La alquemía de los Masteres Professionales en Enseñanza como innovaciones curriculares.
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artículo analisa los discursos transmitidos por las políticas oficiales para el Máster Professional (MP) em Enseñanza que participan em la producción de significados sobre la relación teoria y práctica. En una perspectiva sociocultural, investiga los discursos presentes en los Documentos emitidos por la Coordinación de Mejora de Personal de Nivel Superior para la área de Enseñanza. La constituición de estos cursos está involucrada en una historia permeada por singularidades, como la creación de los propios MP, em médio de repetibilidades. El MP es visto como una innovación debido ao impacto em diferentes niveles de enseñanza, legitimado por los discursos sobre la relación entre teoria e práctica pronunciados en la evaluación. En estúdios como este, pretendemos facilitar una proliferación de posibles significados para los currículos.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Citas
BORDIN, Tamara Maria. O saber e o poder: a contribuição de Michel Foucault. Saberes, v.1, n. 10, p. 225-235, nov. 2014.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Trabalhar com Foucault: arqueologia de uma paixão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 21. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo: estudos sobre história. 2. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Documento de Orientações para a Criação de Cursos Novos da Área de Ensino. Brasília: MEC/CAPES, 2022. 18 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Relatório de Avaliação da Área de Ensino. Quadriênio 2017-2020. Brasília: MEC/CAPES, 2021. 81 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Documento da Área de Ensino. Quadriênio 2017-2020. Brasília: MEC/CAPES, 2019a. 19 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Documento de Orientações para a Criação de Cursos Novos da Área de Ensino. Brasília: MEC/CAPES, 2019b. 12 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Relatório do Seminário de Meio Termo da Área de Ensino. Quadriênio 2017-2020. Brasília: MEC/CAPES, 2019c. 26 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Relatório de Avaliação da Área de Ensino. Quadriênio 2013-2016. Brasília: MEC/CAPES, 2017b. 102 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Documento da Área de Ensino. Quadriênio 2013-2016. Brasília: MEC/CAPES, 2016a. 54 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Documento de Orientações para a Criação de Cursos Novos da Área de Ensino. 2016. Brasília: MEC/CAPES, 2016b. 20 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Relatório do Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-graduação em Ensino, 4. Brasília: MEC/CAPES, 2015. 110 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Relatório do Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-graduação em Ensino, 3. Brasília: MEC/CAPES, 2014. 63 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Documento da Área de Ensino. Triênio 2010-2012. Brasília: MEC/CAPES, 2013a. 80 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Relatório de Avaliação da Área de Ensino. Triênio 2010-2012. Brasília: MEC/CAPES, 2013b. 45 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Relatório do Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-graduação em Ensino, 1. Brasília: MEC/CAPES, 2013c. 13 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Documento de Orientações para a Criação de Cursos Novos da Área de Ensino. Brasília: MEC/CAPES, 2012. 10 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Comunicado número 001/2011. Brasília: MEC/CAPES, 2011a. p. 2.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Comunicado número 001/2011. Brasília: MEC/CAPES, 2011b. p. 1.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Relatório da Reunião Inicial de Reestruturação da Área de Ensino. Brasília: MEC/CAPES, 2011c. 2 p.
MEC. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Relatório de Avaliação da Área de Ensino de Ciências e Matemática. Triênio 2007-2009. Brasília: MEC/CAPES, 2010. 41 p.
POPKEWITZ, Thomaz. Lutando em defesa da alma: a política do ensino e a construção do professor. Porto Alegre: Artmed, 2001.