Falar de si para escrever sobre os 25 anos da SBEnBIO memórias, afetos e luta
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo apresenta uma escrita que relata memórias de uma experiência vivida ao longo de 25 anos da SBEnBIO. Rememoro minha experiência nas diretorias regionais e executiva nacional até o momento atual, exercendo a função de editor-chefe da revista de ensino de Biologia. Ao narrar estas lembranças, registro também o papel político que a SBEnBIO tem exercido e, certamente, vem contribuindo para a sociedade.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
DOMINICÉ, P. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais.In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. 2. ed. Natal, RN: EDUFRN, 2014, 212 p.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. Rio de Janeiro. n.19. 2002.
LOPES, Alice Casimiro. [Quarta Capa. S/T]. In: MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra; AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues (Org.). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: EDUFF, 2005, 205 p.
MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra; AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues (Org.). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: EDUFF, 2005, 205 p.
PÉREZ, Carmen L. Vidal. Encontros e Paisagens. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo; CARVALHO, Janete Magalhães (Org.). currículos, pesquisas, conhecimentos e produções de subjetividades. Petrópolis, RJ: DP et Alii; Vitória, ES: Pune/UFES, 2012, 240 p.
SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra; MARANDINO, Martha; AYRES, Ana Cléa. Apresentação. In EREBIO, 1., 2001. Anais...Niterói: EDUFF, p. 17-21, 2001.
SOUZA, Elizeu Clementino. Escritas, Narrativas e doenças crônicas: cartas e processo de biografização. In: MIGNOT, Ana Chrystina. A ilusão do leitor: cartas, imprensa e educação. Curitiba: CRV, 2018. p. 99-119.