“Algas” nos projetos pedagógicos de curso de instituições de ensino superior brasileiras

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Gesrael Silva de Lima
Natalia Pirani Ghilardi-Lopes

Resumo

Conhecimentos atuais sobre as "Algas" precisam chegar aos estudantes na educação básica. Todavia, este processo de construção de conhecimentos precisa, primeiramente, chegar aos licenciandos dos cursos de Biologia, os quais serão os futuros professores e produtores de materiais didáticos. Neste artigo objetivamos analisar a classificação das "algas" e as abordagens de ensino sobre estes seres utilizadas em cursos de licenciatura em Ciências Biológicas de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Apesar das abordagens “evolutiva” e de “diversidade” terem sido as mais frequentes, a classificação das “algas” em grupos artificiais (especificados ou não) ainda é muito presente, levando a uma compreensão de que os estudos mais recentes sobre a filogenia destes seres ainda não estão sendo explorados nas IES analisadas

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Como Citar
Lima, G. . S. de ., & Ghilardi-Lopes, N. P. (2022). “Algas” nos projetos pedagógicos de curso de instituições de ensino superior brasileiras. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(2), 1103–1121. https://doi.org/10.46667/renbio.v15i2.695
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Gesrael Silva de Lima, Universidade Federal do ABC

Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática  -  Universidade Federal do ABC (UFABC). Santo André, SP - Brasil. Professor da educação básica da Prefeitura Municipal de Parnaíba (PMP). Paraíba, PB - Brasil.

Natalia Pirani Ghilardi-Lopes, Universidade Federal do ABC

Doutora em Ciências Biológicas - Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP -  Brasil. Professora associada - Universidade Federal do ABC (UFABC).  Santo André, SP - Brasil.

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