Conversación con Myriam Krasilchik
Contenido principal del artículo
Resumen
Entrevista concedida por una invitada muy especial en la historia de la Enseñanza de la Biología en Brasil y la Asociación Brasileña para la Enseñanza de la Biología (SBenBio): la profesora Myriam Krasilchik. El encuentro con el profesor fue un momento de gran alegría y una charla llena de historias, "causos" y recuerdos compartidos para componer esta Edición Especial del 25 aniversario de SBEnBio.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Citas
KRASILCHIK, Myriam. Reformas e realidade: o caso do ensino das Ciências. São Paulo em perspectivas, v.14, n. 1, 2000, p. 85-93.
_______. Trajetória de uma professora de Biologia. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de.; CACHAPUZ, António Francisco.; GIL-PÉREZ, Daniel (Orgs.). O ensino das Ciências como compromisso científico e social: caminhos que percorremos. São Paulo: Cortez, 2012, p. 197-214.
MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra. A emergência da disciplina escolar Biologia e as finalidades da escola. In: _____. (Orgs). Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009, p. 49-65.
RAW, Isaias. Introdução. Biological Science – Molecules to Man (Blue Version). Biologia: das moléculas ao homem. Parte II. Traduzida e adaptada pelas profas. Myriam Krasilchik e Norma Maria Cleffi. Texto organizado pelo Biological Sciences Curriculum Study. Editora da Universidade de Brasília. Série textos básicos de Ciência. Edição preliminar 1967.