Aproximación a las relaciones étnico-raciales en la metodología de enseñanza de Ciencias y Biología una actividad para la formación inicial del profesorado
Contenido principal del artículo
Resumen
El texto presenta reflexiones de estudiantes de graduación en Biología sobre lãs Relaciones Étnico-Raciales (RER) y la Enseñanza de la Biología. El objetivo fue discutir el estado del tema en el Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB). Primero, se dispuso de textos, después se respondieron preguntas abiertas, características de la investigación cualitativa. Los resultados muestran baja producción acadêmica en Ciencias Naturales. Fue posible conceptualizar, relacionar y criticar el RER en el DCRB. Surgieron posibilidades de acercar el conocimiento de la Biología a la problemática social, así como las denuncias para validar lo dispuesto por la normativa. Se espera que los futuros docentes sean repertorizados y sensibilizados para la promoción de las Relaciones Étnico-Raciales y promuevan uma Biología con identidad antirracista.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Citas
ARAÚJO, Monica Lopes Folena; SILVA, Joaklebio Alves da (Org.). Ensino de ciências e biologia: discussões em torno da educação para as relações étnico-raciais na formação e prática pedagógica de professoras e professores [recurso eletrônico]. Recife: Edupe, 2021.
BAHIA. Documento curricular referencial da Bahia para educação infantil e ensino fundamental. Secretaria da Educação do Estado da Bahia, v. 1, Rio de Janeiro: FGV, 2020. 484 p.
BAHIA. Documento orientador: ano letivo 2022 – Novo Ensino Médio de tempo parcial. Secretaria da Educação do Estado da Bahia, v. 2. Rio de Janeiro: FGV, 2022. 87 p.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70 LDA / Almedina Brasil, 2016.
BARZANO, Marco Antonio Leandro; MELO, André Carneiro. Saberes da biodiversidade: perspectivas decoloniais no currículo do ensino de biologia. Revista Teias, v. 20, n. 59, p. 191-208, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.12957/teias.2019.45302. Acesso em: 15 mar. 2022.
BRASIL. LEI 9.934, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da
Educação Nacional.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Parecer nº 3, de 10 de março de 2004. Estabelece Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, 2004.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”, 2008.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação; Câmera de Educação Básica. Parecer nº 7, de 7 de abril de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular – Educação é a Base. Brasília: MEC/SEB, 2018.
COVA, Bruno Oliveira; PENNA, Uiré Lopes; PINHEIRO, Bárbara Carine Lopes. Decolonialidade no ensino de ciências e educação ambiental em uma escola anisiana na Bahia. In: ARAÚJO, Monica Lopes Folena; SILVA, Joaklebio Alves da (Org.). Ensino de ciências e biologia: discussões em torno da educação para as relações étnico-raciais na formação e prática pedagógica de professoras e professores [recurso eletrônico]. Recife: Edupe, 2021. p. 171-208.
CRUZ, Denise Gonçalves da. Caminhos para uma perspectiva decolonial no ensino de ciências. In: ARAÚJO, Monica Lopes Folena; SILVA, Joaklebio Alves da (Org.). Ensino de ciências e biologia: discussões em torno da educação para as relações étnico-raciais na formação e prática pedagógica de professoras e professores [recurso eletrônico]. Recife: Edupe, 2021. p. 209-236.
DORNELLES, Leni Vieira; FERRARO, José Luis. No rastro da diferença: reflexões sobre o ensino e modo de ser professores de biologia. In: ARAÚJO, Monica Lopes Folena; SILVA, Joaklebio Alves da (Org.). Ensino de ciências e biologia: discussões em torno da educação para as relações étnico-raciais na formação e prática pedagógica de professoras e professores [recurso eletrônico]. Recife: Edupe, 2021. p. 270-283.
FERNANDES, Kelly Meneses. Biologia, educação das relações étnico-raciais e inversão epistemológica. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 1, n. 2, p. 311-323, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.12957/riae.2015.16194. Acesso em: 12 mar. 2022.
