Curriculum history as history of the present investigating movements that produce notions of teaching in the fundão Biologia project – UFRJ
Main Article Content
Abstract
The article seeks to understand how notions of teaching have been produced in the ‘Fundão Biologia’ Project (PFB) of the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) based on a historical, comparative and discontinuous analysis (PEDRO; FERREIRA, 2020) between the project’s three institutional phases. We consider the investigation part of an academic context marked by disputes about knowledge that is considered important and/or valid to teacher training, and about places and subjects that produce it. In the midst of knowledge and power games, based on the analysis of academic productions about the PFB, we gleamed that salvationist notions about education have been assembled, while being articulated to notions about teaching as producing knowledge, and school and teachers ,as trainers.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
BORGES, Cecília Maria Ferreira; TARDIF, Maurice. Apresentação (dossiê: saberes dos docentes e sua formação). Educação & Sociedade, Campinas, v. 22, n. 74, p. 11-26, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NpBT6gcRCDXvXRNFzVv5Njs. Acesso em: 19 fev. 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 14 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União: Brasília, DF, ano 139, n. 67, p. 31-32, 2002a. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=09/04/2002&jornal=1&pagina=31&totalArquivos=80. Acesso em: 17 fev. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/₢P 22 de 07 de novembro de 2019, publicado em 20 de dezembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e a Base Nacional Comum para Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNCC– Formação). 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/022.pdf Acesso em: 19 ago. 2021.
FARIAS, Isabel Maria Sabino de. O discurso curricular da proposta para BNC da formação de professores da educação básica. Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 155-168, 2019. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/961 . Acesso em: 20 fev. 2023.
FERREIRA, Marcia Serra. Sobre a experiência de me constituir SBEnBio e na UFRJ. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v.15, n. esp., p. 462-469, jul. 2022. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/810 Acesso em: 28 abr. 2023.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2015.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, RS, v.22, n.2, p. 15-46, jul./dez. 1997. Disponível em: http://goo.gl/5WL8A . Acesso em: 28 abr. 2023.
KIRCHGASLER, K. L. Scientific americans: historicizing the making of difference in early 20th century U.S. science education. In: POPKEWITZ, T.; DIAZ, J.; KIRCHGASLER, C. (eds.), A political sociology of educational knowledge: studies of exclusions and difference. New York: Routledge (p. 87-102). New York: Routledge, 2017.
MOREIRA, Catarina de Cássia; PEREIRA, Beatriz; FERREIRA, Marcia Serra. O tornar-se professor(a) no currículo se ciências: tensionando as teses culturais da BNCC e da BNC-formação. Currículo sem Fronteiras, [s. l.], v. 21, n. 3, p. 1208-1225, dez. 2021. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol21iss3articles/moreira-pereira-ferreira.html. Acesso em: 16 fev. 2023.
NÓVOA, António Manuel Seixas Sampaio da. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd. Acesso em: 17 fev. 2023.
PEDRO, Gabriel Brasil de Carvalho; FERREIRA, Marcia Serra. Historicizando as verdades curriculares em tempos de democracia: a alquimia dos conhecimentos geográficos e a fabricação de professores e estudantes no Brasil. Currículo sem Fronteiras, [s. l.], v. 20, n. 3, p. 684-710, 2020. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss3articles/pedro-ferreira.html. Acesso em: 15 fev. 2023.
POPKEWITZ, Thomas Stanley. Ciências da educação, escolarização e abjeção: diferença e construção da desigualdade. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 77-98, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/13115. Acesso em: 15 fev. 2023.
POPKEWITZ, Thomas Stanley. Lutando em defesa da alma: a política do ensino e a construção do professor. Porto Alegre: Artmed, 2001. 158 p. Tradução de: Magda França Lopes.
RODRIGUES, Larissa Zancan; PEREIRA, Beatriz; MOHR, Adriana. Recentes imposições à formação de professores e seus falsos pretextos: as BNC Formação Inicial e Continuada para controle e padronização da docência. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [s. l.], v. 21, p. e35617, 1-39, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/35617. Acesso em: 16 fev. 2023.
SANTOS, André Vitor Fernandes dos; FERREIRA, Marcia Serra. Currículo Nacional Comum: uma questão de qualidade? Em Aberto, Brasília, v. 33, n. 107, p. 27-44, 2020. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4554. Acesso em: 15 fev. 2023.
TERRERI, Leticia Serra Lima; FERREIRA, Marcia Serra. Políticas curriculares para a formação de professores: sentidos de teoria e prática nas ciências biológicas. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 22, n. 51, p. 999-1020, 2013. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1267. Acesso em: 16 fev. 2023.