Como (não) ensinar o Lamarckismo orientações a partir da história da Biologia

Conteúdo do artigo principal

João Pedro Ocanha Krizek

Resumo

Não existem dúvidas acerca da importância de Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de La Marck (1744-1829) para a história da biologia. Sua influência no pensamento evolutivo é amplamente reconhecida, embora seu pensamento seja frequentemente simplificado de maneira excessiva e interpretado de formas equivocadas. Diante desse cenário, o presente artigo busca desconstruir certos aspectos da prática docente que tendem a distorcer ou simplificar a teoria evolutiva de Lamarck. Serão oferecidas orientações para o ensino do lamarckismo e, do mesmo modo, serão destacados elementos frequentemente negligenciados, mas cruciais para a compreensão do pensamento evolutivo lamarckiano. O objetivo é proporcionar aos professores uma visão mais completa e precisa das ideias desse importante naturalista francês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Krizek, J. P. O. (2024). Como (não) ensinar o Lamarckismo: orientações a partir da história da Biologia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(1), 320–343. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i1.1248
Seção
Ensaios
Biografia do Autor

João Pedro Ocanha Krizek, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Graduado em Ciências Biológicas - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). São Paulo, SP - Brasil. Professor de Ensino Fundamental II e Médio na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. São Paulo, SP - Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Meio Ambiente, Ensino, Tecnologia e Cidade (AMBIENTEC). 

Referências

ALMEIDA, A. V.; FALCÃO, J. T. R. As teorias de Lamarck e Darwin nos livros didáticos de biologia no Brasil. Ciência & Educação, v. 16, n. 3, p. 649-665, 2010.

ÁLVAREZ-PEREZ, E.; RUIZ-GUTIERREZ, R. Proposal for teaching evolutionary biology: A bridge between research and educational practice. Journal of Biological Education, v. 50, n. 2, p. 123-146, 2016.

BURKHARDT, R. W. Lamarck, evolution, and the inheritance of acquired characters. Genetics, v. 194, n. 4, p. 793-805, 2013.

BURKHARDT, R. W. The spirit of system: Lamarck and evolutionary biology. Cambridge: Harvard University Press. 1977.

CAMBRIDGE UNIVERSITY LIBRARY. Darwin Correspondence Project, “Letter no. 729”. Disponível em: https://www.darwinproject.ac.uk/letter/?docId=letters/DCP-LETT-729.xml . Acesso em: 11 de jan. de 2024.

DARWIN, C. R. On the origin of species by means of natural selection, or the preservation of favoured races in the struggle for life. London: John Murray, 1859.

DARWIN, C. R. The variation of animals and plants under domestication. London: John Murray, 1868.

GOULD, S. J. The Tallest Tale. In: GOULD, S. J. Leonardo’s mountain of clams and the diet of worms: essays on natural history. New York: Harmony Books, 1998.

GOULD, S. J. Shades of Lamarck. In: GOULD, S. J. The panda’s thumb. New York: W.W. Norton & Company, 1980.

HODGE, M. J. S. Lamarck’s science of living bodies. The British Journal for the History of Science, v. 5, n. 4, p. 323-352, 1971.

LAMARCK, J. B. Histoire naturelle des animaux sans vertèbres. v. 1. Paris: Verdière, 1815.

LAMARCK, J. B. Hydrogéologie ou recherches sur l'influence qu'ont les eaux sur la surface du globe terrestre. Paris: 1802.

LAMARCK, J. B. Philosophie zoologique. Paris: Dentu, 1809. 2 vols.

LAMARCK, J. B. Système analytique des connaissances positives de l’homme. Paris: J. B. Baillière, 1830.

MARTINS, L. A. C. P. A herança de caracteres adquiridos nas teorias “evolutivas” do século XIX, duas possibilidades: Lamarck e Darwin. Filosofia e História da Biologia, v. 10, n. 1, p. 67-84, 2015.

MARTINS, L. A. C. P. A história da ciência e o ensino de biologia. Ciência & Ensino, n. 5, p. 18-21, 1998.

MARTINS, L. A. C. P. Lamarck e a progressão da escala animal. Filosofia e História da Biologia, v. 8, n. 3, p. 569-586, 2013.

MARTINS, L. A. C. P. Lamarck e as quatro leis da variação das espécies. Epistéme- Filosofia e História da Ciência em Revista, v. 2, n. 3, p. 33-54, 1997.

MAYR, E. The growth of biological thought: diversity, evolution and inheritance. Cambridge: Harvard University Press, 1982.

MIVART, G. J. On the genesis of species. New York: D. Appleton & Company, 1871.

NOGUERA-SOLANO, R.; RODRÍGUEZ-CASO, J. M.; RUIZ-GUTIÉRREZ, R. The evolutionary thought of Jean-Baptiste Lamarck. Science & Education, v. 30, p. 909-929, 2021.

RODRIGUES, R. F. C.; SILVA, E. P. Lamarck: fatos e boatos. Ciência Hoje, v. 48, p. 68-70, 2011.

ROQUE, I. R. Girafas, mariposas e anacronismos didáticos. Ciência Hoje, v. 34, p.64-67, 2003.

RUSE, M. Evolution before Darwin. In: RUSE, M. (ed.). The Cambridge encyclopedia of Darwin and evolutionary thought. Cambridge: Cambridge University Press, 2013, p. 39-45.

RUSE, M. The darwinian revolution: science red in tooth and claw. 2. ed. Chicago: University of Chicago Press, 1999.

TIDON, R. A teoria evolutiva de Lamarck. Genética na Escola, v. 9, n. 1, p. 64-71, 2014.

Artigos Semelhantes

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.