FERNANDES, Kelly Meneses. Escrita ventaneada de uma professora negra no educar para as relações étnico-raciais na licenciatura em biologia. In: ARAÚJO, Monica Lopes Folena; SILVA, Joaklebio Alves da (Org.). Ensino de ciências e biologia: discussões em torno da educação para as relações étnico-raciais na formação e prática pedagógica de professoras e professores [recurso eletrônico]. Recife: Edupe, 2021. p. 330-347.
FERRARO, José Luís Schifino; DORNELLES, Leni Vieira. Relações étnico-raciais: possibilidades do ensino de ciências na educação infantil. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 2, p. 277-299, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14244/198271991094. Acesso em: 03 abr. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed., São Paulo: Atlas, 1987.
GOMES, Nilma Lino. Educação, relações étnico-raciais e a Lei Nº 10.639/03: breves reflexões. In: BRANDÃO, Ana Paula (Org.). Modos de fazer: caderno de atividades, saberes e fazeres. Rio de Janeiro: A Cor da Cultura – Fundação Roberto Marinho, 2010. v.4, p. 19-26.
GOMES, Nilma Lino; JESUS, Rodrigo Ednilson de. As práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para pesquisa. Educar em Revista, n. 47, p. 19-33, 2013.
JESUS, Jeobergna; PAIXÃO, Marília Costa Santos da; PRUDÊNCIO, Christiana Andrea Vianna. Relações étnico-raciais e o ensino de ciências: um mapeamento das pesquisas sobre o tema. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., v. 28, n. 55, p. 221-236, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p221-236. Acesso em: 13 abr. 2022.
JÚNIOR, Waldemar Borges da Oliveira; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. O que dizem teses e dissertações sobre a diversidade étnico-racial e ensino de ciências (2015-2020)? In: ARAÚJO, Monica Lopes Folena; SILVA, Joaklebio Alves da (Org.). Ensino de ciências e biologia: discussões em torno da educação para as relações étnico-raciais na formação e prática pedagógica de professoras e professores [recurso eletrônico]. Recife: Edupe, 2021. p. 57-78.
MACHADO, Carlos; LORAS, Alexandra. Gênios da humanidade: ciência, tecnologia e inovação africana e afrodescendente. São Paulo: DBA, 2017.
OLIVEIRA, Silvio Luis de. Tratado de Metodologia Científica. São Paulo, Pioneira, 1999.
PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Educação em Ciências na Escola Democrática e as Relações étnico-raciais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, p. 329-344, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u329344. Acesso em: 04 abr. 2022.
PRUDÊNCIO, Christiana Andréa Vianna; SANTOS, Dayane Ferreira dos; RIBEIRO, Krisnayne Santos dos. Ciência fio a fio: possibilidades de diálogo entre as relações étnico-raciais e o ensino de ciências. In: ARAÚJO, Monica Lopes Folena; SILVA, Joaklebio Alves da (Org.). Ensino de ciências e biologia: discussões em torno da educação para as relações étnico-raciais na formação e prática pedagógica de professoras e professores [recurso eletrônico]. Recife: Edupe, 2021. p. 146-170.
ROSA, Katemari. A (pouca) presença de minorias étnico-raciais e mulheres na construção da ciência. In: GARCIA, M. D. Garcia; AUTH, M. A.; TAKAHASHI, K. (Orgs.). Enfrentamentos do ensino de física na sociedade contemporânea. São Paulo: Livraria da Física, 2016. p. 619-632.
SANTOS, Flávio Henrique de Oliveira; PÁDUA, Karla Cunha; ALMADA, Emmanuel Duarte. “Compadre Angico”: etnobotânica e ensino de ciências em narrativas do povo pataxó. In: ARAÚJO, Monica Lopes Folena; SILVA, Joaklebio Alves da (Org.). Ensino de ciências e biologia: discussões em torno da educação para as relações étnico-raciais na formação e prática pedagógica de professoras e professores [recurso eletrônico]. Recife: Edupe, 2021. p. 284-304.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. Educação, n. 3, v. 63, p. 489-506, 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/848/84806306.pdf Acesso em: 31 de outubro de 2022.
