Neglected parasitosis in Elementary School textbooks’ of PNLD 2014
Main Article Content
Abstract
The dissemination of information about the neglected parasitosis in textbooks is a relevant strategy in their control, since these are resources widely used in the classroom. Thus, the aim was to analyze the textual and visual resources about parasitosis neglected in science textbooks of the 6th and 7th years proposed by the PNLD 2014. Three books of the 6th and 2 of the 7th year were analyzed with evaluation forms. Neglected parasitosis were mainly contemplated in the 7th year textbooks. Summarized and incorrect approaches were observed in textbooks of both years. The visual features evidenced were, predominantly, schematic in all the books. Therefore, these results demonstrate that the evaluated contents were approached in a limited way in order to be used as theoretical support in science classes
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
ASSIS, S. S.; ARAÚJO-JORGE, T. As doenças negligenciadas e a promoção da saúde: possibilidades e limites para a articulação entre os currículos de ciências e o programa saúde na escola (PSE). Revista Associação Brasileira de Ensino de Biologia, Rio de Janeiro, RJ, p.6853, 2014.
ASSIS, S. S.; PIMENTA, D. N.; SCHALL, V. T. A dengue e suas representações visuais nos livros didáticos e materiais educativos impressos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. 8., Rio de Janeiro, 2011. Anais do... Rio de Janeiro, 2011. p.138.
BANDEIRA, A.; CHANGI, C. E. B.; SANTOS, J. M. T. Uma proposta de critérios para análise de livros didáticos de ciências naturais na educação básica. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 3., Ponta Grossa, PR, 2012. Anais do... Ponta Grossa, PR, 2012. p.10.
BATISTA, M. V. A.; CUNHA, M. M. S.; CÂNDIDO, A. L. Análise do tema virologia em livros didáticos de biologia do ensino médio. Revista Ensaio, 12(1), p.145-158, 2010.
BIZZO, N.; FRANZOLIN, F. Conceitos de biologia em livros didáticos de educação básica e na academia: uma metodologia de análise. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6., São Paulo, SP, 2007. Anais do... São Paulo, SP, 2007. p.10
BRAMBILLA, P. B. T.; FREIRE, R. C. M.; OLIVEIRA, K. S.; SOUZA, M. F.; GAMA, R. A. (2013). Análise do conteúdo de parasitologia em livros didáticos utilizados em escolas do município de Natal-RN. In: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA REGIONAL. REV. SBENBIO, 5., Natal, RN, 2013. Anais do... Natal, RN, 2013. p.4
BRASIL. PNLD 2014 - Coleções mais distribuídas por componente curricular Ciências. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/livro-didatico-dados-estatisticos
CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. 3.ed. Buenos Aires: Aiqué, 1998.
COLINVAUX, D. Ciências e crianças: delineando caminhos de uma iniciação às ciências para crianças pequenas. Contrapontos, 4(1), p.105-123, 2004.
COSTA, S. C. S.; OLIVEIRA, M.; COSTA, S. As imagens de mamíferos nos livros didáticos de ciências. In: SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE - SICT-SUL, 2., Araranguá, SC. 2013. Anais... Araranguá, SC. 2013. p.1.
COUTINHO, F. A.; SOARES, A. G.; BRAGA, S. A. M. Análise do valor didático de imagens presentes em livros de Biologia para o ensino médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 10(3), p.1-18, 2010.
DALL’ AVA, L. H. Análise de livros didáticos de ciências: imprecisão conceitual, analogias e ilustrações. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., São Paulo, SP, 2013. Atas do... São Paulo, SP, 2013.
DUARTE, V. M. N. (2016). Coesão e coerência. Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/coesao-coerencia.htm
ENK, M. J.; CALDEIRA; R. L., CARVALHO; O. S.; SCHALL, V. T. Rural tourism as risk factor for the transmission of schistosomiasis in Minas Gerais, Brazil. Memorial do Instituto Oswaldo Cruz, 99(1), p.105-108, 2004.
FERREIRA, A. B. H. Minidicionário Aurélio de língua portuguesa. 7.ed. São Paulo: Positivo. 2004.
