Perspectivas para o enfrentamento do negacionismo científico em livros didáticos de projetos integradores de Ciências da Natureza e suas tecnologias

Conteúdo do artigo principal

Luciana Carolina Souza Amaro
Maicon Jeferson da Costa Azevedo
Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba

Resumo

O artigo analisa como três livros didáticos de Projetos Integradores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2021 abordam possibilidades de enfrentamento ao negacionismo científico. Tendo estudos dos campos do Currículo e da Educação em Ciências como alicerces teórico-metodológicos, a pesquisa identificou que as obras tendem a apostar no desenvolvimento de práticas argumentativas e na problematização de fake news. Dois dos livros possuem propostas similares para a valorização social da ciência e combate ao negacionismo. Porém, uma das obras apresenta conteúdos mais restritos sobre tais temáticas. Essa discrepância flagra lances de certa disputa pelos currículos escolares, que os livros didáticos materializam, também quando o assunto é o negacionismo científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Amaro , L. C. S., Azevedo, M. J. da C., & Borba , R. C. do N. (2023). Perspectivas para o enfrentamento do negacionismo científico em livros didáticos de projetos integradores de Ciências da Natureza e suas tecnologias . Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 844–864. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1121
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Luciana Carolina Souza Amaro , Universidade do Estado de Minas Gerais

Licenciada em Ciências Biológicas - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Belo Horizonte, MG - Brasil. 

Maicon Jeferson da Costa Azevedo, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Doutor em Educação - Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ - Brasil. Professor/pesquisador - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca ( CEFET). Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba , Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Educação - Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ - Brasil. Professor e pesquisador - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Belo Horizonte, MG - Brasil.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. O planejamento de pesquisas qualitativas em Educação. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 77, p. 53-61, 1991.

AZEVEDO, Maicon. Reforma do Ensino Médio: entre o dito e não dito. In: VILELA, Mariana Lima.; MENDES, Regina Rodrigues Lisboa.; PINHÃO, Francine Lopes; RIOS, Natalia Tavares. (org.). Aqui também tem Currículo! Saberes em diálogo no ensino de Biologia. Curitiba: Editora Appris, 2020.

AZEVEDO, Maicon; BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento. Educação em Ciências em tempos de pós-verdade: pensando sentidos e discutindo intencionalidades. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, p. 1551-1576, 2020.

AZEVEDO, Maicon; BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento; SELLES, Sandra Escovedo. Ameaças à profissão docente no brasil: desafios ao ensino de Ciências e Biologia em debate. Fronteiras e Debates, v. 7, p. 43-57, 2021.

BEZERRA, Lia Monguilhot. Ser Protagonista: Projetos Integradores. Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. . São Paulo: Org: SM Educação, 2020.

BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento. O risco de apagamento da biologia dos currículos brasileiros pelas reformas educacionais. Bio-grafia: escritos sobre la biologia y su ensenanza, v. 1, p. 3344-3351, 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. MEC/SEB, 2018.

DUNKER, Christian. et al. Ética e pós verdade. Porto alegre: Dublinense, 2017.

FERREIRA, Marcia Serra; SELLES, Sandra Escovedo. Análise de livros didáticos em ciências: entre as ciências de referência e as finalidades sociais da escolarização. Educação em foco, 2003.

FREIRE, Paulo. Caminhos de Paulo Freire. Revista Ensaio, n.14, 1985.

GIL, Carmem Zeli Varga; CAMARGO, Jonas. Ensino de história e temas sensíveis: abordagens teórico-metodológicas. Revista História Hoje, v.7, n.13, p.139-159, 2018.

GOMES, Maria Margarida Pereira de Lima. Conhecimentos ecológicos em livros didáticos de Ciências: aspectos socio-históricos de sua constituição. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2008.

GOODSON, Ivor. Currículo, narrativa e futuro social. Revista Brasileira de Educação, v.12, n.35, p.241-252, 2007.

LOPES, Sonia; SILVA, Rosana Louro Ferreira; ROSSO, Sergio; IAMARINHO, Atila. Identidade em Ação: Projetos integradores. Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. São Paulo: Moderna, 2020.

MENDONÇA, Vivian Lavander. De Olho no Futuro: Projetos Integradores. Área de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. São Paulo: Ática, 2020.

MOGILNIK, Mauricio. Como tornar pedagógico o livro didático de Ciências? Em aberto, n. 12, v. 69, p.53-63, 1996.

MOREIRA, Marco Antônio; OSTERMANN, Fernanda. Sobre o ensino do método científico. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 10, n.02, 1993, p. 108-117.

SALOMÃO, Simone Rocha. Livro Didático e Linguagem: temas fecundos para pensarmos a pesquisa em Educação em Ciências no contexto da formação de professores. In: MARTINS, Isabel; GOUVÊA, Guaracira; VILANOVA, Rita. (org.). O Livro Didático de Ciências: contextos de exigência, critérios de seleção, práticas de leitura e uso em sala de aula. Rio de Janeiro: [s.n.], 2012, p. 79-88.

SANTOS, Raimundo Nonato Ribeiro dos. A ciência em tempos de pandemia. Revista Informação em Cultura, vol.2, n.2, 2020.

SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra. Disciplina escolar Biologia: entre a retórica unificadora e as questões sociais. In: MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra; AMORIM, Antônio Carlos Rodrigues. (org.). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. 1ªed.Niterói: EDUFF, 2005, v. 1, p. 50-61.

SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra. Influências histórico-culturais nas representações sobre as estações do ano em livros didáticos de Ciências. Ciência e Educação (UNESP), Bauru, SP., v. 10, n.1, p. 101-110, 2004.

SELLES, Sandra Escovedo; OLIVEIRA, Ana Carolina Pereira de. Ameaças à Disciplina Escolar Biologia no “Novo” Ensino Médio (NEM): atravessamentos entre BNCC e BNC-Formação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 22, p. e40802, 2022.

VILELA, Mariana Lima; SELLES, Sandra Escovedo. “É possível uma educação em Ciências crítica em tempos de negacionismo científico?”. Caderno Brasileiro de ensino de Física, v.37, n.3, p.1722-1747, dez, 2020.

SILVA, Heslley Machado. Wildfires and Brazilian irrationality on social networks. Ethics in Science and Environmental Politics, v. 21, p. 11-15, 2021a.

SILVA, Heslley Machado. The xenophobia virus and the COVID-19 pandemic. Éthique & Santé, v. 1, p. 1-5, 2021b.

SILVA, Heslley Machado. The Brazilian Scientific Denialism Through The American Journal of Medicine. American Journal of Medicine, v. 1, p. 1, 2021c.

WALDHELM, Monica. Ensino de Ciências e Biologia em tempos de obscuridade e conservadorismo: a problematização como prática de transgressão e esperança. In: GOMES, Maria Margarida Pereira de Lima.; OLIVEIRA, Cecília Santos de; FERNANDES, Karine de Oliveira Bloomfield.; BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento (org.). Construindo práticas de esperança no ensino de Ciências e Biologia. São Paulo: Livraria da Física, 2020, p. 291-307.

WILBER, Ken. Trump y la posverdad. Barcelona: Kairós, 2018.

Artigos Semelhantes

<< < 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)