Práticas ecopedagógicas integradas no caderno viajante enriquecendo o currículo por meio dos saberes locais

Conteúdo do artigo principal

Yayenca Yllas
Ana Paula Du Pin Moura Calmon
Heloisa de Camargo Tozato
Heloisa Teixeira Firmo

Resumo

O trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro, de fevereiro a dezembro de 2022, no contexto pandêmico do COVID-19. Participaram diretamente 33 estudantes do 1° ano do Ensino Fundamental e suas famílias, uma docente e uma pesquisadora. O estudo objetivou resgatar o conhecimento popular e ancestral das famílias relacionando-o aos componentes das Ciências da Natureza por meio de práticas ecopedagógicas alicerçadas na Educação Ambiental Crítica, que tiveram como eixo central o Caderno Viajante. A metodologia esteve centralizada na pesquisa-ação, complementada pela observação participante e pelas rodas de conversa. Conclui-se que o trabalho auxiliou como uma ponte entre as diversas dimensões do currículo, propiciando a pluralidade de saberes por meio da participação dos/as envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Yllas, Y., Calmon , A. P. D. P. M., Tozato, H. de C., & Firmo, H. T. (2023). Práticas ecopedagógicas integradas no caderno viajante: enriquecendo o currículo por meio dos saberes locais. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 953–973. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1033
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Yayenca Yllas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda em Tecnologia para o Desenvolvimento Social - Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social, NIDES-UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. 

Ana Paula Du Pin Moura Calmon , Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Pós graduação em Educacao Infantil - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).  Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Professora regente de turma - Secretaria  Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil.  

Heloisa de Camargo Tozato, Universidade de São Paulo

Ph.D. em Geografia  - Université de Rennes 2. Rennes, França. Doutora em Ciências Ambientais - Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil. Pós-doutora - Joint Research Centre da Comissão Europeia. Ispra, Itália. Pesquisadora colaboradora - Universidade de São Paulo (IEA-USP). São Paulo, SP - Brasil.

Heloisa Teixeira Firmo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Planejamento Energético - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Professora Titular  - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Referências

AFONSO, Maria Lúcia M.; ABADE, Flávia Lemos. Para reinventar as rodas. Belo Horizonte: RECIMAM, 2008.

ALBANUS, Lívia Lucina Ferreira. Ecopedagogia: educação e meio ambiente. Curitiba: Intersaberes, 2008.

ALBRECHT, Letícia Daiane; KRÜGER, Verno. Metodologia tradicional x Metodologia diferenciada: a opinião de alunos. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2013.

AVANZI, Maria Rita. Ecopedagogia. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. p. 35-49.

BOMBANA, Maria Célia B.; CZAPSKI, Silvia. Hortas na educação ambiental: na escola, na comunidade, em casa. São Paulo: Peirópolis, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 562p. ISBN: 978-857783-136-4. Disponível em: https://tinyurl.com/mecDCN Consultado em Mar. de 2023.

BRASIL. Ministério de Educação do Brasil . Base Nacional Curricular (BNCC). 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/BNCCBR Consultado em Jun. de 2021.

CAPORAL, Francisco Roberto; COSTABEBER, José Antônio. Agroecologia e extensão rural: contribuições para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Brasília: MDA/SAF/DATER-IICA, 2004.

CARNEIRO, Silvio. Vivendo ou aprendendo... A “ideologia da aprendizagem” contra a vida escolar. In: CASSIO, Fernando (org.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008. ISBN 978-85-249-1068-5.

CECCON, Sheila. Educação ambiental crítica e a prática de projetos. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2012.

COSTA, Luana Corrêa. O espaço da Pedagogia Griô na escola oficial. Trabalho de Conclusão do Curso (Pós-graduação em Mídia, Informação e Cultura) - Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2014.

COSTA, Samara dos Anjos ; OLIVEIRA, Luana Maria. O Jardim Zoológico Como Espaço Para o Ensino de Mamíferos: Tecendo Uma Estratégia Investigativa. In: VI Enebio e VIII Erebio Regional 3, 2016, Maringá. I ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 1 e VIII ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DA REGIONAL 3 SUL, 8., 2016. Anais do... v. 9. p. 127-138. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf Consultado em abr. de 2023.

FRACALANZA, Hilário; DO AMARAL, Amorosino do ; GOUVEIA, Mariley Simoes Floria. Ensino de ciências: no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1986.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra. São Paulo: Peirópolis, 2000 - (Série Brasil Cidadão). ISBN 85-85663-44-8

GIANCATERINO, Roberto. Escola, professor, aluno: os participantes do processo educacional. São Paulo: Madras, 2007.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUIMARÃES, Mauro. Educação ambiental crítica. In: Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. p. 25-34. Disponível em: https://tinyurl.com/identidadesEA Acesso em 6 de março de 2023.

GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação. 12.ed. Campinas, SP: Papirus, 2015.

GUTIÉRREZ, Francisco, PRADO, Cruz. Ecopedagogia e cidadania planetária. Tradução Sandra Trabucco Valenzuela. 3.ed. São Paulo: Cortez : Instituto Paulo Freire, 2002.

KINUPP, Valdely Ferreira et al. Plantas alimentícias não convencionais (PANC) no Brasil: guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas. [Nova Odessa, SP] : Plantarum, 2021.

LORENZI, Karina Smania de et al. Guia de atividades: educando com a horta. Florianópolis: Cepagro. v.1, 2019, 116p.