GLOBAL FORUM FOR HEALTH RESEARCH. The 10/90 Report on health research 2003-2004. Disponível em: http://www.globalforumhealth.org/pages/index.asp
JOTTA, L. A. C. V.; CARNEIRO, M. H. S. Malária: as imagens utilizadas em livros didáticos de biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., Florianópolis, SC, 2009. Anais... Florianópolis, SC, 2009. p.11.
KATO, D. S.; K., C. S. As concepções de contextualização do ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de ciências. Ciência & Educação, 17(1), p.35-50, 2011.
KIRCH, S. A. Re/Production of science process skills and a scientific ethos in an early childhood classroom. Culture Studies of Science Education, 2(4), p. 785-815, 2007.
LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Dissertação (mestrado). Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2000.
MARTINS, E. F.; SALES, N. A. O.; SOUZA, C. A. O Estado, o mercado editorial e o professor no processo de seleção dos livros didáticos. Estudos em Avaliação Educacional, 20(42), p.11-26, 2009.
MASSARA, C. L.; AMARAL, G. L.; CALDEIRA, L. R.; DRUMMOND, S. C.; ENK, M. J.; CARVALHO, O. S. Esquistossomose em área de ecoturismo do estado de Minas Gerais, Brasil. Caderno de Saúde Pública, 24(7), p.1709-1712, 2008.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças negligenciadas: estratégias do Ministério da Saúde. Revista de Saúde Pública, 44(1), p.200-202, 2010.
MOHR, A. Análise do conteúdo de ‘saúde’ em livros didáticos. Ciência & Educação, 6(2), p.89-106, 2000.
MURTA, F. L. G.; MODENA, C. M.; CARVALHO, O. S.; MASSARA, C. L. Abordagem sobre esquistossomose em livros de ciências e biologia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) - 2011/ 2012. Revista de Patologia Tropical, 43(2), p.195-208, 2014.
NASCIMENTO, M. S.; PRATA, R. V. Doenças negligenciadas no livro didático de Ciências: uma abordagem possível? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., Rio de Janeiro, RJ. Anais... Rio de Janeiro, RJ, 2013. p.8
OLIVEIRA, N. M. F.; COUTINHO, F.A. A influência das cores na identificação e interpretação de imagens no ensino de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., Florianópolis, SC, 2009. Anais... Florianópolis, SC, 2009. p.10
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Trabalhando para superar o impacto global de doenças tropicais negligenciadas: primeiro relatório da OMS sobre doenças tropicais negligenciadas. Disponível em: http://negligenciadashttp://apps.who.int/iris/bitstream/10665/44440/3/9789248564093_por.pdf?ua=1
PERALES, F. J.; JIMENEZ, J. D. Las ilustraciones en la enseñanza-aprendizaje de las ciencias. Análisis de libros de texto. Enseñanza de las Ciências, 20(3), p.1-18, 2012.
PIRES, F. E. S. S.; TRAJANO, V. S.; ARAUJO-JORGE, T. C. Identificação dos saberes relacionados as doenças negligenciadas nos livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM 2012) e de estudantes da educação básica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 9., Águas de Lindóia, SP, 2013. Atas do... Águas de Lindóia, SP, 2013.
PUPULIM, A. R. T.; GUILHERME, A. L. F.; FALAVIGNA, D. L. M.; ARAUJO, S. M.; FUKUSHIGUE, Y. Uma tentativa de orientar comunidades escolares no controle de parasitoses. Revista Brasileira de Análises Clínicas, n. 28, p. 130-133, 1996.
REIS, D. B.; ALBUQUERQUE, T. S.; SOARES, M. R. A. As leishmanioses e o livro didático: como as doenças endêmicas são abordadas no ensino público? Investigações em Ensino de Ciências, 19(1), 91-98, 2014.
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO (SEEDUC). Currículo mínimo de ciências e biologia 2012. Disponível em: http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=759820
SILVA, R. S. Diagramação – o planejamento visual gráfico na comunicação impressa. São Paulo, Summus, 1985.
SUCCI, C. M.; WICKBOLD, D.; SUCCI, R. C.; MENEZES. Vacinação no Conteúdo de Livros Escolares. Revista Associação Médica Brasileira, 51(2), p.75-79, 2005.
VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O livro didático de ciências no ensino fundamental – proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, 9(1), p.93-104, 2003
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). (2016). Neglected tropical diseases. Disponível em: http://www.who.int/neglected_diseases/diseases/en/