The alchemy of the Teaching Professional Masters as curricular innovations
Main Article Content
Abstract
This article analyses the discourses conveyed by oficial policies for Professional Master’s degree (MP) in Teaching that participates in the production of meanings about the theory-practice relationship. In a sociocultural perspective, it investigates the discourses present in Documents issued by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel in the field of Teaching. The constitution of these courses is involved in a history permeated by singularities, such as the creation of MP themselves, and repetitions. The MP is seen as an innovation due to its impact on diferent levels of education, legitimized by the discourses delivered in the evaluation of the relationship between theory and practice. In studies like this, we aim to facilitate a proliferation of possible meanings for curriculum.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
BORDIN, Tamara Maria. O saber e o poder: a contribuição de Michel Foucault. Saberes, v.1, n. 10, p. 225-235, nov. 2014.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Trabalhar com Foucault: arqueologia de uma paixão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 21. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo: estudos sobre história. 2. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Documento de Orientações para a Criação de Cursos Novos da Área de Ensino. Brasília: MEC/CAPES, 2022. 18 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Relatório de Avaliação da Área de Ensino. Quadriênio 2017-2020. Brasília: MEC/CAPES, 2021. 81 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Documento da Área de Ensino. Quadriênio 2017-2020. Brasília: MEC/CAPES, 2019a. 19 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Documento de Orientações para a Criação de Cursos Novos da Área de Ensino. Brasília: MEC/CAPES, 2019b. 12 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Relatório do Seminário de Meio Termo da Área de Ensino. Quadriênio 2017-2020. Brasília: MEC/CAPES, 2019c. 26 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Relatório de Avaliação da Área de Ensino. Quadriênio 2013-2016. Brasília: MEC/CAPES, 2017b. 102 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Documento da Área de Ensino. Quadriênio 2013-2016. Brasília: MEC/CAPES, 2016a. 54 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Documento de Orientações para a Criação de Cursos Novos da Área de Ensino. 2016. Brasília: MEC/CAPES, 2016b. 20 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Relatório do Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-graduação em Ensino, 4. Brasília: MEC/CAPES, 2015. 110 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Relatório do Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-graduação em Ensino, 3. Brasília: MEC/CAPES, 2014. 63 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Documento da Área de Ensino. Triênio 2010-2012. Brasília: MEC/CAPES, 2013a. 80 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Relatório de Avaliação da Área de Ensino. Triênio 2010-2012. Brasília: MEC/CAPES, 2013b. 45 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Relatório do Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-graduação em Ensino, 1. Brasília: MEC/CAPES, 2013c. 13 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Documento de Orientações para a Criação de Cursos Novos da Área de Ensino. Brasília: MEC/CAPES, 2012. 10 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Comunicado número 001/2011. Brasília: MEC/CAPES, 2011a. p. 2.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Comunicado número 001/2011. Brasília: MEC/CAPES, 2011b. p. 1.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Relatório da Reunião Inicial de Reestruturação da Área de Ensino. Brasília: MEC/CAPES, 2011c. 2 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Relatório de Avaliação da Área de Ensino de Ciências e Matemática. Triênio 2007-2009. Brasília: MEC/CAPES, 2010. 41 p.
POPKEWITZ, Thomaz. Lutando em defesa da alma: a política do ensino e a construção do professor. Porto Alegre: Artmed, 2001.