Identificando os problemas socioambientais da comunidade o uso de registros fotográficos para a alfabetização ambiental na escola
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Diante do atual cenário que estamos vivendo de grande crise ambiental, que ameaça a vida, até de nós seres humanos, se faz necessária uma prática docente que priorize desenvolver nos alunos uma postura reflexiva, crítica, questionadora e investigativa acerca dos problemas socioambientais que nos cercam. Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições de uma atividade sobre Educação Ambiental na perspectiva da Alfabetização Científica utilizando fotografias como ferramenta pedagógica. A análise desta atividade evidenciou o processo de construção do conhecimento científico, aproximando os alunos da importância e da realidade socioambiental que estamos vivendo.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto, 1994.
CHASSOT, Attico. Educação conSciência. 2.ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 42.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da
Educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria Paulo Freire, 2009. (Série Unifreire: 2).
GUIMARÃES. Mauro. Pedras que sustentam o caminhar. In: GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental e a "CoMvivênciaPedagógica": emergências e transformações no século XXI. Campinas, SP: Papirus, 2021a. p. 31-58.
GUIMARÃES. Mauro. Situações educativas no caminho. In: GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental e a "CoMvivência Pedagógica": emergências e transformações no século XXI. Campinas, SP: Papirus Editora, 2021b. p. 79-100.
GRANIER, Noeli Borek; KLEIN, Angela Luciane; GUIMARÃES, Luciana Guedes; GUIMARÃES, Mauro. A "CoMvivência Pedagógica" do Caminho de Santiago. In: GUIMARÃES, M. Educação Ambiental e a "CoMvivência Pedagógica": emergências e transformações no século XXI. Campinas, SP: Papirus Editora, 2021. p. 203-214.
MACHADO, Lígia Cristina. Uma perspectiva de aprendizagem em ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: evidenciando os movimentos dos alunos em torno de significações de natureza científica. In: AYRES, A. C. M.; CASSAB, M; TAVARES, D. L. Ao longo de toda a vida: conhecer, inventar, compreender o mundo. Curitiba: Editora Prismas, 2014, p. 27-46.
POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángel Gómes. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Revista Ambiente & Sociedade, v. XVII, n. 1, p. 23-40, 2014.
SANTAELLA, Lucia. Leitura de Imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
SAUVÉ, Lucie. Educação Ambiental: Possibilidades e Limitações. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 317-322, 2005.