBio) was founded and its role in discussions around educational policies in the country. It draws parallels between then and now, with emphasis on business interests and their relationship with the National Common Curriculum Base (BNCC) and the so-called “New Secondary Education”. In this path, the text highlights the fundamental role played by SBEnBio in unveiling “false innovations” in national educational proposals, and in resisting movements to attack education, schools, Biology teaching and teachers, as well as in outlining scenarios that seek to address the challenges posed by that context.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
BIZZO, Nelio Marco Vincenzo; KAWASAKI, C.S. Este artigo não contém colesterol; pelo fim das imposturas intelectuais no ensino de ciências. Projeto: Revista de Educação Porto Alegre, v.1, n.1, p.25-34, 1999.
BIZZO, Nelio Marco Vincenzo. Meninos do Brasil: ideias sobre reprodução, eugenia e cidadania na escola. 1994, 171p. Tese de Livre-Docência, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 15 ago. 1994.
BIZZO, Nelio Marco Vincenzo; ANDRADE, Cássio Cavalcante. Reformas educacionais e a formação de professores de ciências. In: FOGUEL, Débora; SCHEUENSTUHL, Marcos Cortesão Barnsley. Desafios da educação técnico-científica no ensino médio. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2018. p. 77-95. Disponível em: https://bit.ly/ACADBRASCIEN_Form_Prof_CC , Acesso em: 19 jun. 2022.
BIZZO, Nelio Marco Vincenzo. Relevância e urgência na educação: reforma no ensino médio ou na formação de professores? In: FÓRUM DE LICENCIATURAS DA UFRB, 4., 2017; SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UFRB, 5., 2017; SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID DIVERSIDADE UFRB, 4., 2017; ENCONTRO INSTITUCIONAL DO PARFOR UFRB, 1., 2017. Formação e valorização dos/as profissionais da educação: Situação atual e perspectivas futuras. Anais... Amargosa: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2017, p. 915-932, ISSN: 2446-5070. Disponível em: https://www2.ufrb.edu.br/flufrb/anais/images/anais/Anais-forum-2017-4.pdf. Acesso em: 19 jun. 2022.
BIZZO, Nelio Marco Vincenzo; EL-HANI, Charbel Niño. Paradoxo social-eugênico: uma perspectiva histórica. Revista Médicos, São Paulo, v.2, n 6, p. 66-73, 1999.
BRASIL (BNCC), Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. s/l, s/d, Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 19 de Jun 2022.
BRASIL, MEC/Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997, v1. 126p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf Acesso em: 19 de jun. 2022.
FRANCE24. Zhirinovsky: Russia's ultra-nationalist who predicted Ukraine conflict Disponível em: https://www.france24.com/en/live-news/20220406-zhirinovsky-russia-s-ultra-nationalist-who-predicted-ukraine-conflict Acesso em: 19 de jun. 2022.
FRANZOLIN, Fernanda; GARCIA, Paulo Sérgio; BIZZO. Amazon Conservation and Students’ interests for biodiversity: the need to boost science education in Brazil. Science Advances, v. 6, p. eabb0110, 2020. Disponível em: https://www.science.org/doi/10.1126/sciadv.abb0110 Acesso em:19 Jun 2022.
GARCIA, Paulo Sérgio; FRANZOLIN, Fernanda; BIZZO. Longitudinal study on biodiversity in ten years of the National High School Examination. Revista Acta Scienciae, v. 24, p. 88-117, 2022, Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/viewFile/6880/pdf . Acesso em:19 jun. 2022.
KAWASAKI. Discurso e prática: entrevista a Paulo Apolinário. p.22-24. Disponível em: https://www.revide.com.br/edicoes/1100/ . Acesso em: 19 jun. 2022.
KOIKE, Beth. Grandes grupos atraem mais alunos para o ensino presencial. Valor Econômico, n. 1089, 19 de nov. de 2021. Disponível em: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/11/19/grandes-grupos-atraem-mais-calouros-para-curso-presencial.ghtml. Acesso em: 19 jun. 2022.
KOIKE, Beth; SCARAMUZZO, Mônica. Grupos de ensino superior voltam a analisar combinação de ativos. Valor Econômico, n. 1121, p. B1, 13 de jun. de 2022. Disponível em: https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/empresas/noticia/2022/06/13/grupos-de-ensino-superior-voltam-a-analisar-combinacao-de-ativos.ghtml. Acesso em: 19 jun. 2022.
MARTINS, José de Souza. Ameaça à universidade pública: o projeto de emenda constitucional que busca instituir o ensino pago nas universidades públicas e gratuitas é equivocado porque indiretamente privatiza o ensino secundário público. Valor Econômico, n. 1122, Suplemento Eu&Fim de Semana, p. 4, 16 e 17 de jun. 2022. Disponível em: https://valor.globo.com/eu-e/coluna/jose-de-souza-martins-ameaca-a-universidade-publica.ghtml . Acesso em: 17 jun. 2022.
REIS, Verusca Moss Simões dos; VIDEIRA, Antônio Augusto Passos. John Ziman e a ciência pós-acadêmica: consensibilidade, consensualidade e confiabilidade. Sci. Stud., São Paulo, v. 11, n. 3, p. 583-611,2013.
SUASSUNA, Ariano. Darwin e o Capitalismo. Folha de São Paulo, 8 de junho de 1999. Disponível em: https://bit.ly/FolhaSuassunaBizzoElhani . Acesso em: 19 jun. 2022.