O uso do RPG como recurso didático para o ensino de biomoléculas jogo de calorias

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Amanda Gonçalves Edmundo Trevizani
Elaine Machado Benelli

Resumo

O conteúdo de Biologia Celular no Ensino Médio contempla os processos químicos mediados por compostos orgânicos e inorgânicos que acontecem nos organismos vivos. Ministrar este conteúdo é um grande desafio para professor pois envolve mecanismos e estruturas de macromoléculas que são invisíveis aos olhos dos estudantes. Por outro, lado é uma área em que é possível estabelecer várias relações que permitem despertar a curiosidade e a prática investigativa nos estudantes. O objetivo deste trabalho foi propor a utilização de metodologia ativa, através da estratégia do RPG (RolePlaying Game) na versão digital, para compreensão dos conceitos de calorias, conteúdo energético dos alimentos e a importância do estilo de vida como determinante de qualidade de vida. O uso do RPG como ferramenta pedagógica pode contribuir para o aprendizado significativo dos estudantes.

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Como Citar
Trevizani, A. G. E. ., & Benelli, E. M. (2022). O uso do RPG como recurso didático para o ensino de biomoléculas: jogo de calorias. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(1), 92–104. https://doi.org/10.46667/renbio.v15i1.670
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Amanda Gonçalves Edmundo Trevizani, Universidade Federal do Paraná

Mestranda Profissional em Biologia – ProfBio - Universidade Federal do Paraná (UFPR), PR – Brasil. Professora de Biologia - Secretaria de Estado da Educação do Paraná, (SEED) PR- Brasil

Elaine Machado Benelli, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em Ciências - Bioquímica - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR - Brasil. Professora Titular de Bioquímica da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR - Brasil.   

Referências

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