Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia uma investigação da Regional 2 da SBEnBio

Conteúdo do artigo principal

Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba
Pedro Pinheiro Teixeira
Karine de Oliveira Bloomfield Fernandes
Maína Bertagna
Cristiana Rosa Valença
Lucia Helena Pralon de Souza

Resumo

O artigo apresenta e discute uma iniciativa promovida pela Regional 2 (RJ/ES) da Associação Brasileira do Ensino de Biologia (SBEnBio) para compreensão das práticas de ensino de Ciências e Biologia desenvolvidas por docentes durante o isolamento social determinado pela pandemia de COVID-19 no período compreendido entre março e abril de 2020. Aplicamos um questionário on-line a 187 respondentes. Os resultados indicam que demandas metodológicas sobre planejamento, avaliação e estratégias didáticas constituíram os principais desafios nesta conjuntura. Destaca-se também o aumento da carga de trabalho e as dificuldades de acesso à internet de seus estudantes. Concluímos que é um momento árduo para a maioria dos docentes, mas que associações como a SBEnBio podem criar espaços para reflexão sobre essas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Borba, R. C. do N., Teixeira, P. P., Fernandes, K. de O. B., Bertagna, M., Valença, C. R., & Souza, L. H. P. de. (2020). Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia : uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 13(1), 153–171. https://doi.org/10.46667/renbio.v13i1.337
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação - Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ - Brasil. Mestre em Educação - Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ - Brasil. Secretário da SBEnBio - Regional 2. Professor de Ciências e Biologia Redes particular e pública. Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Pedro Pinheiro Teixeira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências Humanas - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Conselheiro da SBEnBio - Regional 2. Professor - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. 

Karine de Oliveira Bloomfield Fernandes, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Diretora da SBEnBio - Regional 2. Professora  - Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ - Brasil

Maína Bertagna, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP - Brasil. Conselheira da SBEnBio - Regional 2. Professora  - Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ - Brasil.

Cristiana Rosa Valença,  Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Doutora em Ensino de Ciências e Saúde  - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Conselheira da SBEnBio - Regional 2. Professora de Biologia  - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) . Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Lucia Helena Pralon de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação em Ciências e Saúde - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Conselheira da SBEnBio - Regional 2. Professora da Escola de Educação - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Referências

AYRES, A. C. M. Formação docente: tensões entre dimensões profissional e acadêmica nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas. In: SELLES, S. E., FERREIRA, M. S., BARZANO, M. A. L.; SILVA, E. P. Q. (Org.). Ensino de Biologia: histórias, saberes e práticas formativas. Uberlândia: EDUFU, 2009, p. 71-86.

CARMO, E. M.; SELLES, S. E. “Modos de Fazer” elaborados por professores de biologia como produção de conhecimento escolar. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, 2018, p. 269-299. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018181269

ESTEVE, J. M. Mudanças sociais e função docente. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. Porto editora, 2014, p. 93-124.

FREITAS, L. C. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educação & Sociedade, v. 35, 2014, p. 1085-1114. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302014143817

INSTITUTO PENÍNSULA. Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/03/Pulso-Covid-19_-Instituto-Peni%CC%81nsula.pdf. Acesso em jun. de 2020.

SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

SELLES, S. E.; ANDRADE, E. P. Políticas Curriculares e subalternização do trabalho docente. Educação em Foco, v. 21, 2016, p. 39-64. https://doi.org/10.22195/2447-524620162119654

SELLES, S. E.; ANDRADE, E. P. Políticas de currículo e formação docente em tempos sombrios. In: CACHAPUZ, A.; SHIGUNOV NETO, A.; FORTUNATO, I. (Org.). Formação inicial e continuada de professores de Ciências: o que se pesquisa no Brasil, Portugal e Espanha. São Paulo: Hipóteses, 2018. v. 1, p. 77-96.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

VIANNA, C. O sexo e o gênero da docência. Cadernos Pagu, Campinas, v. 17/18, 2002, p. 81-104. https://doi.org/10.1590/S0104-83332002000100003

VILELA, M. L.; AYRES, A. C. M.; SELLES, S. E. Formação de professores de ciências e biologia: legislações e profissionalidade docente. In: VILELA, M. L.; MENDES, R. R. L.; PINHÃO, F. L.; RIOS, N. T (Org.). Aqui também tem currículo! Saberes em diálogo no ensino de Biologia. Curitiba: Appris, 2020, p. 101-120.

VINUTO, J. A amostragem em Bola de Neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, v. 44, 2015. p. 201-218. https://doi.org/10.20396/tem%C3%A1ticas.v22i44.10977

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.