SILVA, Alexsandro Alberto da; OLIVEIRA, Rita Patrícia Almeida de; ARAÚJO, Monica Lopes Folena. Contribuições e reflexões da proposta de uma oficina intercultural crítica enquanto prática da educação ambiental decolonial. In: ARAÚJO, Monica Lopes Folena; SILVA, Joaklebio Alves da (Org.). Ensino de ciências e biologia: discussões em torno da educação para as relações étnico-raciais na formação e prática pedagógica de professoras e professores [recurso eletrônico]. Recife: Edupe, 2021. p. 305-329.
SILVA, Joaklebio Alves da; ARAÚJO, Monica Lopes Folena. Educação para as relações étnico-raciais nas Diretrizes Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum para a formação inicial docente: implicações para o ensino de ciências e biologia antirracista. In: ARAÚJO, Monica Lopes Folena; SILVA, Joaklebio Alves da (Org.). Ensino de ciências e biologia: discussões em torno da educação para as relações étnico-raciais na formação e prática pedagógica de professoras e professores [recurso eletrônico]. Recife: Edupe, 2021. p. 16-57.
SILVA, Joaklebio Alves da; SILVA, José Antonio Novaes da; BOTELHO, Denise Maria. Fundamentos para práticas pedagógicas: Lei 10.639/2003 e educação para as relações étnico-raciais no ensino de ciências e biologia. In: ARAÚJO, Monica Lopes Folena; SILVA, Joaklebio Alves da (Org.). Ensino de ciências e biologia: discussões em torno da educação para as relações étnico-raciais na formação e prática pedagógica de professoras e professores [recurso eletrônico]. Recife: Edupe, 2021. p. 237-269.
SILVA, Joaklebio Alves da; ARAÚJO, Monica Lopes Folena. Educação para as relações étnico-raciais na formação inicial de professores e professoras de ciências e biologia sob a ótica do projeto pedagógico do curso de licenciatura em ciências biológicas da UFRPE. In: ARAÚJO, Monica Lopes Folena; SILVA, Joaklebio Alves da (Org.). Ensino de ciências e biologia: discussões em torno da educação para as relações étnico-raciais na formação e prática pedagógica de professoras e professores [recurso eletrônico]. Recife: Edupe, 2021. p. 111-145.
SILVA, José Antonio Novaes da. O microscópio/microscopistas negros, a célula e a saúde da população negra: apontamentos para um processo de ensino/aprendizagem de citologia decolonial. In: ARAÚJO, Monica Lopes Folena; SILVA, Joaklebio Alves da (Orgs.). Ensino de ciências e biologia: discussões em torno da educação para as relações étnico-raciais na formação e prática pedagógica de professoras e professores [recurso eletrônico]. Recife: Edupe, 2021. p. 79-110.
VERRANGIA, Douglas. Conhecimentos tradicionais de matriz africana e afrobrasileira no ensino de Ciências: um grande desafio. Revista África e Africanidades, v. 2, n. 8, p. 705-718, 2010. Disponível em:
http://www.africaeafricanidades.com.br/documentos/conhecimentos_tradicionais_matriz_afro-brasileira_ensino_ciencias.pdf. Acesso em: 03 abr. 2022.
VERRANGIA, Douglas. Educação científica e diversidade étnico-racial: o ensino e a pesquisa em foco. Revista Interacções, n. 31, p. 2-27, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.25755/int.6368 . Acesso em: 04 abr. 2022.
VERRANGIA, Douglas; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, v. 36, n. 3, p. 705-718, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000300004. Acesso em: 25 abr. 2022.