MAKIUCHI, Maria de Fátima Rodrigues. Alteridade. Encontros e caminhos: formação de educadoras (es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA: Diretoria de Educação Ambiental, 2005. p. 27-35. Disponível em: https://tinyurl.com/5n92zjrb Acesso em: 5 de junho de 2022

MAY, Tim; MAY, Tim. Pesquisa social: questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MELAZO, Guilherme Coelho. Percepção ambiental e educação ambiental: uma reflexão sobre as relações interpessoais e ambientais no espaço urbano. Olhares & Trilhas, v. 6, n. 1, 2005. Disponível em: https://tinyurl.com/melazo Acesso em: abril 2023.

MONTERO, Maritza. Hacer para transformar. Buenos Aires: Paidós, 2006.

MONTESSORI, Maria. El método de la Pedagogía Científica. Aplicado a la educación de la infancia en la "Case dei Bambini". 3 ed. Barcelona: Casa Editorial Araluce, 1937.

MORICONI, Lucimara Valdambrini. Pertencimento e identidade. Campinas, SP., 2014.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3.ed. Brasília: Cortez, 2000.

NOGUEIRA, Maria Alice. A relação família-escola na contemporaneidade: fenômeno social/interrogações sociológicas. Análise social, p. 563-578, 2005.

OLIVEIRA, Thaisa; VARGAS, Icléia. Vivências integradas à natureza: por uma educação ambiental que estimule os sentidos. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 22, p. 309-322, 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2829/1600 Consultado em Abr. 2023.

PACHECO, José A. Teorias curriculares: políticas, lógicas e processos de regulação regional das práticas curriculares. Seminário “O Currículo Regional”, 2003.

PEREIRA, Viviane Camejo; KAUFMANN, Marielen Priscila; KUBO, Rumi Regina. As sementes crioulas e a agroecologia no âmbito da Segurança Alimentar e Nutricional. In: PREISS, Potira V.; SCHNEIDER, Sergio. COELHO-DE-SOUZA, Gabriela (org.). A contribuição brasileira à segurança alimentar e nutricional sustentável. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2020.

PRIMAVESI, Ana. Manual do solo vivo: solo sadio, planta sadia, ser humano sadio. 2.ed.rev. São Paulo: Expressão Popular, 2016a.

PRIMAVESI, Ana. Manejo ecológico de pragas e doenças: técnicas alternativas para a produção agropecuária e defesa do meio ambiente. São Paulo: Nobel, 2016b. p.137.

PRIMAVESI, Ana. Manual do solo vivo. São Paulo: Expressão Popular, 2016c.

PRIMAVESI, Ana. Cartilha da terra. São Paulo: Expressão Popular, 2020.

RAMOS, Mariana Oliveira; DACRUZ, Fabiana Thomé; COELHO-DE-SOUZA, Gabriela. Cadeias de produtos da sociobiodiversidade sob enfoque da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional: a cadeia da polpa de butiá no sul do Brasil. In: PREISS, Potira V.; SCHNEIDER, Sergio. COELHO-DE-SOUZA, Gabriela (org.). A contribuição brasileira à segurança alimentar e nutricional sustentável. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2020.

SANTIAGO, Izabella Costa. Refazer o caminho da história local : uma possibilidade de ensino a partir da parceria "escola & comunidade". 2018. 205 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Humanidades) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/434

SANTOS, Boaventura de Sousa. Construindo as Epistemologias do Sul: antologia essencial. Buenos Aires: CLACSO, v. 1, 2018. Disponível em: https://tinyurl.com/2018SANTOS Consultado em Abr. 2023.

SEQUEIRA, Alejandro. Huerta, calendario ilustrado. Uruguay: Ediciones de La Plaza, 2020.

SILVA, Alessandro Soares da; ANSARA, Soraia. Escola e Comunidade: o difícil Jogo da participação. In: Formadores da criança e do jovem: interfaces da comunidade escolar. São Paulo: Cengage Learnig, 2014. p.97-134.

SILVA, Antonio Fernando Gouvêa da. A construção do currículo na perspectiva popular crítica das falas significativas às práticas contextualizadas. 2004. 485 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.

SIMÕES, António. A investigação-acção: natureza e validade. Revista portuguesa de pedagogia, v.24, n.3, p.39-51, 1990. Disponível em: https://tinyurl.com/SIMOES1990 Consultado em Mar. 2023.

SPAZZIANI, Maria de Lourdes; GONÇALVES, Marlene FC. Construção do conhecimento. In: Encontros e Caminhos: formação de educadoras (es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental, 2005. p. 103-114 Disponível em: https://tinyurl.com/5n92zjrb Acesso em: 5 de junho de 2022.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1986, 15, 16 p.

TOLEDO, Víctor Manuel; BARRERA-BASSOLS, Narciso. A memória biocultural: a importância ecológica das sabedorias tradicionais. Editora Expressão Popular, 2015. Disponível em: https://tinyurl.com/MEMORIABIOCULTURAL Consultado em abril de 2023.

YLLAS, Yayenca; TOZATO, Heloisa; VENDRAMINI, Ana Lúcia; FIRMO, Heloisa. Contribution of ecopedagogical practices to student psychosocial development after the covid-19 pandemic. In: GERMAN-BRAZILIAN SYMPOSIUM FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT, 10th., 2022. Anais...

YLLAS, Yayenca; TOZATO, Heloisa; FIRMO, Heloisa. Do espaço ao lugar: a horta escolar como elemento chave para o estímulo ao sentimento de pertencimento no ensino formal. Revista Espaço do Currículo, v. 16, n. 2, p. 1-16, 2023a. DOI: 10.15687/rec.v16i2.67263. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/67263. Acesso em: 15 set. 2023.

Artigos Semelhantes

<< < 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.